Discurso durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece sua posição como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na proposição de uma comissão de parlamentares para entregar pessoalmente convite à ex-Senadora da Colômbia, Ingrid Betancout, para que venha ao Senado.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA EXTERNA.:
  • Esclarece sua posição como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na proposição de uma comissão de parlamentares para entregar pessoalmente convite à ex-Senadora da Colômbia, Ingrid Betancout, para que venha ao Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2008 - Página 25511
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, MOTIVO, PROPOSTA, ORADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, VISITA OFICIAL, COMISSÃO, SENADOR, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, DEMONSTRAÇÃO, SOLIDARIEDADE, REGISTRO, APROVAÇÃO, PLENARIO, SENADO, PROPOSIÇÃO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço ao Senador Cristovam Buarque.

            O Senador Eduardo Suplicy está coberto de razões. Hoje, uma forte emoção moveu alguns minutos daquela reunião, porque ela se realizava no exato momento do reencontro da ex-Senadora Ingrid Betancourt com seus filhos, com sua mãe, com a família.

            Propus, como ato da Presidência, a ida de dois Parlamentares. Indiquei o Senador Romeu Tuma e a Senadora Rosalba Ciarlini, para que fossem à Colômbia num gesto de solidariedade parlamentar, a fim de cumprimentar o Governo da Colômbia, as Forças Armadas, o Congresso e visitar a Senadora Ingrid Betancourt. Um gesto, uma ação parlamentar aprovada por todos os companheiros. Posteriormente, houve a solicitação de que incluíssemos na delegação o Senador Eduardo Suplicy e, logo em seguida, uma manifestação para inclusão da Senadora Serys.

            Ora, é muito difícil para o Presidente vetar. Agora, quero dizer, a bem da verdade, que, logo em seguida, após a reunião, resolvemos discutir novamente a delegação, porque, na realidade, era uma missão do Senado, para a qual eu pediria respaldo ao Presidente da Casa. Tratava-se de um gesto de solidariedade, uma vez que acompanhamos o episódio, durante todo o período, no Senado da República, por meio da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e em outras horas, por meio de ações do próprio Senador Suplicy, o episódio.

            Isso é verdade, tanto que, ontem, no exato momento em que foi confirmada a libertação da Senadora Ingrid, recebemos uma comunicação aqui, em primeiríssima mão - daí pedi a palavra -, de autoridades colombianas, contando o fato e agradecendo a participação e a solidariedade dos companheiros.

            Aliás, Senador Suplicy, na semana que vem, uma comissão de Senadores da Colômbia virá a Brasília, para nos visitar. Evidentemente, pode até não haver mais necessidade de essa comissão vir ao Brasil, uma vez que o assunto da Senadora Betancourt está solucionado.

            Eu queria fazer esses esclarecimentos e dizer que a comissão realmente foi aprovada no Plenário: era muito desagradável, naquele momento, o Presidente da Casa simplesmente dizer que não concordava. E solicitei que houvesse uma conversa posterior, com o objetivo, inclusive, de manter a lista original.

            Dessa forma, presto esses esclarecimentos, para que não reste nenhuma dúvida com relação aos objetivos e ao que foi discutido.

            Assumo a responsabilidade. A atitude foi minha, respaldada exatamente na luta, que tivemos aqui, de solidariedade, acima de tudo, no acompanhamento, mantendo, durante todo esse período, contatos permanentes.

            Agradeço, Senador Cristovam, que, inclusive, estava na Comissão, na hora, e participou da reunião. Que não fique nenhuma dúvida sobre como esses fatos procederam naquela hora.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2008 - Página 25511