Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos vinte anos de funcionamento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos vinte anos de funcionamento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2008 - Página 30094
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA (ENAP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIFICAÇÃO, QUADRO DE PESSOAL, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, DEPOIMENTO, CONHECIMENTO, COMPETENCIA, PRESIDENTE.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Garibaldi Alves; Presidente e Senador José Sarney; Srª Ana Catarina Alves, filha do Ministro Aluízio Alves; Sr. Francisco Gaetani, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão; Srª Desembargadora Rosemarie Pimpão, Diretora da Escola de Administração Judiciária da 9ª Região; prezado Deputado Henrique Eduardo Alves, quero juntar-me às palavras do Presidente Garibaldi Alves, do Presidente José Sarney e às de V. Exª para também homenagear a memória de seu pai.

Eu tive um compromisso com o Embaixador da Suíça, o que, infelizmente, não me permitiu estar aqui na hora. Mas eu gostaria, neste momento, Presidente Garibaldi Alves, de prestar uma homenagem à Escola Nacional de Administração Pública, sobretudo à sua Presidente, Helena Kerr do Amaral, e de dar um depoimento pessoal de uma passagem que foi importante para mim e para ela própria. Nos anos setenta, eu era professor em tempo integral da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, onde ainda sou professor de economia. Nas sextas-feiras de tarde, eu dou aulas na FGV, em São Paulo. A propósito cumprimento também o diretor da Escola de Administração Pública da FGV do Rio de Janeiro.

Nos anos 70, eu era o chefe do Departamento de Planejamento de Análise Econômica. Como professor, tive uma aluna brilhante. Era a melhor aluna da classe. Ela se chamava Helena Kerr do Amaral. Tinha as melhores notas, a melhor participação. E eu a convidei para ser como que a minha assistente, a minha estagiária. Como tal, por um bom período, acho que de um a dois anos, quase dois anos, ela foi também uma brilhante assistente; estagiária. Mais tarde, casou-se com um outro amigo comum, Glauco Arbix, também um excelente pesquisador, que foi Presidente do Ipea. Continuo amigo de ambos.

Fico feliz porque a Enap tem uma pessoa como Helena Kerr do Amaral por sua Presidente. Inclusive, tive a honra de ter sido convidado, já por duas vezes, a fazer palestras para os estudantes da Escola Nacional de Administração Pública. E o farei com muito prazer e alegria todas as vezes em que a Presidente Helena Kerr do Amaral me convidar.

Com essas palavras, quero aqui fazer um registro de longa vida e de bom sucesso para a Enap. Meus cumprimentos! Que bom que o Senado, por iniciativa do Senador Geovani Borges e outros, tenha feito essa homenagem, em sessão especial, para a Enap. Meus cumprimentos!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2008 - Página 30094