Pronunciamento de Renato Casagrande em 13/08/2008
Discurso durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao ex-Deputado Federal João César Moraes, o proponente do documento único de identidade para o brasileiro. Considerações sobre o conflito entre a Rússia e a Geórgia, e o conflito interno da Bolívia. Necessidade de mudança da regulamentação, do marco e da Lei do Petróleo.
- Autor
- Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
- Nome completo: José Renato Casagrande
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
POLITICA INTERNACIONAL.
POLITICA ENERGETICA.:
- Homenagem ao ex-Deputado Federal João César Moraes, o proponente do documento único de identidade para o brasileiro. Considerações sobre o conflito entre a Rússia e a Geórgia, e o conflito interno da Bolívia. Necessidade de mudança da regulamentação, do marco e da Lei do Petróleo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/08/2008 - Página 30522
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA ENERGETICA.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, EX-DEPUTADO, AUTOR, PROJETO DE LEI, UNIFICAÇÃO, CADASTRAMENTO, CIDADÃO, COMENTARIO, INICIATIVA, PEDRO SIMON, SENADOR, DESARQUIVAMENTO, APRESENTAÇÃO, PROPOSIÇÃO, OBTENÇÃO, APROVAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, CADASTRO DE PESSOA FISICA (CPF), RECEM NASCIDO.
- APREENSÃO, RISCOS, CONFLITO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, POSSIBILIDADE, TENTATIVA, DIVISÃO TERRITORIAL, DEFESA, NECESSIDADE, BUSCA, DIALOGO, IMPEDIMENTO, GUERRA CIVIL.
- COMENTARIO, CONFLITO, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, GEORGIA, ESCLARECIMENTOS, INTERESSE ECONOMICO, CRITICA, TENTATIVA, INTERVENÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), APREENSÃO, NECESSIDADE, IMPEDIMENTO, OCORRENCIA, GUERRA, PAIS INDUSTRIALIZADO.
- COMENTARIO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NECESSIDADE, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, LAVRA DE PETROLEO, BACIA DE SANTOS, BENEFICIO, EDUCAÇÃO, DEFESA, ORADOR, SIMILARIDADE, FAVORECIMENTO, MEIO AMBIENTE, REFORÇO, FUNDO DE INVESTIMENTO, BRASIL, PREVISÃO, SUPERIORIDADE, ARRECADAÇÃO, ELABORAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, LEGISLAÇÃO, PETROLEO.
- SUGESTÃO, PRESIDENTE, SENADO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, DEBATE, LEGISLAÇÃO, PETROLEO, AMPLIAÇÃO, CONHECIMENTO, CONGRESSISTA, ASSUNTO.
O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, farei um rápido registro de meus pronunciamentos.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro, quero fazer uma homenagem ao ex-Deputado Federal João César Moraes, o proponente do documento único de identidade para o brasileiro. João César Moraes foi Deputado Federal por somente quinze dias e, nesses quinze dias, fez essa proposta, que, depois, veio a ser aprovada, por proposição do Senador Pedro Simon, que desarquivou o projeto e o apresentou novamente. Quero dizer que esse projeto está começando a ser colocado em prática, pois uma criança, ao nascer, já terá o número de seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Registro, nos Anais do Senado, minhas homenagens, para fazer justiça ao amigo e ex-Deputado João César Moraes, que foi Deputado por alguns dias, quando assumiu a vaga de outro Deputado pelo Estado do Espírito Santo.
Sr. Presidente, quero também fazer o registro de outra questão: o conflito entre Rússia e Geórgia e o conflito interno na Bolívia. Nesses conflitos, naturalmente, há muitos interesses políticos e econômicos. V. Exª os acompanha, certamente. O conflito na Bolívia, mais perto de nós, diz respeito a uma divisão interna em um país importante para a América Latina, vizinho nosso. Só há um caminho: não adianta a região alta e a região baixa ficarem nessa disputa, nessa guerra; se não houver capacidade de diálogo, continuará uma divisão perigosa da população daquele país, e, por isso, o diálogo é o caminho. O conflito entre Rússia e Geórgia envolve muitos interesses econômicos e políticos. A Rússia tenta recuperar sua influência regional. Os Estados Unidos, de longe, tentam também ter influência naquela região; estão tentando chamar a Geórgia e a Ucrânia para participarem de fóruns e de organizações de defesa internacional.
Creio que é importante registrar isso, porque já demos um passo adiante. Não podemos voltar à guerra que dominava o mundo há alguns anos. A arrogância de países, de governantes como os da Rússia, como os norte-americanos, não colabora com a harmonia e com a paz que precisamos no mundo. Registro também esse pronunciamento.
Por fim, Sr. Presidente, mais uma vez - ontem, pronunciei-me sobre o assunto -, quero deixar registrada outra questão. Ontem, falei sobre a exploração do pré-sal. À tarde, o Presidente Lula deu uma declaração no sentido de que os recursos do pré-sal precisam ser utilizados para a área de educação. Podem ser utilizados para a área de educação e para a área do meio ambiente, podem ser utilizados para comporem um fundo soberano. O que existe de novo no País é que temos um combustível fóssil altamente poluente, com preço muito acima do que o que existia no passado, com reserva muito maior do que a que havia no passado. É um ativo, uma riqueza do povo brasileiro. O processo, hoje, é o de licitação. As empresas exploram: pode ser que tenham sucesso ou não. Há o risco da exploração. No pré-sal, não há risco; há gasto, há custo de exploração, mas não há risco. Precisamos, efetivamente, de uma mudança da regulamentação, do marco e da Lei do Petróleo.
Se é para criar uma nova empresa - não tenho isso concebido de forma concreta na minha cabeça -, o Senado tem de debater este assunto, que é importante para o povo brasileiro. O Senado tem de entrar, efetivamente, nesse debate. Estou propondo ao Presidente do Senado que façamos um seminário, para que possamos subsidiar os Parlamentares, os Senadores, com relação a esse tema que deve dominar nosso debate no Congresso Nacional.
Muito obrigado, Senador Antonio Carlos Júnior e Senador Marco Maciel pela oportunidade.
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Júnior. DEM - BA) - Senador Renato Casagrande, esse assunto, inclusive, já foi objeto hoje de apresentação de pedido de audiência pública na Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia. Então, a Casa terá de debater bastante esse assunto.
O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES) - Vai ter de debatê-lo. Parabéns a V. Exª, que foi um dos requerentes dessa audiência pública! Fizemos uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos. V. Exª fez um requerimento juntamente com o Senador Gim Argello, na Comissão de Ciência e Tecnologia. E vamos ter de dominar esta Casa com esse debate, que é importante na economia, na política social e na visão estratégica daquilo que desejamos para o nosso País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.