Discurso durante a 146ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Realização de oficinas sobre Educação Ambiental, sob o título "Universo Encantado", resultado da parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal de Macapá-AP.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Realização de oficinas sobre Educação Ambiental, sob o título "Universo Encantado", resultado da parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal de Macapá-AP.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2008 - Página 30846
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PARCERIA, MINISTERIO PUBLICO, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAPA (AP), OBJETIVO, EDUCAÇÃO, CAMPANHA, CONSCIENTIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE, QUALIFICAÇÃO, PROFESSOR, PARTE, ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZAÇÃO, MUSICA, LITERATURA, VALORIZAÇÃO, ECOLOGIA.

            O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última quarta-feira, fiz referência ao fato de o Amapá, meu querido Estado, ter sido o primeiro a entregar o Plano Anual de Outorga de Florestas 2009, medida que reporto como das mais importantes para que de fato possamos dar um passo adiante na polêmica questão da utilização de nossas áreas potenciais, com olhos focados no desenvolvimento da região, mas sem perder de vista o sentimento da preservação e do uso consciente dos recursos naturais.

            Eu disse, inclusive, que a iniciativa e os objetivos focados pelo Ministério do Meio Ambiente acenam com firmeza para o tão esperado processo de legalização das atividades madeireiras em nosso País.

            E hoje. Srªs e Srs. Senadores, permitam-me retomar o tema ambiental para registrar também com alegria o evento de uma pareceria entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal de Macapá, que resultou na realização de oficinas sobre Educação Ambiental, com o título “Universo Encantado.”

            Essas oficinas fazem parte do Projeto Meu Ambiente, lançado no último mês de junho pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e de Conflitos Agrários, que objetiva capacitar professores da rede municipal de ensino e sensibilizar alunos da 1ª a 4ª séries, por meio da música e da poesia, sobre a valorização do meio ambiente e outras questões ecológicas.

            O conteúdo ministrado será direcionado aos professores da rede municipal de ensino, estendendo-se até este sábado, 16 de agosto, e aos alunos de 1ª a 4ª séries das escolas do Município de Macapá, de 18 a 22 deste mês.

            Eu desejo, portanto, aqui frisar a importância da educação ambiental e parabenizar a proposta das executoras e autoras do projeto, que busca, por meio de recursos lúdicos, um olhar mais atento sobre a questão do meio ambiente, focando as atividades e os ensinamentos nas crianças e na capacitação dos professores. E, por extensão, desejo louvar o apoio dado pelo Ministério Público do Amapá.

            Não é por outro caminho, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senão pela educação, que teremos a oportunidade de difundir e fortalecer o ideário da questão ambiental, associando a necessária busca do progresso, com os devidos cuidados com os ecossistemas, com os recursos naturais e, acima de tudo, com o respeito ao ser humano, suas potencialidades, sua sobrevivência dentro de padrões de vida com absoluta dignidade.

            Era só o que tínhamos a registrar.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2008 - Página 30846