Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do compromisso feito pelo Ministério da Agricultura de construir uma filial da Embrapa no Mato Grosso.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Registro do compromisso feito pelo Ministério da Agricultura de construir uma filial da Embrapa no Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2008 - Página 27157
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, COMPROMISSO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), CONSTRUÇÃO, FILIAL, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DEFESA, INSTALAÇÃO, MUNICIPIO, SINOP (MT), AMPLIAÇÃO, BENEFICIO, PRODUTOR RURAL, IMPORTANCIA, MELHORIA, TECNOLOGIA, AGRICULTURA, PECUARIA, REGIÃO.
  • CRITICA, AUSENCIA, DEFINIÇÃO, POLITICA DO MEIO AMBIENTE, FALTA, SEGURANÇA, NATUREZA JURIDICA, QUESTIONAMENTO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AMPLIAÇÃO, AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, DIFICULDADE, PROPRIEDADE RURAL, ADAPTAÇÃO, EXIGENCIA.

            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, antes de o brilhante Senador Cristovam Buarque falar, quero comunicar a esta Casa que o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, tem o compromisso de construir uma unidade da Embrapa em nosso Estado.

            É um sonho nosso já há algum tempo, até porque a única Embrapa na região nossa está no Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

            Nós que conhecemos bem o Estado queremos crer que o Governo Federal não possa fazer política partidária nesse caso. Teríamos que ter a visão de que devemos colocar a Embrapa numa cidade que seja localizada de tal forma geograficamente que possa atender, naturalmente, toda uma região, beneficiando o Estado. E, sobretudo, teria que ser uma região agrícola. E, nesse caso, defendo literalmente que a Embrapa, que vai investir R$50 milhões na implantação dessa nova unidade, seja implantada na cidade de Sinop, na região norte de Mato Grosso.

            Com isso, Senador Cristovam, com certeza, até na questão da educação ambiental, a Embrapa vai colaborar muito. Na verdade, hoje, quando se fala muito em desmatamento na Amazônia é porque não temos nenhuma política ambiental definida, não temos regras claras. Falta segurança jurídica. Na verdade, quando se apresentou a medida provisória no Governo Fernando Henrique, ainda existia com muita clarividência a averbação de que na Região Amazônica poderia se desmatar até 50%; feito isso, as pessoas tinham averbadas às suas escrituras que podiam desmatar até 50%. Com essa medida provisória, o que ocorre? Foi desrespeitado o direito adquirido do cidadão, permitindo apenas 20%. Sobretudo tinha definida a questão da tipologia da região, na medida em que ainda existem áreas de transição.

            Dessa forma, aqui quero fazer o meu apelo ao Governo Federal, através da Presidência, e sobretudo do Ministério da Agricultura, que essa unidade da Embrapa seja instalada na cidade de Sinop, no meu Estado de Mato Grosso - será de fundamental importância para que possamos melhorar sobremaneira as tecnologias em relação à agricultura e à pecuária mato-grossense.

            Muito obrigado, Senador.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2008 - Página 27157