Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre matéria intitulada "Grampo da Federal Flagra Corrupção no Governo do Piauí", publicada no Diário do Povo, de autoria do jornalista Zózimo Tavares.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Considerações sobre matéria intitulada "Grampo da Federal Flagra Corrupção no Governo do Piauí", publicada no Diário do Povo, de autoria do jornalista Zózimo Tavares.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2008 - Página 33984
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, DENUNCIA, PARTICIPAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PRESIDENCIA, DEPUTADO FEDERAL, LICENÇA, CAMARA DOS DEPUTADOS, EX SERVIDOR, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), DESVIO, VERBA, APURAÇÃO, ESCUTA TELEFONICA, POLICIA FEDERAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
  • DEFESA, ESCLARECIMENTOS, CORRUPÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), NECESSIDADE, APURAÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, ELOGIO, SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA, INICIATIVA, DENUNCIA, CRITICA, GOVERNADOR, OMISSÃO, INVESTIGAÇÃO, DESVIO, VERBA.
  • QUESTIONAMENTO, PARTICIPAÇÃO, POLICIA FEDERAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), INVESTIGAÇÃO, DESVIO, VERBA, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, procuro ter cautela quando existem denúncias no meu Estado envolvendo prática de corrupção. A cautela natural para não incorrer no erro de cometer injustiças ou de fazer, desta tribuna, expansão de fatos que não tenham comprovação e que posteriormente me obrigue a me justificar. Uma das piores coisas que podem acontecer na vida é a calúnia que se pratica contra um homem público.

O que me traz a esta tribuna hoje é um fato grave, Sr. Presidente. O jornal Diário do Povo, um dos mais vendidos do Estado, um dos mais lidos, traz na primeira página denúncia nos seguintes termos: “Grampo da Federal flagra corrupção no Governo do Piauí”, Senador Mão Santa. Matéria de primeira página.

E eu não estaria trazendo a esta tribuna esse fato se a matéria não fosse assinada pelo jornalista Zózimo Tavares, que V. Exª conhece, o Piauí todo conhece, membro da Academia Piauiense de Letras, uma pessoa altamente equilibrada.

A denúncia envolve a Secretaria de Educação do Estado do Piauí, presidida pelo Sr. Antônio José de Medeiros, Deputado Federal licenciado.

A história aqui relatada é preocupante, porque envolve pessoas que serviram ou que servem ao Governador Wellington Dias. E os fatos são graves: envolvem um dos advogados mais requisitados do Estado, o Sr. Nelson Nery, por quem tenho um respeito muito grande; envolvem o Deputado Estadual Hélio Isaías, meu amigo pessoal - sou amigo da sua família e fui amigo do seu irmão; e o ex-Secretário de Governo do Sr. Wellington Dias, Joaquim Almeida, que foi meu Secretário quando fui Prefeito de Teresina, e sempre se comportou com muita correção.

A surpresa de tudo isso é que foi dado conhecimento dessa denúncia às partes por outra pessoa respeitabilíssima no Estado do Piauí, o Secretário de Segurança Pública, Deputado Estadual licenciado, Robert Rios.

E aí, meu caro Presidente, segundo a matéria, o Secretário comunica às partes que, por meio de escutas telefônicas promovidas pela Polícia Federal de Pernambuco - mais especificamente do Recife -, flagrou-se um escândalo sem precedentes, envolvendo verbas destinadas pelo Governo Federal à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.

O ex-secretário e advogado Joaquim Almeida tomou providências legais, segundo a matéria, e apresentou denúncias à Procuradoria-Geral da República no Estado do Piauí, pedindo uma apuração rápida sobre os fatos. Atitude corajosa de quem quer realmente que esses esclarecimentos sejam feitos.

A matéria toma gravidade quando diz que nem sequer o Governador Wellington Dias escapa dessas denúncias. Daí por que o meu cuidado e o meu zelo em pedir uma apuração ao Ministro da Educação sobre esses fatos.

O que precisamos apurar aqui, Senador Mão Santa, é: em que circunstâncias ou por que a Polícia Federal de Pernambuco fez esses grampos: que operação? Qual o objetivo? E a que conclusões chegou para que os grampos fossem realizados?

Estamos vivendo neste País, Senador Alvaro Dias, um momento em que não existe mais privacidade, e os grampos são praticados interestadualmente. Esse fato precisa ser esclarecido o mais rápido possível, afinal de contas a Secretaria de Educação tem sob sua área de atuação um grande volume de recursos oriundos de convênios com o Governo Federal.

Chamo a atenção de imediato para o Tribunal de Contas, para o Ministério Público do meu Estado e para o Ministério Público Federal no sentido de apurarem esses fatos. Nós não podemos aceitar, se verdadeiras forem as denúncias, que recursos da educação sejam desviados para fins inconfessáveis.

Quero dizer aqui, a bem da verdade, que me merecem confiança e respeito os envolvidos, mas é preciso que se apure o grampo, até por que a afirmativa, segundo a matéria, foi feita pelo Secretário de Segurança Pública do Piauí. Como disse - e V. Exª, Senador Mão Santa, o conhece -, é um homem que teve sua vida pública toda como Delegado da Polícia Federal, foi Superintendente da Polícia Federal no Estado do Piauí, hoje é Deputado Estadual e exerce, já pela segunda vez, o cargo de Secretário de Segurança do Estado. É uma atitude corajosa, louvável, porque estão envolvidos membros do Governo do qual ele faz parte.

O Governador precisa ser mais enfático na apuração desses fatos, até porque a própria imprensa já anuncia que o ex-Secretário Joaquim Almeida pediu para ser investigado.

E acho que o Sr. Diretor-Geral da Polícia Federal está no dever de esclarecer ao País - e faço a denúncia desta tribuna - o porquê da participação da Polícia Federal de Pernambuco nesses acontecimentos no Piauí: se houve solicitação e em que circunstâncias, evidentemente que respeitando os sigilos da investigação, os detalhes. Porém, é preciso que haja um esclarecimento.

Esse fato, além de grave, Senador Mão Santa, é muito estranho.

De forma que faço aqui, Senador Alvaro Dias, esse registro, pedindo a V. Exª que determine à Mesa um encaminhamento às autoridades aqui citadas, a saber: o Sr. Ministro da Justiça, o Sr. Ministro da Educação, o Tribunal de Contas e o Ministério Público. Temos que poupar a reputação desses homens que estão aqui!

Digo-lhe aqui, Senador Mão Santa, com toda a sinceridade: eu não quero crer no envolvimento de pessoas como o Dr. Joaquim Almeida, como Hélio Isaias e como o advogado Nelson Nery num esquema dessa natureza; contudo, como diria o velho Ulysses Guimarães, se vivo fosse, o raio de ação da calúnia é dez vezes maior do que o do desmentido. É preciso que esses esclarecimentos sejam feitos o mais rápido possível para o bem de todos.

O Piauí não pode, já que não recebe recursos do Governo Federal, ser manchete nos jornais apenas por escândalo dessa natureza.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR HERÁCLITO FORTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

- “’Grampos’ da Polícia Federal flagram corrupção no governo.”

- “Denúncia: ‘Grampo’ da Federal flagra corrupção no Governo do Piauí.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2008 - Página 33984