Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelo episódio ocorrido na cidade de Águas Lindas/GO, onde o candidato a vereador José Venceslau da Costa foi assassinado.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. ELEIÇÕES.:
  • Lamento pelo episódio ocorrido na cidade de Águas Lindas/GO, onde o candidato a vereador José Venceslau da Costa foi assassinado.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2008 - Página 34013
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. ELEIÇÕES.
Indexação
  • REPUDIO, VIOLENCIA, HOMICIDIO, CANDIDATO, REELEIÇÃO, VEREADOR, MUNICIPIO, GOIAS (GO), PROXIMIDADE, CAPITAL FEDERAL, MANIFESTAÇÃO, PESAMES, PREFEITO, FAMILIA, POPULAÇÃO.
  • LEITURA, DOCUMENTO, ASSINATURA, ORADOR, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), PARTIDO SOCIAL LIBERAL (PSL), PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL (PTN), PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO (PSDC), PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PARTIDO VERDE (PV), PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL (PMN), PARTIDO DE REPRESENTAÇÃO POPULAR (PRP), ENCAMINHAMENTO, GOVERNADOR, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), REMESSA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLICITAÇÃO, PRESENÇA, FORÇA ESPECIAL, PROXIMIDADE, DISTRITO FEDERAL (DF).

O SR. GIM ARGELLO (PTB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Senador Mão Santa, que preside a sessão.

Senador Jefferson Praia, Senador Paulo Duque, Senador José Nery, demais Senadores e Senadoras, amigos da TV Senado e da Rádio Senado, o assunto que me traz à tribuna hoje está sendo difundido em todo o Distrito Federal: uma tragédia ocorrida ontem em Águas Lindas, uma cidade do Entorno, muito próxima, a 70 quilômetros daqui.

Ontem, em Águas Lindas, o candidato a prefeito Geraldo Messias fazia seu comício, iniciava seu comício com a presença de várias autoridades municipais, estaduais e federais em seu palanque. Quem nos relatou o ocorrido, há pouco, foi Benedito Domingos, ex-vice-Governador do Distrito Federal, Presidente do PP do Distrito Federal , ex-Deputado Federal, que estava presente no palanque. Disse-nos que um candidato a Vereador, já eleito, tentando sua reeleição, José Venceslau da Costa, conhecido como Irmão Venceslau, de Águas Lindas, distante 70 quilômetros de Brasília, homem simples, pedreiro de profissão, pai de quatro filhos, sendo um deficiente físico, foi covardemente assassinado em cima do palanque, na hora em que o candidato a prefeito estava fazendo o seu discurso. Tomou um tiro na cabeça naquele momento e veio a falecer ali de imediato.

Vejam vocês que isso ocorreu a 70 quilômetros da Capital da República, no nosso Entorno. Pertencer ao Distrito Federal é ser responsável por 2,5 milhões de habitantes do Distrito Federal e por 1,8 milhão de pessoas que moram no Entorno.

Participei, há pouco, de um almoço com vários presidentes de partidos políticos, que passo a citar um a um: pelo PSC, Pastor Egmar; pelo PDT, Michel, que é até funcionário lotado aqui no Senado da República, no gabinete do Senador Cristovam Buarque; pelo PSL, o Newton Lins; pelo PTN, o Clodoaldo; pelo PSDC, a Silvana; pelo PTdoB, o Paco; pelo PPS, Fernando Antunes; pelo PRTB, Francisco Soares, que é até diretor do BRB; pelo PMDB, o Deputado Odilon Aires; pelo PSDB, o Secretário de Obras do Governo do Distrito Federal, Márcio Machado; pelo Democratas, o ex-Senador e Vice-Governador do Distrito Federal Paulo Octávio; pelo PP, Benedito Domingos, que hoje é Deputado Distrital e administrador da nossa maior cidade satélite, a nossa querida Taguatinga; pelo PV, o Eduardo Dutra; pelo PHS, Paulo Matos, que é o Presidente Nacional, o Paulinho; pelo PMN, o Luiz França; pelo PRP, Adalberto Monteiro.

Fizemos uma correspondência, da qual somos portadores, e que o Governador Arruda a está enviando, juntamente com o Governador Alcides, para a Presidência da República, que diz o seguinte:

Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

Nós abaixo-assinados, dirigentes de Partidos Políticos no Distrito Federal, dirigimo-nos a V. Exª para solicitar a presença da Força Nacional de Segurança nos Municípios do Entorno do DF até as eleições previstas para outubro próximo, de forma a garantir a paz e a tranqüilidade da população dessa região durante a campanha eleitoral ora em curso.

O pleito justifica-se pelo acirramento dos ânimos nessa disputa eleitoral, que gera clima de intranqüilidade e insegurança para toda a população do Entorno - situação que culminou, nesta semana, com o assassinato de um candidato a Vereador na cidade de Águas Lindas.

Esse foi o segundo fato e o mais grave, mas, antes disso, dias atrás, a candidata Maria Alice, do PTdoB de Alexânia, havia sofrido um atentado.

Vejam vocês o que acontece. Nós precisamos aqui garantir a tranqüilidade dessas cidades do Entorno, porque dependem do Distrito Federal, que é umbilicalmente ligado a essas cidades do Entorno. Falo de 22 cidades em que as pessoas, em sua maioria, trabalham no Distrito Federal. São cidades, Senador Paulo Duque, que ficam a 35, 40, 50, 60, no máximo 80 km do Distrito Federal.

Então, temos que dar garantia, e essa garantia, como todos aqui assinaram e estão aqui presentes, é a presença da Força Nacional, de hoje, desta semana, até o término dessas eleições, para poder garantir a segurança de todos os eleitores, de toda a população do Distrito Federal, mas principalmente dos eleitores do Entorno.

Seriam essas as minhas palavras, Senador, e queria dar meus pêsames à família do irmão Venceslau, que veio a falecer, e a toda população de Águas Lindas por esse fato, ao Prefeito Geraldo Messias, que estava lá fazendo seu comício e a todos aqueles que participaram desse fato triste.

Acredito que a democracia é muito maior do que isso, e não serão essas violências cometidas que vão afetá-la. Tenho certeza de que os melhores vencerão essas eleições.

Dizendo essas palavras, agradeço a V. Exª, Senador Mão Santa, pela compreensão pelo tempo determinado. Achei que realmente era um comunicado que se deveria fazer, tendo em vista que a maioria dos partidos políticos do Distrito Federal e do Estado de Goiás assinaram essa correspondência.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2008 - Página 34013