Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de convite recebido por S.Exa. para proferir palestra na Universidade Positivo. Expectativas em relação à harmonização entre os objetivos do Fundo Brasil de Cidadania com os objetivos recém-anunciados pelo Presidente Lula. O crescimento do número de empregos formais.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA SOCIAL.:
  • Registro de convite recebido por S.Exa. para proferir palestra na Universidade Positivo. Expectativas em relação à harmonização entre os objetivos do Fundo Brasil de Cidadania com os objetivos recém-anunciados pelo Presidente Lula. O crescimento do número de empregos formais.
Aparteantes
Casildo Maldaner, Flexa Ribeiro, José Maranhão, João Pedro.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2008 - Página 31229
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ALVARO DIAS, SENADOR, DEBATE, UNIVERSIDADE PARTICULAR, ESTADO DO PARANA (PR), ASSUNTO, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).
  • AGRADECIMENTO, ALVARO DIAS, SENADOR, APOIO, PROPOSTA, RENDA MINIMA, CIDADANIA, ENTREVISTA, TELEVISÃO, DEFESA, DESTINAÇÃO, RECURSOS, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, OBJETIVO, COMPOSIÇÃO, FUNDO ESPECIAL, REGISTRO, ORADOR, DECISÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, COMISSÃO INTERMINISTERIAL, DEBATE, ASSUNTO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • EXPECTATIVA, AGILIZAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, VOTAÇÃO, FUNDO ESPECIAL, RENDA MINIMA, CIDADANIA, INCLUSÃO, RECURSOS, EXPLORAÇÃO, RECURSOS NATURAIS.
  • LEITURA, DADOS, BALANÇO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), CRESCIMENTO, EMPREGO, REGISTRO, CARTEIRA DE TRABALHO, SAUDAÇÃO, RESULTADO, COMPROVAÇÃO, EFICACIA, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, ATENÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, DEFESA, ORADOR, APERFEIÇOAMENTO, PROGRAMA, BOLSA FAMILIA, AMPLIAÇÃO, ATENDIMENTO.
  • COMENTARIO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), POSSIBILIDADE, CANDIDATURA, SUCESSÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, INCLUSÃO, ORADOR, ELEIÇÕES, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Alvaro Dias. Para mim, é uma honra ser convidado para falar na Universidade Positivo, inclusive em diálogo com V. Exª sobre os mais diversos temas. Estão nos convidando para falar sobre as Organizações Não-Governamentais (ONGs), que, na verdade, é um tema muito abrangente, porque, hoje, algumas ONGs são exemplares nos seus objetivos, nos seus procedimentos, na forma transparente de agir, mas outras, possivelmente, têm propósitos nem sempre os mais saudáveis. Então, é importante distinguirmos umas das outras.

Quero aproveitar esta oportunidade, Senador Alvaro Dias, para, inclusive, agradecer a V. Exª a forma com que, ontem, se referiu, em entrevista às emissoras de televisão - TV Senado, TV Globo, TV Record -, à destinação dos recursos relativos ao pré-sal, à Petrobras, à exploração de petróleo. V. Exª enfatizou a importância de que esses recursos sejam destinados à melhoria da educação da população brasileira e disse também que considerava válida a proposta do Fundo Brasil de Cidadania, que prevê que 50% dos recursos provenientes das atividades previstas nos arts. 176 e 177 da Constituição - que justamente se referem à exploração dos recursos naturais -, mais 50% dos recursos provenientes dos aluguéis dos imóveis da União - que, pelo bom senso, pertencem a todo o povo - e mais 50% dos recursos provenientes das concessões de serviços públicos e de outras fontes sejam colocados em um fundo que, com o tempo, viabilizará que se pague a toda e qualquer pessoa neste País uma renda suficiente para atender suas necessidades vitais, uma renda de cidadania.

Quero informar que, ontem, na reunião do Conselho Político, o Presidente Lula informou que constituiu uma comissão presidida pelo Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, em que estão inseridos também os Ministros da Fazenda, do Planejamento, do Desenvolvimento Industrial, o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições. O Presidente quer que toda a Nação debata esse assunto.

Então, quando V. Exª expressa sua opinião, ressaltando que é importante que haja uma destinação racional e adequada para os resultados da exploração de recursos naturais, é importante que, de fato, o Congresso Nacional examine esse assunto.

O Senador João Pedro, do Amazonas, também tem propostas para a utilização dos recursos do pré-sal; inclusive, considera também que parte dos recursos seja destinada a financiar a renda de cidadania, o que é importante; também agradeço a S. Exª.

Hoje, o Presidente Lula está em Fortaleza. Sua Excelência até comentou na reunião do Conselho Político: “Amanhã - ou seja, no dia de hoje -, estarei em Fortaleza, onde provavelmente serei recebido pela Prefeita Luzianne Lins e pela Senadora Patrícia Saboya”. Ambas são candidatas à prefeitura, ambas são da base de apoio do Governo. Então, o Presidente disse que, obviamente, terá uma interação muito positiva com elas; certamente, vai abraçá-las, e, provavelmente, elas darão as boas-vindas ao Presidente Lula, que, sobretudo no Nordeste brasileiro, vem tendo uma avaliação extremamente positiva.

Como lá estarão os Parlamentares do Ceará, quero aqui até recomendar que, quando o Deputado Ciro Gomes tiver um diálogo com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia de hoje - eles estarão juntos em diversas cidades -, possam dialogar sobre o parecer que o Deputado Ciro Gomes está por emitir, relativo ao Fundo Brasil de Cidadania.

Na reunião de ontem no Conselho Político, lembrei que a proposta do Fundo Brasil de Cidadania, aprovada unanimemente por todos os partidos no Senado, tramita na Câmara dos Deputados. Já foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família e tramita na Comissão de Finanças e Tributação, onde o Relator é justamente o Deputado Ciro Gomes. Espero que S. Exª possa dar uma contribuição construtiva e muita positiva e possa harmonizar os objetivos do Fundo Brasil de Cidadania com os objetivos recém-anunciados pelo Presidente Lula, de fazer com que os recursos naturais do País, como do pré-sal, sejam destinados à completa erradicação da pobreza absoluta e à melhoria das oportunidades de educação para todos os brasileiros e brasileiras, a começar pelas crianças, mas também para todos os jovens e adultos que não tiveram boa oportunidade de educação quando eram crianças.

Gostaria, Sr. Presidente, de anunciar aqui a boa nova que o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o Presidente Lula anunciaram ao Brasil nesta semana. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião de ontem do Conselho Político - e o Senador João Pedro ali estava presente -, transmitiu-nos, com alegria, o resultado recém-alcançado no sétimo mês deste ano:

A economia brasileira gerou 1.564.606 novos empregos nos sete primeiros meses de 2008, elevando o estoque de empregos formais em 5,4%. Desde a criação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, não se verificava um índice tão alto, situando-se 27% acima do melhor desempenho registrado em 2004 (1.236.689 postos ou 5,30%). Só em julho, foram implantados 203.218 novos postos de trabalho, crescimento de 0,67% em relação a junho.

O Ministro Carlos Lupi destacou que esse resultado é expressivo, já que, no mês de julho, se verifica historicamente uma desaceleração da geração de empregos, se comparado a junho:

É um número muito forte para a economia e mostra que o Brasil está muito bem, a renda média do trabalhador brasileiro aumentou nos últimos cinco anos, fortalecendo a economia e aumentando o poder de compra e distribuindo renda. Não faltam produtos no Brasil. As empresas seguem contratando os trabalhadores para aumentar a sua produção.

O Presidente Lula comentou conosco da sua satisfação em saber, por exemplo, que pintores, pedreiros, ajustadores de obras na construção civil, profissionais nas mais diversas profissões estão, hoje, conseguindo ter aumentos de remuneração por causa desse comportamento muito favorável da economia.

O resultado do sétimo mês deste ano é também 60% superior ao número de empregos gerados em julho de 2007 (126.992 postos). Nos primeiros sete meses de 2008, o estoque de empregos formais elevou-se em 5,4%, representado 1.564.606 postos, o maior saldo registrado nesse período em todos os anos da série do Caged [ou seja, desde a criação do Caged]. Nos últimos 12 meses, a variação acumulada atingiu +6,86% ou +1.959.503 postos, resultado que se revelou mais favorável que o ocorrido no mesmo período do ano anterior (...). “Tenho certeza que bateremos a marca de 2 milhões de pessoas com carteira assinada em 2008”, destacou o Ministro.

Foi o que destacou o Ministro Carlos Lupi e também o Presidente Lula.

O desempenho expressivo do emprego em julho de 2008 derivou da elevação de todos os setores da atividade econômica. Em números absolutos, os que mais colaboraram no resultado foram os setores de Serviços, a Agropecuária, a Indústria de Transformação e a Construção Civil.

O setor de Serviços criou 51.292 (+0,43%) empregos, resultado superado, em termos absolutos, apenas pelo ocorrido em 2006 (+52.118 postos ou 0,49%). Ao setor Agrícola coube a geração de 44.940 postos de trabalho, ou crescimento de 2,60% no estoque de emprego, resultados superados apenas em julho de 2004 (+55.155 postos ou +3,40%).

Os dados da Indústria de Transformação registraram criação de 37.495 novos empregos (+0,51%), o segundo melhor resultado do período na série do Caged, ultrapassado somente pelo mês de julho de 2004 (+56.027 postos ou +0,93%). Dos 12 ramos integrantes do setor, 11 exibiram expansão, dos quais 5 apresentaram saldo recorde. A Construção Civil continua apresentando desempenho recorde. Em julho, com a criação de 35.078 postos de trabalho (+2,03%), superou em 85,63% o saldo verificado no mês de julho de 2007 (+18.896 postos ou +1,30%) e em 42,36% o recorde anterior para o mês, ocorrido em 2006 (+24.640 postos ou +1,83%).

Quero aqui assinalar que esse crescimento dos postos de trabalho na economia brasileira certamente se deve à persistência do Governo do Presidente Lula em fazer com que nossa economia tenha um crescimento saudável e em fazer, ao mesmo tempo, com que haja maior estabilidade de preços possível.

Temos observado um crescimento significativo do produto doméstico bruto, combinado com melhoria da distribuição da renda, o que obviamente ocorre quando há crescimento das oportunidades de emprego e crescimento do salário real, combinados com medidas como as contidas nas políticas sociais brasileiras, que melhoram a distribuição da renda. Entre essas medidas está o programa Bolsa-Família, que, hoje, beneficia 11,1 milhões de famílias brasileiras, justamente aquelas que têm renda per capita de até R$120,00 por mês. Estima-se que falte um esforço adicional para que 100% das famílias com essa renda per capita mensal possam ser beneficiadas, e tenho dialogado com o Ministro Patrus Ananias e com sua equipe de governo sobre esse assunto.

Durante o XII Congresso Internacional da Basic Income Earth Network, realizado em Dublin, na Irlanda, foi muito comentado o programa Bolsa-Família e seus efeitos positivos. Alguns pesquisadores, como Maria Ozanira da Silva e Silva, disseram que ainda não estão sendo contempladas com o programa Bolsa-Família todas aquelas famílias que têm renda per capita de até R$120,00 - estima-se que 85% dessas famílias estejam sendo atendidas. Portanto, é preciso aperfeiçoar o mecanismo de comunicação, de informação, às famílias carentes, para que todas aquelas que tenham direito em lei possam efetivamente fazer uso desse benefício. Devemos fazer esse esforço até que, no Brasil, haja a Renda Básica de Cidadania, que terá uma fórmula mais fácil de ser compreendida, já que 100% dos brasileiros e brasileiras passarão a ser contemplados.

Sr. Presidente, antes de concluir, gostaria de conceder um aparte a meu companheiro Senador João Pedro, do PT do Amazonas, que, inclusive, esteve presente ontem na reunião do Conselho Político.

O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Eduardo Suplicy. V. Exª aborda hoje na tribuna números da realidade brasileira do ponto de vista social e econômico. Sei que V. Exª é um estudioso da matéria, é um economista renomado. Esses números importantes me chamam a atenção por que mostram que essas pendências históricas seculares com parte do povo brasileiro vêm de longe. Chama-me a atenção nesses resultados a forma rápida como se reverteram desigualdades. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação Getúlio Vargas mostram que alguns números são, efetivamente, deste Governo. É claro que há um processo de diminuição das desigualdades regionais e sociais, mas me chama a atenção, nesses últimos cinco anos, por exemplo, a redução da pobreza, que é contundente, é um fato importante. O que quero dizer? Podemos, com o petróleo...

(Interrupção do som.)

O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Serei rápido, Sr. Presidente. Com tantas potencialidades e riquezas a serem trabalhadas, haja vista a descoberta do petróleo na costa brasileira, poderemos, em pouco tempo, em poucos anos, resolver, definitivamente, o problema da pobreza e das desigualdades regionais em nosso País. Chama-me a atenção, por exemplo, a situação da construção civil, algo que V. Exª, que anda pelo Brasil todo, também deve ter constatado. É notória a revolução na construção civil. É palpável a melhoria das moradias brasileiras, temos observado isso nas casas grandes, médias e pequenas, nos apartamentos e nos conjuntos habitacionais. Tenho andado pelas cidades médias e pequenas da minha região e tenho percebido claramente essa mudança nas moradias no Brasil. Parabéns pela reflexão que V. Exª faz! De fato, com políticas sérias e profundas, poderemos melhorar, em pouco tempo, a vida de milhões de brasileiros.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Obrigado, Senador João Pedro. Sim, é fato que, ao percorrer inúmeras cidades de inúmeras regiões do  
Brasil, temos observado isso. Avalio que o bom resultado do crescimento dos empregos formais também resulta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que combina ações de melhoria de infra-estrutura e de saneamento com condições melhores de habitação, inclusive nas regiões mais carentes.

Quero aqui, a propósito, dar meu testemunho. Na última quinta-feira, estive no Complexo do Alemão, no bairro da Grota. Ao percorrer a rua principal e inúmeras vielas, constatei que trabalhadores e, em grande parte, moradores do próprio Complexo do Alemão ali estavam realizando trabalhos de canalização, de saneamento, de melhoria das vias, inclusive das calçadas que dão acesso às diversas residências situadas em local de mais difícil acesso, às casas morro acima. Vielas onde era muito difícil caminhar foram melhoradas com novo calçamento, ao lado da canalização e do saneamento básico.

Na favela do Cantagalo, no Rio de Janeiro, onde estive na segunda-feira, acompanhando nosso candidato a prefeito, o Deputado Alessandro Molon, outra vez vi inúmeros trabalhadores que foram contratados para fazer as obras do PAC, trabalhando, inclusive, na construção de novas moradias.

O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - AC) - Ouço o aparte de V. Exª, Senador Casildo Maldaner.

O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Senador Eduardo Suplicy, sei que o tempo de V. Exª já está praticamente esgotado, mas, quando V. Exª fala que esteve no Rio ou que esteve aqui ou ali, preciso dizer que V. Exª é um verdadeiro peregrino.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Na semana passada, estive...

O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Há poucos dias, V. Exª esteve em Joinville; depois, esteve em Florianópolis. Peregrinou por Santa Catarina.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - É verdade.

O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Espero V. Exª em Manaus!

O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Quero cumprimentar V. Exª, porque V. Exª é um peregrino, é um São Francisco.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Na sexta-feira, estarei em Curitiba.

O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Espero V. Exª em Manaus no dia 28.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Obrigado.

O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Senador Eduardo Suplicy, todo mundo quer vê-lo, quer recebê-lo. Os brasileiros lhe querem bem. Desde que me conheço por gente, V. Exª vem batalhando por essa questão da renda mínima, insistindo que a renda mínima é importante para a cidadania. Às vezes, o pessoal não dá bola, mas V. Exª fica batendo nessa tecla e fazendo com que suas palavras surtam efeitos. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” V. Exª é persistente, não se entrega. Quero cumprimentá-lo. É um verdadeiro andarilho pelo Brasil afora. Cumprimentos a V. Exª, Senador Eduardo Suplicy!

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Muito obrigado, Senador Casildo Maldaner. Tenho a convicção de que a proposta de renda básica de cidadania vai acabar acontecendo, ainda que algumas pessoas muito queridas, por vezes, falem que será impossível acontecer isso ou que isso não será a salvação da lavoura. Imagine se houver pessoas com disposição de contribuir para isso! E tenho a certeza de que, sim, haverá essas pessoas.

Concedo o aparte ao Senador José Maranhão, com muito prazer. A Paraíba precisa ser ouvida também. Disponho-me a ir a João Pessoa, sua terra.

O Sr. José Maranhão (PMDB - PB) - Desde já, fica meu convite. Espero que seja o convite de todos os paraibanos pela forma simpática com que V. Exª vem empreendendo esse trabalho de conhecimento in loco das realidades de todos os Estados brasileiros. A Paraíba não pode ser uma exceção, até porque sempre se identificou com todos os passos importantes da História do Brasil.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Muito obrigado, Senador José Maranhão.

O Sr. José Maranhão (PMDB - PB) - Sem que isso implique compromisso, parece que essa peregrinação pode desaguar numa missão maior. Quem sabe V. Exª não está dando os primeiros passos a uma candidatura à Presidência da República!

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Prezado Senador José Maranhão, em 2001 e em 2002, fui pré-candidato à Presidência pelo meu Partido. Isso vai depender muito da voz do povo. Felizmente, no Partido dos Trabalhadores, a Ministra Dilma Rousseff se vem destacando, bem como o Ministro Tarso Genro; o Ministro Patrus Ananias; a ex-Ministra Marta Suplicy, que hoje é candidata à Prefeita por São Paulo; o Governador Jaques Wagner; o Governador de Sergipe, Marcelo Deda; nosso Governador do Piauí, Wellington Dias; o ex-Governador Jorge Viana. Aqui, no Parlamento, tanto na Câmara quanto no Senado, há muitos valores na equipe do Presidente Lula, como o próprio Ministro Nelson Jobim, o ex-Ministro e hoje Deputado Federal Aécio Gomes, ou melhor, Ciro Gomes. Mencionei Aécio, porque achei muito interessante a entrevista...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - V. Exª está dando apoio ao Governador Aécio?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Senador Flexa Ribeiro, não sei se V. Exª teve a oportunidade de ler a entrevista de um dos presidenciáveis que muito respeito, o Deputado do PSB Ciro Gomes.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Só perguntei se V. Exª está dando apoio a ele, foi só isso.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Estou destacando que considerei interessante a opinião do presidenciável Ciro Gomes no Valor Econômico, em que ele destaca que Aécio...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Aécio é praticamente imbatível na avaliação de Ciro Gomes. Recomendo...

(Interrupção do som.)

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Agora fui provocado.

Essa entrevista está muito interessante.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - A provocação é maior. Deixe-me completar o aparte.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sr. Presidente Tião Viana, não quero abusar, mas...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Sr. Presidente Tião Viana, V. Exª permite que eu faça um aparte ao discurso do nobre Senador?

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Com brevidade, em consideração aos próximos oradores.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Serei breve. O Senador citou inúmeros nomes notáveis do PT e não citou o dele. Eu queria fazer duas...

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O Senador José Maranhão o fez.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Já fiz a primeira pergunta a V. Exª. Quero fazer duas perguntas, para não me alongar no aparte. A primeira delas é a seguinte: V. Exª é pré-candidato do PT a Presidente da República? V. Exª citou a ex-Ministra Marta Suplicy, e eu perguntaria a V. Exª se já considera a campanha da ex-Ministra derrotada, para que ela possa vir a disputar a Presidência. Ou disputar a prefeitura é um trampolim que ela está usando? Das duas, uma. Eu gostaria que V. Exª explicasse isso para o povo de São Paulo.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eu o faço com o maior prazer. Primeiro, V. Exª sabe que apóio entusiasticamente a ex-Prefeita e candidata à Prefeita Marta Suplicy, para que se sagre vencedora na eleição municipal. Gostaria até de lhe transmitir uma boa nova. Na sexta-feira última, quando Marta anunciou seu programa, juntamente com seu ex-Secretário de Planejamento, Jorge Wilheim, fiquei positivamente surpreendido quando vi seu programa anunciado por Jorge Wilheim. Na parte da ação social, estava escrito...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Nobre Senador...

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Preciso responder a pergunta.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Nobre Senador Suplicy, eu lhe fiz duas perguntas objetivas, em respeito ao Presidente Tião Viana.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Estou respondendo.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - V. Exª não está respondendo.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Com toda certeza, responderei. Estava escrito no programa de Marta Suplicy - e até falei com Geraldo Alckmin quando o encontrei...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Que será o futuro Prefeito de São Paulo.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eu disse: “Já leu o programa de Marta?”. Está escrito, na ação social: “Implantação do Programa Renda Básica de Cidadania, condicionada aos aportes do Governo Federal”. Ou seja, ela já está incluindo a perspectiva de, nos próximos quatro anos...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - V. Exª está tangenciando as perguntas que lhe fiz.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Mencionei, há pouco, mais de dez possíveis nomes que poderão ser candidatos a Presidente. Eu lhe respondo afirmativamente que sou um nome. E digo isso porque, todos os dias, dizem-me para ser candidato a Presidente. Mas isso vai depender da voz do povo até 2009, 2010. Mas que bom para o Partido dos Trabalhadores que haja tantos bons nomes de pessoas que, ao longo de sua vida pública, são considerados presidenciáveis!

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Suplicy, em respeito ao Presidente Tião Viana, responda: V. Exª é pré-candidato?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sou um...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - É?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sou um possível pré-candidato à Presidência.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Não. Ao dizer “possível”, já deixa dúvida para os seus eleitores. Quero saber se V. Exª é pré-candidato. Diga “sim” ou “não”.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Se houver...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Sim ou não?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Se eu tiver boa saúde...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Sim ou não?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - A eleição será em 2010.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - E daí? V. Exª vai estar vivo e com boa saúde.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Se eu estiver com boa saúde, vivo, cada vez melhor...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - E no PT, não é? Acho que V. Exª não estará no PT até lá.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Se o Partido dos Trabalhadores me considerar uma ótima alternativa e se a voz do povo assim o disser, é claro que poderei ser candidato, e o serei.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Então, respondeu a primeira pergunta. E a segunda pergunta?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Se a Marta poderá ser candidata à Presidência? É claro que poderá.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Então, é trampolim?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Não. Ela expressou, durante sua campanha, que pretende ser prefeita por quatro anos e candidata à reeleição. Então, em princípio, ela será prefeita por oito anos. É o que ela tem expressado. Se porventura realizar excelente administração e crescer, então, isso será perfeitamente viável. E até poderá acontecer uma prévia em 2010 com diversos pré-candidatos à Presidência, tais como Dilma Rousseff, Marta Suplicy, Eduardo Suplicy.

(Interrupção no som.)

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Peço que V. Exª conclua.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - V. Exª já os citou. Agradeço-lhe a resposta. Não será trampolim, porque esse trampolim é rígido. O futuro Prefeito de São Paulo será Geraldo Alckmin, do PSDB.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Ele é candidato, e nós o respeitamos.

Senador Tião Viana, Presidente, muito obrigado pela tolerância.

Hoje, a voz das pesquisas de opinião mostra Marta com 41% das intenções de voto e Geraldo Alckmin com 26%; no segundo turno, Marta estaria com 47% das intenções de voto e Geraldo Alckmin com 42%. Esses são dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). É o que está lá, Sr. Presidente.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - A campanha começa hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2008 - Página 31229