Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar e homenagem à memória de D. Hilda Borges Andrade, ex-Prefeita da cidade de Arcos, em Minas Gerais.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar e homenagem à memória de D. Hilda Borges Andrade, ex-Prefeita da cidade de Arcos, em Minas Gerais.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2008 - Página 31237
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX PREFEITO, MUNICIPIO, ARCOS (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, VIDA PUBLICA, CUMPRIMENTO, MANDATO, SUPERIORIDADE, IDADE.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é dever de todos nós reverenciar pessoas que contribuíram para a vida pública, para o bem público como um todo.

Assim, Sr. Presidente, requeiro inserção em Ata de voto de pesar pelo falecimento da Srª Hilda Borges Andrade, ex-Prefeita de Arcos, no centro-oeste mineiro, ocorrido no dia 22 de julho deste ano.

D. Hilda foi Prefeita de Arcos por dois mandatos -- de 1989 a 1992 e também de 1997 até 2000. Neste último período, tomou posse como a Prefeita mais idosa do País na época, assumindo o cargo aos 82 anos. Sempre demonstrou interesse pela política, acompanhando os passos do seu marido, o ex-Deputado José Maurício de Andrade, que foi líder do governo Juscelino Kubitschek.

A atuação de D. Hilda, como Prefeita, nos dois mandatos, foi caracterizada pelo grande enfoque nos aspectos sociais e no desenvolvimento econômico e cultural do Município. Entre um grande número de realizações, destacam-se a implantação do campus da PUC/MG em Arcos, a criação do Distrito Industrial, a construção de avenidas sanitárias e a fundação da Fumusa, que presta atendimento de saúde gratuito a toda a população pobre - não só na cidade de Arcos, no oeste mineiro, mas em muitas cidades vizinhas.

D. Hilda Andrade cumpriu sua função política com espírito público, com dedicação, colocando seu elevado espírito de civismo em defesa das causas de Arcos e de Minas Gerais. Como Governador do Estado, pude conviver com ela durante um período importante em que ela sempre buscava os benefícios para sua cidade, lembrando a importância da atenção especialmente à população mais pobre.

D. Hilda faleceu aos 92 anos, deixando o esposo, José Maurício de Andrade, como já disse, que foi líder e Deputado no governo Juscelino Kubitschek; seus filhos, Eduardo, Santusa e Rita; 7 netos e 10 bisnetos. Ela é irmã da D. Beatriz Borges Martins. D. Beatriz está viva, tem 95 anos e é sogra do nosso Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima. 

Quero, com este requerimento, deixar o voto de pesar à família de D. Hilda, lembrando sua importante atuação como Prefeita no nosso Estado de Minas Gerais, Prefeita da cidade de Arcos.

Era o que eu queria dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, reverenciando, portanto, sua memória e reverenciando a memória das mulheres mineiras que trabalham em benefício da população como um todo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2008 - Página 31237