Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos à China pela organização das Olimpíadas de 2008. Comentário sobre matéria da revista Veja, segundo a qual algumas escolas brasileiras ensinam o marxismo e comunismo a seus alunos.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Cumprimentos à China pela organização das Olimpíadas de 2008. Comentário sobre matéria da revista Veja, segundo a qual algumas escolas brasileiras ensinam o marxismo e comunismo a seus alunos.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2008 - Página 30904
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, ORGANIZAÇÃO, OLIMPIADAS, ANUNCIO, ENCAMINHAMENTO, VOTO, ELOGIO, SENADO, DESTINATARIO, GOVERNO ESTRANGEIRO, INSTITUIÇÃO ESPORTIVA, ATLETAS, VITORIA.
  • ELOGIO, SOLENIDADE, ABERTURA, OLIMPIADAS, CORTE, PERIODO, COMUNISMO, RETRATO, HISTORIA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, MOTIVO, GENOCIDIO.
  • CRITICA, ATRASO, EDUCAÇÃO, BRASIL, PROTESTO, ENSINO, COMUNISMO, LIVRO DIDATICO, INSUCESSO, EXPERIENCIA, IMPLEMENTAÇÃO, IDEOLOGIA, PAIS ESTRANGEIRO, PREJUIZO, PREPARAÇÃO, JUVENTUDE, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, SITUAÇÃO, OMISSÃO, AUTORIDADE, FAMILIA, PROFESSOR, SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).

            O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tirante o vexame desta manhã da seleção brasileira, nós devemos cumprimentar a China Comunista - aliás, não é China Comunista -, a China, pela organização dessas Olimpíadas. Estou só esperando que terminem para apresentarmos, em nome do Senado, um voto de congratulações ao Governo daquele País, às associações desportivas e aos atletas que, pela primeira vez na história, superam em número de medalhas os norte-americanos, tradicionalmente vencedores das Olimpíadas.

            Mas o mais interessante que observei nessas Olimpíadas foi a solenidade de abertura, não pela imponência, pela beleza do evento, talvez uma das coisas mais belas que tive a oportunidade de ver em toda a minha vida, mas porque sabiamente a China tirou, naquela passagem, cinqüenta anos de toda a sua história.

            E quais os cinqüenta anos que ela tirou naquele evento brilhante e bonito? O período mais negro, mais energúmeno, mais assassino e mais homicida da sua história, que foi o regime comunista comandado por Mao Tse-Tung, et caterva. Foram 70 milhões de mortos de fome e 30 milhões de executados. Uma das páginas mais tristes da história da humanidade foi aquele governo comunista. E eles tiraram aquilo, fizeram um corte.

            E incrível, Sr. Presidente, a China que passou por aquele período, que sofreu tanto nas mãos daqueles ditadores, conseguiu eliminar aquilo. E o Brasil, que se livrou de um regime comunista, graças a Deus e a patriotas brasileiros - alguns perderam a vida por causa disso -, ainda continua pregando o marxismo e o comunismo nas suas escolas.

            E a Veja publica matéria sobre o assunto. Já houve uma reportagem sobre isso em O Globo e outra na Veja. E a Veja agora traz um libelo para reflexão, porque nós não estamos fazendo nada, e o atraso da educação no Brasil, último lugar no ranking mundial da educação, que nos faz passar vergonha, advém de professores instruídos para preparar os nossos filhos, os nossos alunos para o século XIX, antes da revolução comunista. Eles não perceberam que o comunismo acabou no mundo. Existem dois museus comunistas apenas para servirem de exemplo daquilo que a humanidade não deve fazer, que estão na Coréia do Norte e em Cuba.

            E a Veja apresenta um libelo: nos livros escolares brasileiros, comunismo, marxismo primitivo sendo ensinado nas escolas. Em vez de ensinar matemática, geografia, ciências, preparar os garotos para o futuro de um mundo novo, que estamos diante dele, universalizado - eu não gosto da palavra globalizado -, pois bem, preparam os estudantes para nada. Preparam para serem inúteis, preparam para serem revolucionários como Che Guevara. Mas fazer revolução para quê? A revolução hoje é a revolução da eficiência, do trabalho, da tecnologia, da produção. Entretanto, estamos vendo as nossas escolas chafurdando nesse lodo, nessa gosma, nessa coisa antiga que é esse comunismo ultrapassado.

            Mas não é só na escola, não, Sr. Presidente. O País que tem mais partido comunista do mundo é o Brasil. Nós temos cinco partidos cujos programas são marxista. Eles não reformam partidos, porque a maioria nem conhece o estatuto do seu partido, e nós temos cinco partidos comunistas no Brasil. Nem na União Soviética tem-se cinco, nem na Itália que tinha um comunismo forte. Dizem aí que há até mais de cinco partidos comunistas. Nós estamos atrasados politicamente, no século XIX, as escolas no século XIX, e nós não fazemos nada.

            Eu apresentei um projeto para que os livros didáticos passassem pela Comissão de Educação do Senado. Ou seja, nomear uma comissão para examinar o que estão ensinando aos nossos alunos. E, o pior, esse libelo a Veja apresenta ao Brasil para bater na cara da gente e nos acordar, para que possamos despertar para o que estão fazendo com a nossa juventude, e nós não fazemos nada.

            O meu projeto propõe que haja uma comissão que examine os livros escolares para sabermos o que esses livros estão ensinando, os absurdos que aparecem aqui. Por exemplo, um professor em Goiânia, num colégio de confissão católica, diz que as chocadeiras elétricas estão acabando com o alimento do povo. Ora, se não houvesse chocadeira elétrica, quanto custaria um ovo? Os pobres não teriam dinheiro para comer ovos.

            Outro professor diz lá que os donos das máquinas são os industriais e eles estão desempregando todo mundo. As máquinas é que empregam, é que fazem a produção mais barata, é que fazem com que mais pessoas tenham acesso aos bens de consumo no mundo de hoje.

            E, assim, a reportagem apresenta sessenta disparates vergonhosos, e nós não fazemos nada, não tomamos uma providência, não saímos buscando uma solução para isso que está acontecendo.

            Eu queria fazer um apelo ao Presidente Lula. Isto é pior que tortura, Presidente da República, ensinar errado às crianças, conduzir as crianças pelo caminho ruim, ensinar ineficiência, ensinar ser inútil na vida é pior que uma tortura. E o Presidente da República tem que levantar uma bandeira. O Ministro da Educação Haddad tem que levantar uma bandeira. Eles têm de livrar as nossas crianças dessa tortura a que estão sendo submetidas nas escolas brasileiras.

            E o mais grave desse libelo que a Veja apresenta, o mais grave, é de doer o coração: 90% dos pais acham que isso está certo e 90% dos professores acham que escola não é para ensinar, é só para criar cidadãos. Ora, de que adianta criar um cidadão que não sabe nada, não é eficiente, não tem conhecimento e apresenta um dos últimos lugares no mundo no ranking educacional?

            Acho que está na hora de o Brasil acordar para essa ineficiência. E queria dizer mais, essa onda de corrupção que varre o Brasil advém disso, porque ensinam que os meios justificam o fim, ensinam o saque do Estado. O PT enfrentou isso. Logo no início do seu governo, a corrupção que se alastrou por dentro do partido veio do marxismo ensinado nas escolas e muitas vezes fora dela. Agora, o partido conseguiu se acertar, devido ao esforço do Presidente que criou comissões e puniu até alguns dos seus membros. Mas a corrupção do Poder Público advém do marxismo, que está sendo ensinado às futuras gerações no Brasil.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2008 - Página 30904