Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da visita que o presidente Lula fará ao Ceará, para a inauguração de obras e anúncios de futuros investimentos.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da visita que o presidente Lula fará ao Ceará, para a inauguração de obras e anúncios de futuros investimentos.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2008 - Página 30944
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, SENADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, BALANÇO, SITUAÇÃO, BRASIL, ANUNCIO, VIAGEM, ESTADO DO CEARA (CE), INAUGURAÇÃO, USINA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), TRANSFORMAÇÃO, GAS NATURAL, UTILIZAÇÃO, USINA TERMOELETRICA, REFINARIA, Biodiesel, SUPERIORIDADE, PARCERIA, AGRICULTOR, INCLUSÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), FORNECIMENTO, MAMONA, GIRASSOL, VISITA, OBRAS, CAMPUS AVANÇADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA (UFC), DESCENTRALIZAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, MUNICIPIOS, ENTREGA, TITULO DE PROPRIEDADE, TERRAS, PRODUTOR RURAL, CONSTRUÇÃO, INTERIOR, UNIVERSIDADE, RESGATE, DIVIDA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, PREVISÃO, METADE, ALUNO, ORIGEM, CONTINENTE, AFRICA, PAIS ESTRANGEIRO, LINGUA PORTUGUESA.
  • ANUNCIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMPLIAÇÃO, NUMERO, REFINARIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CONFIRMAÇÃO, USINA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), SUPERIORIDADE, INVESTIMENTO, PREVISÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CONCLAMAÇÃO, POPULAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, VISITA, CHEFE DE ESTADO.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é tempo suficiente para o meu pronunciamento.

            Sr. Presidente, venho à tribuna do Senado depois de uma reunião em que estávamos eu, o Senador Suplicy, o Senador Raupp, o Senador João Pedro, o Senador Gim Argello, o Senador Casagrande, que esteve aqui há pouco, entre outros. Ouvimos o Presidente da República fazer um balanço positivo e otimista do Brasil. A despeito da situação externa, o Brasil continua firme, com o crescimento que ainda não é o que desejamos, mas que mantém seu avanço. Discutiram-se fundo soberano, questão tributária, como tratar o pré-sal, para o qual o Presidente instituiu comissão. Todas são questões de grande relevo.

            Mas quero registrar, Sr. Presidente, a visita do Senhor Presidente da República ao meu Estado, ao Ceará. Tenho certeza de que vale para mim e vale para V. Exª, como brasileiros que queremos ver uma das regiões mais importantes do País aproveitar-se deste grande momento que vive o Brasil.

            Lula não vai fazer um desfile no Ceará. Lula vai ao Ceará, primeiro, para inaugurar uma planta de regaseificação da Petrobras que vai receber sete milhões de metros cúbicos de gás que serão processados: o gás virá em forma líquida, resfriado, será processado, transformado em gás novamente e vai servir ao desenvolvimento do Ceará e do Nordeste brasileiro, acionando usinas termelétricas para garantir energia a nossa região.

            Em seguida, o Presidente da República vai a Quixadá. Volta ao sertão central, local que ele conhece bem porque ali já esteve em muitas oportunidades, como Presidente da República e, anteriormente, como sindicalista, militante, presidente de um partido aliado ao nosso, ao PCdoB, desde a primeira hora da sua disputa presidencial. Ali, inaugura-se uma refinaria que nós denominamos de usina, mas é uma refinaria de biodiesel. Vai ser a segunda refinaria de biodiesel da Petrobras, uma empresa de energia que, atualmente, busca o caminho da energia limpa: ela, que trabalha com hidrocarbonetos, vai buscar também a alternativa do biocombustível, importantíssimo para o Ceará. Cerca de 30 mil agricultores, entre o Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte vão produzir mamona e girassol que serão utilizados, entre outros produtos que podem ser refinados, nessa usina de biodiesel. Esses dois Estados vão ocupar 30 mil agricultores. Trinta mil agricultores! É uma cifra importantíssima para a nossa região porque significa desenvolvimento, emprego, renda e movimentação da atividade econômica de toda aquela região que se estende do Rio Grande do Norte ao Estado da Paraíba.

            Em seguida, vamos a Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero, de grandes lideranças políticas do meu Estado e da nossa região ali do Cariri, que inclui os Estados de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Piauí. Ali vamos tratar de educação. O Presidente vai, exatamente, visitar o campus avançado da universidade federal que está sendo construído no entroncamento de três Municípios: Crato, Juazeiro e Barbalha que serão beneficiados com cursos da universidade federal naquela região. É a expansão do ensino superior, que antes estava limitado quase exclusivamente à capital, Fortaleza. E havia uma certa resistência em expandir o ensino superior federal para o interior do Estado do Ceará. Lula vai visitar essas instalações.

            Ali também vai entregar título de terra a milhares de agricultores e já anunciou antecipadamente que, lá no Ceará, no Município de Redenção, será construída nova universidade federal, para resgatar a nossa dívida, ou parte ainda muito pequena da nossa dívida, com o povo africano. Será uma unidade em que metade dos alunos serão brasileiros e a outra metade será formada por africanos e também por pessoas oriundas de outros países de língua portuguesa, notadamente o Timor Leste, e de outras regiões que tiveram a passagem dos portugueses em sua colonização.

            Sr. Presidente, deixei por último, porque sei que teremos que votar matéria importante daqui a pouco, um relevante anúncio. Agora, no diálogo do Presidente Lula com o Conselho Político, o Presidente reafirmou a sua determinação de construir novas unidades de refino da Petrobras. Sua Excelência confirmou nova usina no Maranhão, no Ceará e também no Rio Grande do Norte, o que é muito importante para todos nós. E amanhã, no Estado do Ceará, no Porto do Pecém, o Presidente da República vai assinar com o Governo do Estado do Ceará um protocolo objetivando a construção de uma refinaria prêmio que visa a refinar trezentos mil barris/dia, com o propósito especialmente de exportar.

            Sr. Presidente, uma refinaria no Estado do Ceará é um anseio de muitas décadas, de muitas e muitas décadas; é uma luta que envolveu o Governo, envolveu o empresariado, o movimento social, o movimento popular. Eu me lembro aqui de um Deputado Estadual que hoje é Deputado Federal, um dos mais populares do Estado do Ceará e mais queridos do povo cearense, chamado Chico Lopes. O Chico Lopes, quando terminou o seu mandato de Deputado Estadual, já estava sendo chamado de Chico Petróleo, tal o seu empenho e o empenho das lideranças populares na conquista da refinaria de petróleo.

            Sr. Presidente, eu vou concluir com as palavras do Presidente da República, ou parte delas. São US$11 bilhões de investimentos para a construção da refinaria.

            Meu caro Senador Raupp, eu sei que V. Exª quer encaminhar votação de matéria significativa, mas eu não poderia deixar de anunciar...

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Fique à vontade, Senador.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - ...este grande empreendimento - obrigado - porque ele é o maior de todos os tempos. Jamais nenhum presidente, ou mesmo a soma deles, fez empreendimento de tão larga magnitude no nosso Estado, Ceará, e de tão grande impacto na nossa economia e na formação do nosso povo. É uma refinaria para exportar, gerar divisas, gerar emprego, tecnologia e atrair - quem sabe? - centenas e centenas de novos empreendimentos para o nosso Estado.

            A partir de amanhã, com o anúncio do Presidente, nós já podemos dizer que se desenha um novo momento na vida econômica, política e social do Estado do Ceará.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Senador Inácio Arruda,...

            O SR. INÁCIO ARRUDA (PCdoB - CE) - Vou concluir, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho - PMDB-RN) - Há necessidade de prorrogar a sessão por mais vinte minutos.

            V.Exª tem de novo a palavra.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (PCdoB - CE) - Eu agradeço, Sr. Presidente.

            Concluo fazendo essa reafirmação histórica para o Ceará. O povo cearense, amanhã, estará esperando o Presidente Lula em Juazeiro do Norte, em Padre Cícero, lá, no Quixadá, sertão central cearense, semi-árido, e no Porto do Pecém, para fazer esse ato em conjunto, um aplauso pelo desenvolvimento, um aplauso pelo progresso do nosso País, porque ajudar essa região, ou as regiões mais pobres do País, é ajudar o progresso e o desenvolvimento da nossa Nação.

            O Ceará, ciente da importância desse ato, desse gesto da Presidência da República, vai receber Sua Excelência, que será acompanhado pelo Presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e de outras autoridades do Governo. Ressalto neste momento esse episódio que vai acontecer amanhã. Vai ser um ato para história do Estado do Estado do Ceará.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2008 - Página 30944