Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Felicitações à Rede Globo pela publicação de seu relatório de Ações Sociais - 2007.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Felicitações à Rede Globo pela publicação de seu relatório de Ações Sociais - 2007.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2008 - Página 31136
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, RESPONSABILIDADE, NATUREZA SOCIAL, EMPRESA, ELOGIO, AMPLIAÇÃO, INICIATIVA, ATUAÇÃO, SETOR, COMENTARIO, RELATORIO, POLITICA SOCIAL, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ESPECIFICAÇÃO, PROGRAMA, PARCERIA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), PROMOÇÃO, DIREITOS, CRIANÇA, ADOLESCENTE, BUSCA, VOLUNTARIO, APOIO, ESCOLA PUBLICA, COLABORAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), OFERTA, SERVIÇO, POPULAÇÃO CARENTE, INCLUSÃO, CIDADANIA.
  • ELOGIO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ESFORÇO, CAMPANHA, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, APOIO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, DOAÇÃO, ORGÃO HUMANO, CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, PREVENÇÃO, DROGA, VALORIZAÇÃO, CULTURA, CONTRIBUIÇÃO, EDUCAÇÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nas sociedades capitalistas hodiernas, já não se discute a necessidade de as empresas atuarem em conformidade com os parâmetros legais e com os melhores padrões de lisura e ética, tanto concorrencial como na relação com os fornecedores, parceiros e consumidores ou clientes. Isto já é ponto pacífico.

            Na prática, há uma série de fatores e atributos que qualificam, nos dias de hoje, as boas empresas. Além da excelência no ramo no qual atuam, elas acabam por se destacar justamente por exceder suas obrigações legais. Ao assumirem uma responsabilidade social corporativa, tais instituições reconhecem a importância de incorporar à vida produtiva das empresas um valor como a solidariedade.

            Mas não apenas isso. A moderna empresa é também plural, à medida que percebe que deve satisfações a uma gama variada de agentes, e não apenas aos acionistas. Conseqüentemente, deve primar pela transparência nessas relações, não se limitando apenas à publicação de balancetes e outros demonstrativos contábeis. Por fim, a empresa socialmente responsável é distributiva e não deve descurar de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

            Sr. Presidente, neste longo preâmbulo procurei salientar as condições que, nos últimos vinte anos, se impuseram às boas empresas, nacionais ou estrangeiras; públicas ou privadas. É sempre com muita satisfação que percebo que tais práticas têm-se disseminado e, por isso, invariavelmente, sinto-me na obrigação de difundir essas boas iniciativas, mister que cumpro ao dar ciência ao Plenário do Relatório de Ações Sociais da Rede Globo - 2007.

            Srªs e Srs. Senadores, é rico o portfólio de ações sociais da Rede Globo. O carro-chefe é um programa que já completou 22 anos de existência, beneficiando mais de cinco mil projetos, envolvendo cerca de três milhões de crianças, adolescentes e jovens. O "Criança Esperança", desenvolvido em profícua parceria com a Unesco, é centrado na Educação e constitui-se na maior campanha de promoção dos direitos da infância e da adolescência do País.

            Já o "Amigos da Escola" busca capacitar professores e gestores escolares da rede pública para a criação de uma rede de voluntariado, mediante o uso de ferramenta de transmissão de conhecimento à distância. O Programa foi o vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2007, concedido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

            Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Rede Globo promove, já há 14 anos, a "Ação Global" -- uma verdadeira rede de serviços pela cidadania, que se alastra simultaneamente pelos 27 Estados da Federação, ofertando, sem ônus, serviços na área de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, totalizando 4 milhões de atendimentos ao público mais carente.

            Na área da chamada publicidade social, não tem sido menor o esforço da Rede Globo de Televisão. Não há quem não tenha visto ao menos uma de suas inserções em favor da diversidade étnica, das pessoas portadoras de deficiência, da doação de órgãos, do consumo consciente, da vida saudável, da preservação do meio ambiente, da prevenção às drogas ou valorizando a cultura nacional. Falo, Senhoras e Senhores Senadores, de um investimento publicitário em campanhas próprias ou de terceiros estimado em 581 milhões de reais.

            Falei, há pouco, do apoio à cultura, mas gostaria de me deter um pouco mais nessa área tão importante e, ao mesmo tempo, historicamente destituída de recursos. Tendo por fio condutor a promoção da diversidade cultural, a Rede Globo tem acolhido e apoiado diferentes manifestações artísticas, ao divulgar exposições, shows de música, eventos artísticos, festivais de cinema e peças de teatro. Para que façamos uma idéia, Sr. Presidente, apenas na área do teatro foram divulgadas 170 peças no ano passado, um investimento de mais de 22 milhões de reais.

            Porém, talvez seja especificamente na área educacional que resida o grande contributo da Rede Globo. Há uma série de projetos realizados desde 1977, com o intuito de transmitir conhecimentos teóricos ou aplicados, como o pioneiro Telecurso, de um lado, ou o Globo Ciência, de outro. Além desses, não é possível esquecer do Canal Futura, vinculado à Fundação Roberto Marinho, praticamente todo ele voltado para a educação.

            Sr. Presidente, seria ocioso continuar a falar dos inúmeros projetos sociais da Rede Globo, da sua primazia no desenvolvimento de programas com conteúdo nacional e regional, da qualidade de seu telejornalismo, do capricho de suas produções especiais. Nunca é demais, todavia, focalizar a veiculação de mensagens socioeducativas nas tramas de teledramaturgia e em programas de entretenimento. Com efeito, o merchandising social tem contribuído para debelar preconceitos e trazer ao grande público esclarecimento sobre problemas que afetam milhares de pessoas, seja no combate ao racismo, seja, por exemplo, na divulgação de potencialidades de um portador de Síndrome de Down.

            Talvez este seja um resumo precioso do valor da responsabilidade social em nossa comunidade empreendedora: ao pensar no bem comum, a resultante imediata é o fortalecimento dos laços sociais, o conhecimento mútuo mais aprofundado, a mitigação das dessemelhanças e das iniqüidades. Por todos esses motivos, felicito a Rede Globo pela publicação de seu Relatório de ações sociais - 2007.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Obrigado, Sr. Presidente!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2008 - Página 31136