Discurso durante a 133ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anuncia o andamento do projeto da Estrada do Cajueiro.

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Anuncia o andamento do projeto da Estrada do Cajueiro.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2008 - Página 27798
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, AUDIENCIA, CONGRESSISTA, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), RECEBIMENTO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, ARQUIVAMENTO, PROJETO, RODOVIA, REGIÃO, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), PRIORIDADE, BANCADA, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, INFORMAÇÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), TRAMITAÇÃO, COBRANÇA, AGILIZAÇÃO, OBRA PUBLICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), AGILIZAÇÃO, RECUPERAÇÃO, RODOVIA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), MOTIVO, EXCESSO, CHUVA.

            A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, hoje, às cinco da tarde, estivemos no Ministério dos Transportes numa audiência com a presença do Senador Agripino, do Deputado Federal Felipe Maia, do Deputado Betinho e da Deputada Sandra para tratar da questão que foi motivo de notícia em todo o nosso Estado e de pronunciamento meu nesta tribuna. Trata-se da Estrada do Cajueiro, que V. Exª conhece muito bem. Sabemos de todo o seu interesse também de que essa obra importante para a região de Mossoró e para o nosso Estado possa ser realizada.

            O Ministro Alfredo Nascimento nos deu boas notícias. Houve uma informação, trazida a público pelo Deputado Felipe Maia, de que essa obra tinha sido arquivada. O Ministro nos trouxe a informação de que, na realidade, o projeto da Estrada do Cajueiro, que foi decisão da Bancada - toda a Bancada do Rio Grande do Norte colocou essa obra como prioridade entre as obras a serem executadas no Orçamento de 2007, tendo sido colocados recursos da ordem de R$ 40 milhões para essa obra -, não estava mais no Ministério porque tinha sido levado para ajuste técnico na empresa responsável pelo projeto da estrada, que é a Empresa Maia Melo.

            No momento da audiência, o Ministro ligou para o Superintendente do DNIT, e tivemos a informação de que o projeto, até o final deste mês, estará retornando, já com as devidas correções, para o Ministério dos Transportes e de que até o dia 30 de agosto deverá estar concluído. Nosso apelo foi para que o Ministro agilizasse e que essa obra pudesse ser realizada o mais rápido possível, porque significa algo de uma importância muito grande para a nossa Região.

            E quero aqui também acrescentar que, na oportunidade, disse ao Ministro que iríamos continuar, todos nós do Rio Grande do Norte, vigilantes, acompanhando, por entendermos a importância dessa obra. Esse será o meu posicionamento e tenho certeza também que dos senhores, Senador Garibaldi, Senador Agripino e dos nossos Deputados Federais.

            Aproveitei também, Sr. Presidente, para dizer da situação das estradas, apesar do grande trabalho... Quero aqui dizer que o Ministro Alfredo Nascimento tem feito um trabalho, através dos DNITs estaduais, de recuperação de estradas federais. Hoje, já é uma outra situação, mas, em função das chuvas, que foram muito rigorosas em nosso Estado, alguns trechos da BR-304 e BR-405 ainda estão precisando de reparos urgentes.

            Como estive, recentemente, na região entre Pau dos Ferros e Itaú, a recuperação da 405 precisa - não somente ali, mas também em alguns trechos entre Apodi e Mossoró - ser agilizada.

            Fiz esse apelo ao Ministro, até porque, se não for feito o mais rapidamente possível, os estragos serão maiores, e não queremos que a 405 retorne à situação que esteve anteriormente, completamente intrafegável. 

            Então, nós fizemos esse pedido, e também da BR-304, Sr. Presidente, com um trecho de cerca de 6 quilômetros entre Açu e Mossoró, um trecho que, realmente, está bastante preocupante e que precisa ser agilizado. O Ministro nos garantiu que as providências seriam tomadas de imediato.

            Era isso que eu queria informar para o nosso Estado, informar para a nossa Região e dizer que a Estrada do Cajueiro continua, para nós - para mim de uma maneira muito especial -, como prioridade porque sei o quanto representa para Mossoró e para a nossa Região. E a ligação, Senador Inácio Arruda, também com o Vale do Jaguaribe é de importância grande para todos nós. Como fui Prefeita, tenho a noção do quanto vai representar para as comunidades que estão à margem - os assentamentos, as comunidades rurais - e, principalmente, do benefício que trará à cidade de Mossoró.

            Era isso, Sr. Presidente, que eu queria comunicar.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2008 - Página 27798