Pronunciamento de Flexa Ribeiro em 16/07/2008
Discurso durante a 133ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Encaminha à Comissão de Direitos Humanos denúncias de tortura aos detentos do Centro de Recuperação de Altamira, onde houve uma rebelião em junho.
- Autor
- Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
- Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Encaminha à Comissão de Direitos Humanos denúncias de tortura aos detentos do Centro de Recuperação de Altamira, onde houve uma rebelião em junho.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/07/2008 - Página 27809
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA, COMERCIANTE, ESPECIFICAÇÃO, SAUDAÇÃO, FEDERAÇÃO, ASSOCIAÇÕES, COMERCIO, ESTADO DO PARA (PA).
- REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, SENADO, DENUNCIA, TORTURA, DETENTO, MUNICIPIO, ALTAMIRA (PA), ESTADO DO PARA (PA), AUTORIA, POLICIA MILITAR, POLICIA, PENITENCIARIA, EXPECTATIVA, COMBATE, ABUSO.
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, não tive oportunidade de apartear o Senador Adelmir Santana, mas o faço agora, parabenizando-o pelo pronunciamento em que homenageou o Dia do Comerciante. E saúdo os comerciantes do Estado do Pará, por meio da Federação do Comércio do Estado do Pará e da Federação das Associações Comerciais do Estado do Pará. Realmente, os comerciantes são, sem sombra de dúvida, um esteio na economia e na geração de emprego e renda para o Brasil. Parabéns a todos.
Sr. Presidente, ao finalizar o uso da palavra pela ordem e aproveitando a presença do Senador José Nery à Mesa dos trabalhos, quero dizer que hoje encaminhei ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Senador Paulo Paim, Comissão da qual V. Exª faz parte, denúncia gravíssima que recebi em meu gabinete, em Belém, de familiares de detentos do Centro de Recuperação de Altamira, onde houve uma rebelião no início de junho. Esses detentos sofreram torturas por parte da polícia penitenciária e da polícia militar.
Senador José Nery, aqui tenho vários depoimentos tomados pela Defensoria Pública, pela Sociedade Paraense de Direitos Humanos, de familiares dos presos.
Peço, portanto, a colaboração de V. Exª, como membro da Comissão de Direitos Humanos, pois, ao retomarmos os trabalhos, em agosto, o Senador Paulo Paim, com certeza absoluta, tomará as providências para coibir os abusos que estão ocorrendo no Estado do Pará. E convido V. Exª para, nestas duas semanas de recesso, em nossa caminhada pelo Estado do Pará, com os candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, ir a Altamira e constatar a realidade dessa casa que se diz de recuperação, mas que, pelo que recebemos aqui, pelo que está registrado, e o Senador Paulo Paim irá averiguar, passa a ser uma casa de tortura.
Muito obrigado, Senador Mão Santa.