Discurso durante a 135ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário sobre a saída de Gilberto Gil do Ministério da Cultura.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA CULTURAL.:
  • Comentário sobre a saída de Gilberto Gil do Ministério da Cultura.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2008 - Página 28461
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), ESFORÇO, TENTATIVA, AUMENTO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO CULTURAL, BRASIL.
  • EXPECTATIVA, EFICACIA, ATUAÇÃO, SECRETARIO EXECUTIVO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CULTURA (MINC).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de expressar meus cumprimentos ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que, depois de cinco anos e sete meses, avaliou que era adequado voltar simplesmente à vida artística, ele que tão bem dignificou o cargo de Ministro da Cultura e que, inclusive, como um dos maiores cantores brasileiros e uma pessoa de extraordinária sensibilidade artística, já havia sido representante do povo, no Município de Salvador, onde foi Vereador.

            Foi convidado pelo Presidente Lula, no início de seu mandato, em 2003, e abraçou a responsabilidade de levar adiante a melhoria das oportunidades culturais para o povo brasileiro.

            Ele interagiu com o meio artístico, não apenas com os músicos brasileiros, mas com o pessoal de teatro, os intelectuais e pessoas de todas as áreas. Certamente ele soube realizar ações muito interessantes. Lutou para que o Ministério da Cultura pudesse ter uma proporção maior de recursos no Orçamento do que simplesmente 1%. E vinha conseguido caminhar nessa direção, embora ainda não tivesse atingido inteiramente seus objetivos.

            E se utilizou alguns versos de Refazenda para se despedir, dizendo: “Amanhã será tomate, anoitecerá mamão. O Governo do Presidente Lula tem a capacidade de fazer o País compreender a transformação, é uma refazenda extraordinária. Eu cederia a música como jingle”.

            O seu Secretário Executivo, Juca Ferreira, assume o posto, ele que teve uma convivência com Gilberto Gil de grande relevância e expressão, dialogando com todos os setores da área cultural. Quero também expressar o desejo de que Juca Ferreira possa desempenhar muito bem a sua responsabilidade de Ministro da Cultura.

            E tenho a certeza de que Gilberto Gil, voltando a ter o tempo integral de sua vida, depois de toda essa experiência como Ministro da Cultura, com sua possibilidade de criar, de compor música e de cantar pelo Brasil e pelo mundo, continuará a dignificar a música e a arte brasileiras no Brasil e no mundo.

            Parabéns, portanto, ao Ministro Gilberto Gil pela extraordinária contribuição que deu ao Governo do Presidente Lula e ao povo brasileiro. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2008 - Página 28461