Fala da Presidência durante a 135ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do artista Athos Bulcão.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do artista Athos Bulcão.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2008 - Página 28461
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ARTISTA, ARTES PLASTICAS, ESCRITOR, DESENHISTA, PINTOR, PROFESSOR, IMPORTANCIA, COMPLEMENTAÇÃO, ARQUITETURA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
  • IMPORTANCIA, MANUTENÇÃO, FUNDAÇÃO, PRESERVAÇÃO, ACERVO HISTORICO, ARTISTA, DISTRITO FEDERAL (DF), REGISTRO, COMPOSIÇÃO, INSTITUIÇÃO ARTISTICA.

            O SR. PRESIDENTE (Gim Argello. PTB - DF) - Perde o Brasil um dos seus mais expressivos artistas: Athos Bulcão. Em essência, um artista público inesgotável em sua capacidade de ser múltiplo. Paisagista, escultor, mosaicista, desenhista, pintor e professor. A obra de Athos Bulcão completa, de forma magnífica, a arquitetura de Oscar Niemeyer. É inimaginável pensarmos Brasília sem sua presença forte, seja no Itamaraty, no Teatro Nacional, no Memorial JK e em tantas outras obras. A cidade que ele escolheu para viver e ajudou a construir hoje se despede de Athos Bulcão, reconhecendo, com homenagem, seu enorme legado de arte e beleza.

            Sala das Sessões, 1º de agosto de 2008.

            O SR. PRESIDENTE (Gim Argello. PTB - DF) - Obrigado, Senador Eduardo Suplicy.

            Quero fazer referência ao passamento do artista Athos Bulcão e aos Senadores que aqui se pronunciaram.

            Eu gostaria de registrar os pronunciamentos, os votos de pesar à família que fizeram os Senadores que aqui estiveram hoje: o nobre Senador Adelmir Santana, o Senador Renan Calheiros, o Senador Eduardo Suplicy, o Senador José Sarney, o Senador Marco Maciel, o Senador Efraim e o Senador Cafeteira.

            Da mesma forma, recebemos há pouco a formação da Fundação Athos Bulcão que deve continuar a zelar pela preservação de todo o grande acervo que tem o Distrito Federal desse fantástico artista que muito nos honrou morando na nossa cidade, um verdadeiro pioneiro.

            Eu gostaria de registrar aqui a composição da equipe da Fundação: o Presidente é um outro pioneiro do Distrito Federal, Orlando Taurisano, um empresário de destaque na cidade, da Disbrave; o Vice-Presidente é Natanry Osório, também pioneiro de Brasília; a Vice-Presidente é a Drª Lea Portugal; a Secretária Executiva da Fundação Athos Bulcão é Valéria Maria Lopes Cabral; a Assessora de Imprensa é Ionara Talita Silva. A equipe de SuperAção Jovem tem uma ação jovem dos artistas e todos acompanham a obra de Athos Bulcão.

            Exemplo disso é o Senador Marco Maciel, que há pouco estava na tribuna. S. Exª também fez uma lei na época em que era Deputado Estadual, para que se colocassem obras a céu aberto em Recife. Essa é uma lembrança que eu gostaria de deixar registrada. Da mesma forma que, quando Deputado Distrital, apresentei a Lei das Artes do Distrito Federal. Várias pessoas podem ver as esferas do Darlan Rosa, do Omar Franco, do Toninho, e tantos outros artistas.

            Hoje, existem 246 artistas com obras expostas em todo o Distrito Federal. Isso é muito importante para tornar Brasília um museu a céu aberto, como era a vontade do Athos Bulcão.

            Após essas palavras, indago se mais algum Senador gostaria de fazer uso da palavra. (Pausa.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2008 - Página 28461