Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 109 anos de fundação da cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. (como Líder)

Autor
Marisa Serrano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 109 anos de fundação da cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2008 - Página 34702
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), DESCRIÇÃO, HISTORIA, CRIAÇÃO, POSTERIORIDADE, CAMPANHA DO PARAGUAI, INTERESSE, PROMOÇÃO, MIGRAÇÃO, INTERIOR, BRASIL, REFORÇO, FRONTEIRA, COMENTARIO, SITUAÇÃO, ATUALIDADE, SUPERIORIDADE, QUALIDADE DE VIDA, MODERNIZAÇÃO, CIDADE, SEDE, UNIVERSIDADE, EMPRESA, CONCLAMAÇÃO, BRASILEIROS, VISITA, REGIÃO, SAUDAÇÃO, POPULAÇÃO.

A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS. Pela Liderança. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

Hoje, dia 26 de agosto, é uma data muito importante para Mato Grosso do Sul. A nossa capital, Campo Grande, está fazendo 109 anos. É feriado, é festa, mas é a oportunidade que tenho também de conclamar todos os meus pares, Senadores e Senadoras, e toda a Nação brasileira a voltarem os olhos um pouco para o interior do País, a voltarem os olhos para as nossas fronteiras, para um Estado que faz fronteira com a Bolívia e com o Paraguai, como é o caso de Mato Grosso do Sul, e a também, neste momento em que Campo Grande completa aniversário, parar para analisar cidades como Campo Grande.

Campo Grande foi fundada, logo depois da Guerra do Paraguai, numa política nacional de interiorização do País, de aculturamento e, principalmente, de sedimentação de pessoas na fronteira com o Paraguai, para resgatar as terras conquistadas nessa guerra.

Campo Grande foi invadida, em bom aspecto, pelos mineiros. Os mineiros chegaram, vindos principalmente de Uberaba e Uberlândia, e fundaram uma cidade chamada Campo Grande, que era um campo de vacaria. Campo Grande foi criada no meio de dois córregos: Prosa e Segredo. Mas são, ao todo, 13 córregos que cortam a cidade.

Hoje, Campo Grande tem mais de 700 mil habitantes, é uma cidade moderna, limpa, organizada, uma das melhores cidades para se viver no País. Ela foi considerada assim numa pesquisa e temos muito orgulho da nossa capital. É uma cidade que aproveitou os seus recursos naturais, é cheia de parques e jardins, o que nos alimenta o espírito e a alma.

A cidade é o centro econômico, social e cultural do Estado e está sedimentada e colocada no centro do Estado, irradiando, portanto, a cultura, o trabalho e, principalmente, a área econômica para todo o Mato Grosso do Sul. Nós temos ali pelo menos um boom enorme de empresas sendo colocadas e se colocando em Campo Grande. Hoje, grandes supermercados e lojas de departamentos, as maiores do País, estão em Campo Grande. E isso nos dá a certeza de que a nossa cidade vai continuar oferecendo a todos os munícipes uma vida melhor, uma vida mais digna.

É importante também dizer que Campo Grande sedia as maiores universidades do nosso Estado. Pelo menos quatro grandes universidades estão lá, e eu queria destacar três das maiores, entre elas a Universidade Federal de Campo Grande - temos uma outra universidade federal, a da Grande Dourados -; a Anhangüera, que há pouco tempo adquiriu a Uniderp; e a Católica, que é a Dom Bosco, a universidade mais antiga do meu Estado.

Portanto, eu quero, nesta data em que Campo Grande comemora 109 anos, cumprimentar não só os campo-grandenses, os sul-mato-grossenses, todos os que têm orgulho da sua capital, mas também conclamar todos os brasileiros para que conheçam a nossa terra, conheçam a nossa capital, Campo Grande, dêem uma esticadinha no Pantanal, que é lindíssimo, em Bonito e Jardim, que têm belezas aquáticas maravilhosas, e também façam uma visita à fronteira, a Ponta Porã, no Paraguai, e a Corumbá, na fronteira com a Bolívia.

Tenho certeza de que vão gostar do nosso Estado e, neste dia de festa, cumprimento todos os campo-grandenses.

Sr. Presidente, eram essas as minhas palavras.

Muito obrigada. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2008 - Página 34702