Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo publicado no jornal Correio Braziliense, intitulado "O Brasil e a oferta mundial de alimentos", de autoria do Diretor-Geral do Senado, Dr. Agaciel Maia.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. POLITICA AGRICOLA. :
  • Registro do artigo publicado no jornal Correio Braziliense, intitulado "O Brasil e a oferta mundial de alimentos", de autoria do Diretor-Geral do Senado, Dr. Agaciel Maia.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2008 - Página 34930
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), AUTORIA, DIRETOR GERAL, SENADO, CRITICA, PROTECIONISMO, PAIS INDUSTRIALIZADO, EUROPA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO AGRICOLA, BRASIL, COMPARAÇÃO, PRODUÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, DEFESA, AMPLIAÇÃO, SEGURO AGRARIO, MODERNIZAÇÃO, PORTO, RODOVIA, VIABILIDADE, AUMENTO, PROPORCIONALIDADE, PRODUTO AGRICOLA, AMBITO NACIONAL.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço a V. Exª.

Uso da palavra para pedir a V. Exª a transcrição, nos Anais do Senado Federal, de um artigo da mais alta importância publicado no Correio Braziliense, edição do dia 23 deste mês, intitulado “O Brasil e a oferta mundial de alimentos”, de autoria do Diretor-Geral do Senado, Dr. Agaciel Maia.

O Dr. Agaciel, entre outros pontos que destaca em seu artigo, fala das barreiras alfandegárias ou fitossanitárias utilizadas com fins protecionistas pelos Estados Unidos e por países da Europa. Por outro lado, há um destaque para o Brasil no que diz respeito ao crescimento de sua produção agrícola, porque, enquanto a produção mundial cresce em torno de 0,8%, o Brasil projeta uma média, cada vez mais crescente, de 4,1% por ano, desde 1996 até o ano de 2006.

No que diz respeito ao seguro rural, ele também faz um comentário, de vez que esse instrumento de proteção do produtor rural ainda é exercitado com certa timidez no Brasil. Era preciso que houvesse uma medida para a universalização do seguro rural, sem dúvida alguma, para cobrir possíveis prejuízos com as intempéries, com as cheias ou com as secas, que, no particular, ocorrem muito no Nordeste.

Ao final, Sr. Presidente, o Dr. Agaciel fala sobre a modernização dos portos e das estradas para aumentar a proporção de produtos agrícolas em nosso País.

Portanto, peço a V. Exª a transcrição, nos Anais da Casa, deste artigo que mereceu a atenção do Correio Braziliense - tanto que o publicou no dia 23 deste mês - e que sintetiza as preocupações do povo brasileiro com o avanço do nosso País no que diz respeito à produção de alimentos.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“O Brasil e a oferta mundial de alimentos”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2008 - Página 34930