Fala da Presidência durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos vinte anos de funcionamento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos vinte anos de funcionamento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2008 - Página 30094
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA (ENAP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, REFORMA ADMINISTRATIVA, MELHORIA, QUALIFICAÇÃO, SERVIDOR, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, EXPECTATIVA, CONSOLIDAÇÃO, TRABALHO, BUSCA, QUALIDADE, AGRADECIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Ao encerrar esta sessão, quero dizer da minha imensa honra por presidi-la ao lado do Presidente José Sarney, que foi o criador, o inspirador, aquele que fez com que essa Escola se tornasse uma realidade. E quero dizer também que ontem experimentei igual emoção ao visitar a Enap, participando das comemorações que foram realizadas na própria escola, quando tivemos também a palavra de vários oradores. Presidente José Sarney, já naquela oportunidade, rememoraram toda a luta, toda a história, toda a trajetória da Enap, e sempre ressaltando, claro, o papel exercido por V. Exª e pelo Ministro Aluízio Alves. Portanto, o Senado Federal não podia deixar de homenagear uma escola como essa, que vem se constituindo num grande esteio de formação da burocracia dos funcionários, sobretudo aqueles de carreira. Na verdade, o Presidente José Sarney falava há pouco nesta tribuna de uma reforma administrativa profunda; e eu acredito que, se até agora ela não foi realizada, a Enap se encarregou de fazer, de certa maneira, a sua parte, formando servidores públicos à altura do desafio desta Nação, dos desafios que temos pela frente.

            Então, Presidente Sarney, aqui estão servidores da Enap, alunos e ex-alunos que passaram pelos bancos dessa escola e que têm muito orgulho disso. A comemoração foi a mais fraterna e alegre possível. Foi uma festa à qual tive a oportunidade de comparecer e também de dizer, por meio da minha palavra, dessa satisfação, Henrique, que nós temos hoje por saber que Aluízio Alves e José Sarney construíram alguma coisa que vai ficar para a história administrativa e política deste País.

            Diz-se muito que nós só teremos uma burocracia estável, a exemplo de outros países, quando tivermos um regime parlamentarista, porque o regime parlamentarista favorece a consolidação de uma burocracia estável. Como nós não sabemos, no horizonte político do Brasil, se o parlamentarismo terá a sua hora, nós temos é que fazer avançar o trabalho dessa escola.

            Essa escola precisa, na verdade, fazer com que não se diga da administração brasileira o que se diz hoje, com grande orgulho, com grande vaidade: que, no Brasil, nós temos, na administração, ilhas de excelência. E aí quem diz se refere ao Itamaraty, se refere ao Ministério da Fazenda, se refere a outros ministérios. Mas, no conjunto, ficamos sempre a desejar que essas ilhas possam se constituir, isto sim, num imenso continente e fazer com que a Administração Pública Federal possa ter um padrão de excelência, um verdadeiro padrão de excelência, através de todos os seus órgãos, e não apenas de alguns mais privilegiados. E a Enap tem esse papel. Ela precisa continuar a ser prestigiada. O Governo Federal deve, na verdade, conferir à Enap as prerrogativas de formação, de qualificação dos servidores públicos federais.

            Faço esse registro ao encerrar esta sessão, agradecendo a presença de todos, de todos os que estão aqui na Mesa, a presença do Presidente José Sarney, a presença de Henrique Eduardo Alves, de Ana Catarina que, conjuntamente comigo, constituem aqui a família do ex-Ministro Aluízio Alves; e também a presença da nossa Diretora Helena Kerr, a presença do Francisco Gaetani, e a presença da nossa desembargadora.

            De modo que todos nós, tenho certeza, vamos sair daqui absolutamente convictos de que a Enap, se fez 20 anos hoje, consagrada desta maneira, vai continuar assim por anos afora, exercendo esse papel realmente inesquecível, esse papel fundamental na vida administrativa brasileira.

            Está suspensa a sessão para cumprimentos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2008 - Página 30094