Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização de reunião do Conselho Político, com o Presidente da República, hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, sob o tema "Um Novo Brasil em Construção", onde foram anunciados investimentos na ordem de um trilhão e meio de reais. Manifestação sobre projeto da autoria de S.Exa., que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão do café na merenda escolar.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. EDUCAÇÃO. :
  • Realização de reunião do Conselho Político, com o Presidente da República, hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, sob o tema "Um Novo Brasil em Construção", onde foram anunciados investimentos na ordem de um trilhão e meio de reais. Manifestação sobre projeto da autoria de S.Exa., que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão do café na merenda escolar.
Aparteantes
Renato Casagrande.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2008 - Página 36200
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANUNCIO, AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO, EXPECTATIVA, DESENVOLVIMENTO, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), QUESTIONAMENTO, AUSENCIA, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE, JAZIDAS, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL.
  • EXPECTATIVA, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ESPECIFICAÇÃO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, CONSTRUÇÃO, INDUSTRIA SIDERURGICA, FILIAL, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, CHINA.
  • DEFESA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, INCLUSÃO, CAFE, MERENDA ESCOLAR, REGISTRO, PESQUISA, AMBITO INTERNACIONAL, DEMONSTRAÇÃO, BENEFICIO, CONSUMO.
  • LEITURA, CARTA, PROFESSOR, DEFESA, CAFE, BENEFICIO, SAUDE, COMBATE, DEPENDENCIA, DROGA, ALCOOL, COMENTARIO, LEGISLAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), RECOMENDAÇÃO, CONSUMO.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, pela manhã, no Palácio do Planalto, aconteceu uma cerimônia muito interessante e muito importante para todos nós brasileiros e todos nós habitantes de Estados brasileiros.

O Presidente Luiz Inácio da Silva convocou uma reunião do Conselho Político de maneira ampliada. Vários Senadores estiveram lá, o Casagrande esteve, estive eu, V. Exª esteve lá também, Sr. Presidente, cujo tema era Um Novo Brasil em Construção. E nós tivemos a oportunidade de ver o Presidente anunciando um investimento de 1,5 trilhão de reais. Em todos os setores, investimentos públicos, investimentos privados, investimentos de empresas estrangeiras, um investimento de assustar, tão volumoso é. Por exemplo, na indústria de serviços, haverá, deste ano até 2011, investimentos de 627 bilhões de reais; infra-estrutura, 304 bilhões de reais; construção residencial, a indústria da construção civil no Brasil crescendo muito!, 535 bilhões de reais; na agropecuária, 45 bilhões de reais.

Então veja V. Exª que é um volume de investimentos que nunca existiu na história do Brasil, e não está incluído o pré-sal.

O que me causou admiração, acima de tudo, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi a memória do Presidente da República. Ele fez um discurso de uma hora e dez minutos em que foi colocando a relação de investimento por investimento, setor por setor, Estado por Estado, e muitas vezes até Município, sem consultar um papel, Renato Casagrande. S. Ex.ª foi descrevendo aquilo como se fosse um computador falando. Nem na Internet há uma memória tão grande assim.

Foi uma explosão de entusiasmo que me deixou efetivamente achando que chegou a vez do Brasil no mercado internacional. Todos os documentos, tudo o que ele disse inclusive sobre o Espírito Santo, todos os investimentos que estamos recebendo lá, tudo bem colocado, tudo mapeado, dizendo de quem é, para quem é, para onde vai, o que vai ser feito. Não se trata de uma hipótese e não colocou os investimentos do pré-sal. Então, não é uma hipótese que poderia ou vai acontecer; é o que está acontecendo.

De modo que eu queria cumprimentar o Presidente da República e os Ministros de S.Exª e também cumprimentar o povo brasileiro por esse grande e importante evento a que assistimos hoje e também dizer que o Presidente estará no Espírito Santo no dia 2, quando participará de um evento em Vitória e depois irá para a plataforma no Município de Presidente Kennedy, onde vai presidir a primeira exploração de petróleo do pré-sal.

O pessoal está falando que o pré-sal... Estão furando o pré-sal e tirando hoje do Espírito Santo quinze mil barris por dia, mas o Presidente vai fazer um evento importante, internacional e tal e me informaram hoje que em Vitória estão falando inglês nas ruas. Começou a chegar correspondentes de tudo quanto é jornal do exterior para assistirem e testemunharem esse importante evento para o Brasil e para o mundo. De modo que cumprimento o Presidente da República e o povo brasileiro por esse acontecimento.

Sr. Presidente, tenho uma outra notícia muito interessante aqui.

Sou autor de um projeto...

O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - V. Exª poderia conceder-me um aparte?

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Com a permissão do Presidente, com muito prazer, Senador.

O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - Apenas para reforçar as palavras de V. Exª, Senador Gerson Camata, eu gostaria de falar das perspectivas que nós temos. Elas estão colocadas, mas dependem muito de todos nós para que o povo brasileiro passe a receber cada vez mais o retorno dessa riqueza. De fato, o Presidente irá ao Estado no dia 2 de setembro, na próxima terça-feira, para presenciar a primeira exploração experimental do pré-sal no campo de Jubarte, no sul do Estado do Espírito Santo. Começa a pesquisa de forma concreta com relação a esse campo. Então, para o Brasil é importante, para o nosso Estado, que é o segundo produtor de petróleo hoje e de gás é um evento também importante, porque estaremos sendo acompanhados pelo mundo todo. Outros investimentos fundamentais também estão acontecendo. Ontem mesmo V. Exª acompanhou junto comigo e com o Senador Magno Malta ouviu o Governo anunciar uma adequação, uma duplicação, uma melhoria muito grande na BR-262, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, ao centro do Brasil, a Goiás, a Mato Grosso, a Mato Grosso do Sul...

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - E a Brasília, Excelência.

O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - E a Brasília. Então, esse investimento na BR-262 é importante. Nós, que somos oriundos daquela região serrana do Estado, uma região turística importante, lembramos desse assunto. V. Exª está tratando desse tema, e não custa ressaltar a importância da inclusão da duplicação da BR-262 no Programa de Aceleração do Crescimento e a importância desse investimento para o Estado do Espírito Santo porque vai ajudar no desenvolvimento do Estado e nessa ligação.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Confirmado hoje pelo Presidente.

O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - Confirmado pelo Presidente. Então, o Estado do Espírito Santo, assim como o Brasil, vive essa boa perspectiva. Obrigado, Senador Gerson Camata.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Eu estava dizendo que estamos tendo que falar inglês em Vitória. No sul do Espírito Santo a segunda maior siderúrgica do hemisfério sul começa a ser construída, a Baosteel chinesa, V. Exª que é capixaba sabe disso, e o pessoal lá já está começando a aprender a falar chinês para conviver com os chineses que estão chegando. E, agora, o Governador Paulo Hartung, na Alemanha, conseguiu, pelo menos, quatro grandes empresas alemãs que estão interessadas e estão indo para o Espírito Santo, já vamos ter que falar um pouquinho de alemão também. O Espírito Santo está se internacionalizando, e isso é muito bom para o Brasil.

Eu queria dar outra notícia muito interessante, Senador Renato Casagrande. Sou autor de um projeto que determina que o café seja incluído na merenda escolar. O café ainda é o maior produto agrícola do Brasil, que é conhecido fora pelo futebol, pelo Pelé e pelo café, apesar de a soja, a carne e outros produtos terem ultrapassado o café na pauta de exportações. Esse meu projeto estabelece que na merenda escolar, obrigatoriamente, tem que ser servido café, porque as nossas crianças, hoje, estão tomando coca-cola, esses refrigerantes industriais, com corantes artificiais e deixando de lado o café, aprendendo a beber menos café.

Pois bem. Orgulho-me de ser amigo da professora Roseane Santos. Recentemente, ela publicou um estudo maravilhoso em inglês - não foi ainda traduzido para o português - sobre o café: a cultura, a história e os benefícios do café. Ela é professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Farmácia de Savannah, na Geórgia. É uma professora renomada por suas pesquisas no mundo inteiro. E ela, então, me manda aqui uma carta que vou ler, com a permissão de V. Exªs:

Prezado Sr. Senador, é com prazer que venho lhe informar sobre os resultados da pesquisa, em andamento simultâneo aqui nos Estados Unidos sobre os benefícios do consumo diário de café entre estudantes e seu papel na prevenção da obesidade [um grave problema de saúde pública nos Estados Unidos], além da depressão, suicídio, alcoolismo e consumo de drogas, problemas mundiais e crescentes.

Nossos resultados preliminares na população americana e brasileira confirmam os benefícios do consumo de café em comparação com bebidas artificiais, como colas e bebidas alcoólicas, e a prevenção de sintomas depressivos dentro da população de idade escolar.

Os resultados preliminares deste levantamento foi apresentado no Anual Meeting of American Association of Colleges of Pharmacy (AACP) em Chicago, Illinois, no dia 21 de julho, sob a forma de poster, cuja cópia anexo a esta carta para sua apreciação.

E ela anexa aqui, então, primeiro o anúncio desse importante Congresso de Medicina, o trabalho feito por cientistas norte-americanos coordenados por ela, uma brasileira. O que é que prova aqui? Eu vou traduzir.

O consumo regular de café é importante e traz benefícios para o combate à diabete, à cirrose, e a reversão de tendências suicidas.

Ajuda no combate ao vício de drogas, diminui a necessidade de consumo de álcool por parte dos alcoólatras e, como aumenta o metabolismo, ajuda na perda de peso e caloria nas escolas.

Então, vejam, nos Estados Unidos, eles não estão fazendo uma lei, mas estão recomendando nas escolas que se sirva café na merenda escolar. Ora, se eles que compram o nosso café estão recomendando que este seja servido na merenda escolar, é lógico que nós do Brasil, maior produtor de café do mundo, deveríamos também introduzir, para benefício da saúde das nossas crianças, um pouco de café nas merendas escolares. Isso seria muito importante para prepararmos as crianças para, ao invés de consumirem as colas, consumirem café. Antes se dizia que poderia fazer bem. Hoje está comprovado cientificamente, por cientistas norte-americanos e brasileiros, os inúmeros benefícios que o consumo de café traz para as nossas crianças.

Eu queria pedir, Sr. Presidente, que na Comissão de Justiça do Senado esse meu projeto tramitasse, para que nós pudéssemos, antes de isso acontecer nos Estados Unidos, colocar em vigor o uso do café.

Veja que destino teve o café. Ele foi trazido pelo Comendador Palheta para o Brasil, plantado primeiro no Estado de V.Exª, o Pará. O Comendador Palheta foi à Guiana Francesa, a esposa do governador da Guiana se enamorou dele - então um perigo paraense para a Guiana -, e deu a ele algumas mudas de café.

O Brasil se tornou o maior produtor do mundo graças ao amor da governadora pelo nosso Comendador Palheta, que era um paraense. E veja que ele começou como remédio, o café era usado como remédio. Depois de tanto desenvolvimento, tanto progresso, volta o café novamente a ser medicamento, comprovado cientificamente por essa importante Universidade norte-americana, a Pharmaceutical Sciences South University School of Pharmacy, de Savannah, Estado da Geórgia.

Meus cumprimentos à professora Roseane Santos, aos seus colegas norte-americanos que trabalharam nessa pesquisa e cumprimentos aos cafeicultores brasileiros que, na verdade, não estão só produzindo café, estão produzindo também medicamento.

Recebo aqui a informação de que a matéria está na Comissão, e o relator do meu projeto na Comissão de Educação é o Senador Augusto Botelho, que, espero, relate esse meu projeto que lá está, e que, agora, preside esta sessão.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2008 - Página 36200