Pronunciamento de Mão Santa em 20/08/2008
Fala da Presidência durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
As 15 obras inconclusas do Piauí. Pedido de nomeação de um ministro de estado piauiense.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- As 15 obras inconclusas do Piauí. Pedido de nomeação de um ministro de estado piauiense.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/08/2008 - Página 33948
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- APREENSÃO, DADOS, INFERIORIDADE, RENDA PER CAPITA, ESTADO DO PIAUI (PI), COMPARAÇÃO, ESTADOS, COBRANÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, DETALHAMENTO, REIVINDICAÇÃO, AREA, TRANSPORTE, AGRICULTURA, ENSINO SUPERIOR, SAUDE, ENERGIA.
- EXPECTATIVA, PEDIDO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), NOMEAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, ORIGEM, ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Aproveitando esta oportunidade... Senador Wellington Salgado, quis Deus que eu estivesse na Presidência, quando ontem o Líder do Governo Tião Viana, que estava na Sessão - e, hoje, secundado por Senador do PT, Eduardo Suplicy -, dava, com muita euforia, conhecimento de conquistas da economia.
Eu, do Piauí, recebi com muito pesar o anúncio de que meu Estado tinha a menor renda per capita.
Quero dizer que lamento. Eu tinha tirado o Piauí dessa situação. Nossos índices eram melhores do que muitos índices do Estado do Maranhão, do que muitos índices de Alagoas, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. É como se tivéssemos andado para trás, retroagido.
Quero, a bem da verdade, dizer a Sua Excelência, o Presidente da República, que os aloprados o estão enganando. Quero sugerir a Sua Excelência, com uma visão de futuro, que o Piauí conhece as obras. Que Sua Excelência as concluía para merecer a gratidão do povo do Piauí, que sempre prestigiou o Presidente da República.
São 15 obras que significam o número do meu Partido, do PMDB. O número 15 está aqui representado pelo Líder Wellington Salgado. É também o 15 da Bíblia, dos provérbios do Rei Salomão. É sabedoria. Quero que a sabedoria que Deus deu a Salomão dê ao nosso Presidente Luiz Inácio. O Provérbio nº 15 diz assim: "A palavra branda afasta a ira; a palavra dura suscita o furor". Vamos, com muita brandura, lembrar a Sua Excelência, o Presidente da República, como tirar dessa catástrofe administrativa o Piauí. Quiseram construir uma administração à base da mentira. Então, são 15 obras, Senhor Presidente Luiz Inácio, que reivindicamos, com a força dos piauienses que trabalham, homens e mulheres: o Porto de Luís Correia, que começou com Epitácio Pessoa; a Estrada de Ferro Central do Piauí; os Tabuleiros Litorâneo e Guadalupe, iniciado pelo Presidente Sarney, que fomentam a agricultura; a Ponte de Luzilândia, que nos liga...., está inacabada, no Governo de Vossa Excelência; a Universidade do Delta do Piauí, transformando o campus Reis Velloso em universidade; o Hospital Universitário - o Piauí é um Estado que não tem um hospital universitário; a conclusão da hidrelétrica Boa Esperança, da sua eclusa, tornando possível voltar a navegabilidade do Piauí, principalmente na região sul - esta obra foi concluída pelo Presidente Castello Branco e iniciada por Juscelino Kubitschek; a Ponte do Sesquicentenário, está há oito anos... No mesmo rio, eu construí uma ponte em 87 dias, atestando a competência do povo do Piauí, do engenheiro do Piauí Lourival Parente, da construtura do Piauí, dos operários do Piauí e com dinheiro do Piauí; Ponte de Santa Filomena, no sul, para que a produção de soja e de outros produtos seja evacuada pegando a ferrovia do Maranhão, indo até o Porto de São Luís; o funcionamento dos aeroportos de Parnaíba e São Raimundo Nonato. É tudo mentira, não tem nem teco-teco, e falam, e mentem que tem aeroporto internacional;
A Refinaria de Paulistana. Peço ao Presidente Luiz Inácio que olhe o mapa do Brasil. A própria Petrobras indicou. Ela é eqüidistante da própria capital. Sei que o custo é maior, porque é no interior. Mas mais interior seria Brasília, e Juscelino, com a sua visão de futuro, interiorizou a nossa capital e desenvolveu o País; a ZPE de Parnaíba, há mais de vinte anos liberada para o presente; o metrô, com que Alberto Silva sonhou, está parado. As riquezas nossas, todas emperradas; carcinicultura: quando deixei o Governo, a exportação era de US$20 milhões; baixou para 10%: US$2 milhões; o mel, a soja e a cera de carnaúba.
Por último, Wellington Salgado, que V. Exª leve ao Presidente da República, por meio do nosso Partido - o grandioso PMDB, de que V. Exª tem sido, nas horas difíceis, a liderança conciliária -, o pedido do PMDB do Piauí: queremos um ministro para o Piauí. Não concebemos, Presidente Luiz Inácio! Este País tinha 12, 14, 15 ministros, e sempre tivemos ministros do Piauí que engrandeceram a Pátria, como o Marquês de Paranaguá, João Paulo dos Reis Velloso, que os militares souberam buscar e foi a luz que iluminou o período revolucionário. Além desses, Petrônio Portella, Freitas Neto e João Henrique de Souza.
Então que leve V. Exª, Senador Wellington Salgado, o pleito dos homens de vergonha e mulheres de vergonha do Piauí que se sentiram ofendidos de retroagirem, de andarem para trás, voltarmos a ser a menor renda per capita do País. Apenas com isso e inspirado no Livro de Deus que diz “Pedi e obtereis”, pedimos a Sua Excelência o Presidente Luiz Inácio que atenda o Piauí.