Fala da Presidência durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Fórum Social Mundial, que ocorrerá na cidade de Belém do Pará, em janeiro de 2009, sob o lema "Um Outro Mundo é Possível".

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Homenagem ao Fórum Social Mundial, que ocorrerá na cidade de Belém do Pará, em janeiro de 2009, sob o lema "Um Outro Mundo é Possível".
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2008 - Página 36183
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • EXPECTATIVA, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, AMBITO INTERNACIONAL, NATUREZA SOCIAL, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), OPORTUNIDADE, AMPLIAÇÃO, DEBATE, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, REGIÃO AMAZONICA, POSSIBILIDADE, MELHORIA, MUNDO.
  • APOIO, INTERESSE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            A presente Sessão Especial destina-se a comemorar o Fórum Social Mundial, que ocorrerá na Cidade de Belém do Pará, em janeiro de 2009, sob o lema “Um outro mundo é possível”, de acordo com o Requerimento nº 827, de 2008, do Senador José Nery e outros Srs. Senadores.

            Inicialmente, pedimos escusas àqueles que compareceram no horário. Houve um atraso para o início desta sessão, em razão de cerimônia realizada no Palácio do Planalto. As nossas escusas e o agradecimento pela presença de todos.

            Convido, para compor a Mesa, o Exmº Sr. Senador José Luiz Del Roio, membro do núcleo que elaborou o Fórum Social Mundial 2000 e membro do Conselho Internacional. (Pausa.)

            Convido o Sr. Senador José Nery, subscritor do requerimento, principal responsável pela realização desta Sessão Especial.(Pausa.)

            Convido a Exmª Srª Ana Cláudia Cardoso, Secretária de Estado do Governo do Pará, representando a Governadora Ana Júlia Carepa.(Pausa.)

            Convido a Srª Tatiana Cibele da Silva Oliveira, representante da Marcha Mundial de Mulheres na Comissão Organizadora em Belém do Fórum Social Mundial. (Pausa.)

            Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, cantado por Andréia Pinheiro.

(Execução do Hino Nacional.)

            O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Ouviremos agora, sentados, a música “Sonho Impossível”, de Chico Buarque.

(Execução da música “Sonho Impossível”.)

 

            O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Exmº Sr. Senador José Luiz del Roio, membro do núcleo que elaborou o Fórum Social Mundial 2000 e do Conselho Internacional; prezado amigo Senador José Nery; Srª Ana Cláudia Cardoso, Secretária de Estado, representando a Governadora Ana Júlia Carepa; Srª Tatiana Cibele da Silva, representante da Marcha Mundial de Mulheres, na Comissão Organizadora em Belém do Fórum; senhores e senhoras que nos honram com suas presenças, o Fórum Social Mundial chega à sua nona edição, a ser realizada em janeiro de 2009 na cidade de Belém, no Estado do Pará. Configura-se, assim, mais uma vez, a oportunidade de debater idéias, propor e questionar políticas públicas e formular alternativas éticas para promover o desenvolvimento socioeconômico global e a convivência fraterna e colaborativa entre povos e cultura de todo o planeta.

            Diante de missão tão nobre, não poderia o Senado da República deixar de abrir suas portas e prestar justíssima homenagem ao Fórum e a todos os seus ativistas, homens e mulheres dedicados a transformar a ordem social vigente, tornando-a mais justa e igualitária. Em boa hora, portanto, requereu o Senador José Nery esta sessão solene, razão pela qual o felicito.

            É deveras sintomático que o Fórum Social Mundial se realize, desta feita, na cidade de Belém, no Pará, em plena Região Amazônica, num momento em que o mundo se depara com o problema do aquecimento global. Com efeito, boa parte dos debates será centrada na questão da preservação ambiental, do desenvolvimento sustentável, das políticas públicas capazes de refrear o desmatamento e preservar as florestas nativas e os vastos mananciais de água doce da Amazônia.

            Por certo, a maior biodiversidade do planeta encontra-se fortemente ameaçada, sofrendo, sobretudo, com a avassaladora expansão do agronegócio. Curiosamente, em nosso País, essa degradação não é tratada como uma variável economicamente relevante. Os muitos desequilíbrios, incluindo os climáticos, acabam por afetar esse mesmo agronegócio, mas são vistos como fenômenos independentes, descolados da implementação de um modelo produtivo voraz e sem futuro.

            Eis uma miopia que tem nos conduzido por um caminho cujo ponto de retorno começa a se tornar tremendamente obscuro e incerto.

            Enquanto isso, alguns analistas chegaram a apontar a existência de uma crise no seio do Fórum Social Mundial. Na verdade, senhoras e senhores aqui presentes, os articuladores e ativistas têm procurado promover os ajustes necessários para efetivar verdadeiramente a mundialização do movimento. O processo de autoinquirição, o questionamento constante, a reavaliação permanente de resultados são antes um sintoma de vitalidade e determinação para continuar avançando - e não indicador de perda de substância. Ao contrário, a crise que existe de fato é a do modelo produtivo atual, que autofagicamente tem conduzido a humanidade a um beco sem saída.

            A poetisa Cecília Meireles escreveu, certa vez, que a vida só é possível reinventada. Diz o lema do Fórum Social Mundial que “um outro mundo é possível”, pois eis que, em Belém do Pará, em 2009, representantes de todos os quadrantes do povo unirão vozes, mentes e esforços para descortinar os caminhos dessa transformação necessária.

            Estou, Srªs e Srs. Senadores, senhores ativistas, visitantes, entre os que acreditam piamente ser possível trilhar um caminho distinto, mais justo, capaz de atender aos reclamos das minorias, dos desassistidos, dos que figuram à margem do sistema atual. Um mundo, enfim, que respeita a diferença e a diversidade, que não impõe um receituário fixo para toda e qualquer situação, que não asfixia a pluralidade por meio da imposição da ditadura do pensamento único.

            Estou, senhoras e senhores aqui presentes, entre os que defendem que um outro mundo é possível.

            Era o que tinha a dizer! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2008 - Página 36183