Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresenta um requerimento à Mesa Diretora para a realização de uma sessão especial em homenagem aos atletas brasileiros que participaram das Olimpíadas de Pequim 2008, em especial a atleta Maurren Higa Maggi.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresenta um requerimento à Mesa Diretora para a realização de uma sessão especial em homenagem aos atletas brasileiros que participaram das Olimpíadas de Pequim 2008, em especial a atleta Maurren Higa Maggi.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2008 - Página 34711
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, MESA DIRETORA, SENADO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ATLETAS, PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, ESPECIFICAÇÃO, ATLETA PROFISSIONAL, MULHER, GANHADOR, MEDALHA.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, com o apoio de diversos ilustres Senadores que compõem, para muita honra nossa, esta Casa, apresento requerimento à Mesa pedindo sessão especial do Senado Federal - e sugiro o dia 12 de novembro de 2008, na parte da manhã - em homenagem aos atletas do Brasil que participaram das Olimpíadas de Pequim de 2008, em geral, e em particular aos que conquistaram medalhas. Todas são valiosas e valorosas. Só não valoriza medalha de bronze quem jamais conquistou alguma, de algum tipo. A de prata... A de ouro foi excepcional.

            Eu gostaria de sintetizar o arrazoado em que lastreio o pedido de sessão especial. Escolhi uma figura símbolo, uma figura da superação, uma mulher que se portou como uma rainha da civilização brasileira: minha prezada amiga Maurren Higa Maggi, que superou todos os obstáculos, venceu todas as dificuldades, superou os obstáculos dos que diziam que mais de 30 anos não era boa idade para se conquistar uma medalha de ouro, que tinha parado e que, portanto, não poderia voltar, esteve em momentos de baixa credibilidade e, na hora H, na hora de a onça beber água, na hora do vamos ver, como se diz no jargão esportivo, mostrou que tinha toda a fibra de que nós todos carecemos para dar um bom rumo para este País.

            Então, sintetizo, na homenagem que faço, com muito carinho, a Maurren Higa Maggi, o empenho em ver essa sessão realizada, para nós homenagearmos esses heróis brasileiros, todos eles: os que ganharam medalhas e os que tiveram a honra de ir a uma olimpíada, porque estar na olimpíada já não é pouca coisa.

Ser o último colocado em qualquer prova daquelas significa ser o oitavo melhor do mundo. E é muito, levando-se em conta que o mundo tem seis bilhões de habitantes.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2008 - Página 34711