Fala da Presidência durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Agradecimento aos participantes da sessão especial em homenagem ao Fórum Social Mundial.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Agradecimento aos participantes da sessão especial em homenagem ao Fórum Social Mundial.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2008 - Página 36194
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, SENADOR, ENTIDADE, PARTICIPAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, IMPORTANCIA, MOBILIZAÇÃO, POPULAÇÃO, VOLUNTARIO, ORGANIZAÇÃO, ENCONTRO, AMBITO INTERNACIONAL, NATUREZA SOCIAL, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), EXPECTATIVA, PRESENÇA, CONGRESSO NACIONAL.
  • AGRADECIMENTO, CANTOR, ESTADO DO PARA (PA), HOMENAGEM, ENCONTRO, AMBITO INTERNACIONAL, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO.

            O SR. PRESIDENTE (José Nery. PSOL - PA) - Agradeço à Drª Ana Cláudia Cardoso, aqui representando o Governo do Estado do Pará e a Governadora Ana Júlia, pela participação, pelas informações e esclarecimentos de como o Estado se prepara e apóia as iniciativas visando a garantir as condições mínimas adequadas para receber algo entre 80 mil e 120 mil pessoas, que estarão presentes em Belém de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009.

            Queremos agradecer a todas as entidades e instituições que compareceram a esta sessão e que, com suas presenças e participação, poderão, evidentemente, contribuir para a mobilização e organização desse importante evento.

            Só será possível recebermos esse número de pessoas em Belém do Pará, para os diversos debates, fazendo um verdadeiro mutirão, em que cada um pode colaborar, pode ajudar.

            Inclusive, a organização do Fórum contará com um conjunto de pessoas voluntárias mobilizadas, inicialmente, na região metropolitana de Belém. Mas a organização informa que, se for necessário, buscará o apoio de voluntários de outras regiões do Estado, de outros Estados da Amazônia ou até de outras regiões do País. Esses voluntários e voluntárias poderão, em cada local, em cada evento, contribuir para o sucesso desse momento que vamos vivenciar, dessa experiência histórica que vamos vivenciar, quando militantes sociais, quando os povos de várias regiões do Planeta estarão representados em Belém, à procura de alternativas que possam significar a alteração das condições sociais, econômicas e políticas que têm sido marcadas por um projeto de exclusão, de violência contra as maiorias.

            Esperamos que o Congresso Nacional, que a Bancada paraense, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, mobilize-se realmente para colaborar e contribuir para a organização e mobilização, para o apoio à busca de recursos que garantam o sucesso do evento.

            Reafirmo, ainda, a importância do Parlamento brasileiro na realização de um fórum paralelo de Parlamentares. Em Belém, será de 27 de janeiro a 1o de fevereiro - assim o queremos e assim o faremos. Belém: a capital mundial dos povos que lutam por um mundo sem exclusão.

            Antes de encerrarmos a sessão, gostaria de convidar a cantora paraense, que tão bem representa nossa cultura e a força cultural da nossa gente. Todos que irão a Belém vão perceber a criatividade e a força cultural do nosso povo, expressa das mais variadas formas. Então, Belém, que encanta, que luta, que trabalha, tem uma diversidade cultural fantástica. Com certeza, todos estaremos vivenciando essa experiência aqui, neste momento, ao ouvir a música “Uirapuru”, do compositor paraense Waldemar Henrique, para que esta sessão seja encerrada com esta marca: da força, da cultura, da luta do nosso povo.

            Antes, quero registrar ainda a presença do Senador Cafeteira, do Estado do Maranhão, da Senadora Roseana Sarney, que abrilhantam esta sessão especial em homenagem ao Fórum Social Mundial. Ainda os consultaria, mesmo tendo anunciado o encerramento: se os Srs. Parlamentares desejarem usar da palavra, ainda temos tempo, porque, daqui a poucos minutos, teremos a sessão ordinária do Senado, que inicia pontualmente às 14 horas.

            Senadora Roseana Sarney, digna representante do Estado do Maranhão, V. Exª tem a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2008 - Página 36194