Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sauda o Presidente do Senado pelo equilíbrio e paciência com que ouviu os inúmeros pronunciamentos. Comunica o encerramento da sessão do Supremo Tribunal Federal, com o brilhante parecer do Ministro Carlos Ayres Britto, pela improcedência da ação popular que questionou a reserva Raposa Serra do Sol, e o pedido da vista do Ministro Carlos Alberto Direito.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA INDIGENISTA.:
  • Sauda o Presidente do Senado pelo equilíbrio e paciência com que ouviu os inúmeros pronunciamentos. Comunica o encerramento da sessão do Supremo Tribunal Federal, com o brilhante parecer do Ministro Carlos Ayres Britto, pela improcedência da ação popular que questionou a reserva Raposa Serra do Sol, e o pedido da vista do Ministro Carlos Alberto Direito.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2008 - Página 35388
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • ELOGIO, CONDUTA, PRESIDENTE, SENADO, SESSÃO, EXCESSO, CONFLITO.
  • REGISTRO, ENCERRAMENTO, SESSÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), CONCLUSÃO, PARECER, IMPROCEDENCIA, AÇÃO POPULAR, QUESTIONAMENTO, RESERVA INDIGENA, ESTADO DE RORAIMA (RR), PEDIDO, VISTA, MINISTRO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, JUDICIARIO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, quero, hoje, fazer uma saudação a V. Exª, porque V. Exª ouviu inúmeros pronunciamentos com toda a atenção, com um grau de paciência, de prudência, de equilíbrio; é a forma com que V. Exª está se conduzindo até o presente momento. Por isso, quero premiá-lo. V. Exª, hoje, ganha o prêmio do equilíbrio e da paciência, por ouvir as manifestações de todos os Senadores.

            Sr. Presidente, também quero dar uma notícia muito importante: no Supremo Tribunal Federal, o Ministro Carlos Ayres Britto, depois de falar por muitas horas, com um brilhante parecer, concluiu pela improcedência da ação popular que havia sido objeto de iniciativa, inclusive, de Senadores desta Casa. O Ministro Carlos Alberto Direito pediu vista do processo. Assim sendo, foi encerrada, por hoje, a sessão do Supremo Tribunal Federal que, conforme inúmeros Senadores aqui já se expressaram, tem característica histórica, porque terá conseqüências muito importantes relativamente à questão das áreas de reservas indígenas no País.

            Essa informação, certamente, é do interesse de todos. Alguns dos nossos Colegas, como a Senadora Marina Silva, os Senadores João Pedro, Augusto Botelho, Mozarildo Cavalcanti e outros, acompanharam de perto - acompanhei as primeiras horas - o dia em que o Supremo Tribunal Federal, mais uma vez, trabalhou de maneira importante e brilhante para a História do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2008 - Página 35388