Pronunciamento de Tião Viana em 27/08/2008
Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Contradita a questão de ordem do Senador Álvaro Dias, respeitando sua ótima intenção de se opor ao excesso de medidas provisórias.
- Autor
- Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MEDIDA PROVISORIA (MPV).:
- Contradita a questão de ordem do Senador Álvaro Dias, respeitando sua ótima intenção de se opor ao excesso de medidas provisórias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/08/2008 - Página 35392
- Assunto
- Outros > MEDIDA PROVISORIA (MPV).
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, IMPROCEDENCIA, QUESTÃO DE ORDEM, ALVARO DIAS, SENADOR, MOTIVO, AUSENCIA, OMISSÃO, REGIMENTO INTERNO, SENADO, COMPETENCIA, PRESIDENTE, LEITURA, ARTIGO.
O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Para contraditar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas por razões regimentais, respeitando a intenção e a manifestação de preocupação do Senador Alvaro Dias, quero afirmar que o Regimento do Senado Federal trata dessa matéria, sim - e não como disse o Senador Alvaro Dias, que afirmou que não -, no seu art. 48.
O art. 48 do Regimento do Senado Federal assim dispõe:
Art. 48. Ao Presidente compete:
............................................................................................................................
XI - impugnar as proposições que lhe pareçam contrárias à Constituição, às leis, ou a este Regimento, ressalvado ao autor recurso para o Plenário, que decidirá após audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania;
Ora, o autor é o Presidente da República; ele não é Senador, não pode impetrar recurso ao Plenário. E estamos tratando de ato normativo, que tem referência como lei. Então, é claro que a matéria está contemplada.
Assim, a questão de ordem do Senador Alvaro Dias não é procedente.
É uma razão técnica que me faz manifestar a defesa do Regimento do Senado Federal, respeitando a ótima intenção do Senador Alvaro Dias de se opor ao excesso de medidas provisórias.