Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações ao presidente e demais companheiros que à meia noite e trinta concluem importantes votações, em especial cerca de dez acordos firmados entre o Brasil e vários países da África, América Central e do Sul e Europa.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Congratulações ao presidente e demais companheiros que à meia noite e trinta concluem importantes votações, em especial cerca de dez acordos firmados entre o Brasil e vários países da África, América Central e do Sul e Europa.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2008 - Página 36044
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ELOGIO, DEMOCRACIA, DEBATE, ESFORÇO, SENADOR, VOTAÇÃO, MATERIA, ESPECIFICAÇÃO, ACORDO, POLITICA EXTERNA, QUALIDADE, PRESIDENTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, CONGRATULAÇÕES.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, mas, acima de tudo, como Senador e como Parlamentar, quero me congratular com V. Exa pelo avanço que conseguimos hoje na pauta. Encerramos esta sessão, votando aproximadamente dez acordos firmados entre o Brasil e vários países: países da África, países da América Central, países europeus e países da América do Sul. Alguns desses acordos encontravam-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

            Estamos tendo o cuidado, Sr. Presidente, de não permitir a acumulação de matérias na Comissão de Relações Exteriores. O Senador Nery, que é membro da Comissão e que tem sido muito diligente nas nossas sessões, sabe muito bem o constrangimento que muitas vezes nos causam os acordos que ficam engavetados. Sr. Presidente, os países cobram, porque isso demonstra ou denota ou aparenta falta de interesse ou falta até de respeito do nosso País para com os parceiros em tela.

            O que V. Exa consegue fazer hoje, após suspender a obstrução da pauta, é algo altamente positivo para o Congresso brasileiro e, de maneira muito especial, Senador João Pedro, para este Senado.

            É meia-noite e trinta e cinco minutos, e estamos aqui, depois de um dia exaustivo de debates acalorados, em que a pressão subiu como há muito não se via nesta Casa. Isso vem demonstrar aos que nos ouvem neste momento e que acompanharam esta sessão de hoje que nada substitui a democracia. Nada substitui o Parlamento. Talvez, reconheço, não seja um sistema perfeito. Tem seus defeitos e suas limitações, mas é exatamente a única vertente representativa do pensamento popular.

            Daí por que me congratulo com V. Exª e com os companheiros que, até esta hora da madrugada, encontram-se neste plenário, cumprindo com seu dever para com esta Casa e para com o País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2008 - Página 36044