Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sauda a importante contribuição do Senado com as votações que se concluíram nessa madrugada.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Sauda a importante contribuição do Senado com as votações que se concluíram nessa madrugada.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2008 - Página 36046
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, SENADO, VOTAÇÃO, MATERIA, ESPECIFICAÇÃO, EMPRESTIMO, ESTADOS, MUNICIPIOS, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, ACORDO INTERNACIONAL, PARCERIA, BRASIL, CONTINENTE, AFRICA, RECONSTRUÇÃO, PAIS, POSTERIORIDADE, GUERRA.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste início de madrugada de um dia produtivo para o Senado, quero registrar a minha satisfação, porque estamos servindo, e é isso.

            Evidentemente, o Senador José Nery falou da tentativa de nos diminuir. Eu digo mais: há uma tentativa de desqualificar trabalhos importantes, como os do dia de hoje, do Congresso Nacional, não só do Senado.

            Hoje, nós avançamos; hoje, nós reafirmamos; hoje, nós contribuímos.

            Estou, aqui, satisfeito. Confesso que não estou cansado. Começou o dia cedo, ontem, para mim, porque enfrentei a fila para ter acesso ao plenário do Supremo Tribunal Federal, como qualquer mortal. Foi cedo isso, mas estou, aqui, satisfeito, porque o Senado discutiu, o Brasil discutiu - Manaus, Bagé, enfim do Rio Grande do Sul ao Maranhão - esses acordos importantes.

            Nós passamos por Guiné Bissau, Presidente, e não esqueço o cenário desse país que saiu de guerras recentes, guerras duríssimas.

            Eu não esqueço, Senador Heráclito Fortes, a imagem da sede do Governo de Guiné Bissau completamente bombardeada, da sua fachada com buracos de balas e bombas. Ou seja, aquele povo precisa de muita solidariedade e do seu próprio empenho, mas um acordo como esse, celebrado, em que o Senado... É evidente que o acordo, com certeza, avançou, mas falta a legalidade do acordo.

            Eu me sinto satisfeito com um dia como o de hoje, com o trabalho dos Senadores e de V. Exª, que está desde a tarde sentado aí, dos servidores da Casa, que estão aqui conosco, fazendo um dia bonito para o Brasil, para a África e para o Senado da República.

            Parabéns pela resistência, principalmente a de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2008 - Página 36046