Discurso durante a 161ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de aplauso à comunidade católica do oeste do Paraná pelo transcurso dos 30 anos da Diocese de Foz do Iguaçu.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso à comunidade católica do oeste do Paraná pelo transcurso dos 30 anos da Diocese de Foz do Iguaçu.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2008 - Página 36690
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, DIOCESE, MUNICIPIO, FOZ DO IGUAÇU (PR), ESTADO DO PARANA (PR), REGISTRO, HISTORIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, COMENTARIO, CONSTRUÇÃO, IGREJA CATOLICA, ATRAÇÃO, TURISMO, RELIGIÃO.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra para encaminhar à Mesa requerimento em que peço, conforme as tradições da Casa, voto de aplauso à comunidade católica do oeste do Paraná, por ocasião do transcurso das comemorações dos 30 anos da Diocese de Foz do Iguaçu.

            A trajetória da religião católica no Oeste do Paraná registra um marco indelével na criação da Prelazia de Foz do Iguaçu nos idos de 1926, pela Bula Dies Numerus do Papa Pio XI, a qual resultou do desmembramento da Diocese de Curitiba.

            O Bispo emérito de Foz do Iguaçu, Dom Olívio Fazza, foi o primeiro da nova Diocese. Ele permaneceu de 1978 a 2001, quando se aposentou. Em seu lugar, assumiu o bispo atual Dom Laurindo Guizzardi.

            Várias festividades religiosas estão ocorrendo em Foz do Iguaçu, em comemoração aos 30 anos da Diocese.

            Tive a satisfação de participar, domingo pela manhã, de grande evento, com uma missa campal, no local onde a Diocese está construindo uma enorme catedral, que será, inclusive, mais uma atração na turística cidade de Foz do Iguaçu.

            Essa a homenagem que fazemos, Sr. Presidente, sobretudo porque o Brasil está carente de religiosidade. Nosso País necessita de mais religiosidade, de mais oração, de mais amor ao País e às pessoas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2008 - Página 36690