Pronunciamento de Papaléo Paes em 09/09/2008
Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "O petróleo continuará nosso", de autoria do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 7 do corrente. Registro do artigo intitulado "Muita fumaça ainda vai rolar", de autoria da jornalista Ruth de Aquino, publicado na revista Época, edição de 8 do corrente.
- Autor
- Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
- Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ENERGETICA.
SAUDE.:
- Registro do artigo intitulado "O petróleo continuará nosso", de autoria do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 7 do corrente. Registro do artigo intitulado "Muita fumaça ainda vai rolar", de autoria da jornalista Ruth de Aquino, publicado na revista Época, edição de 8 do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/09/2008 - Página 37380
- Assunto
- Outros > POLITICA ENERGETICA. SAUDE.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONCLAMAÇÃO, ISENÇÃO, DEBATE, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, BUSCA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, RESPEITO, INTERESSE NACIONAL, AUSENCIA, CRITERIOS, FAVORECIMENTO, PARTIDO POLITICO.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEBATE, PROIBIÇÃO, TABAGISMO, LOGRADOURO PUBLICO.
O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para fazer o registro do artigo “O petróleo continuará nosso”, de autoria do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, no jornal Correio Braziliense, em sua edição do dia 7 de setembro de 2008.
No artigo, Fernando Henrique pede que o debate sobre a exploração do petróleo da camada pré-sal seja feito de maneira isenta e sem falsos nacionalismos. Ele afirma que “o pré-sal abre excelentes oportunidades para o futuro do país. (...) Mas tudo terá de ser feito às claras, sem clima eleitoreiro, sem mais clientelismo e falso nacionalismo, que confundem os interesses da nação com os da burocracia estatal ou de partidos. O Brasil merece respeito, convém lembrar nos dias de hoje”.
Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que o artigo citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.
O segundo assunto que trago à tribuna, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é para fazer o registro do artigo “Muita fumaça ainda vai rolar”, de autoria da jornalista Ruth de Aquino, da revista Época, em sua edição do dia 08 de setembro de 2008.
No artigo, a jornalista incita o debate sobre a questão de fumar em locais públicos. De um lado estão as atitudes do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que recentemente disse fumar em sua sala no Palácio do Planalto. “Na minha sala, sou eu que mando”, teria dito o Presidente. Do outro lado estão os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Fundação Oswaldo Cruz, que mostram o número de vítimas do tabagismo e o valor dos gastos com tratamentos.
Segundo Ruth de Aquino, “os fumantes se sentem isolados como criminosos ou parias. Ficam envergonhados quando o filho ou a filha pedem que parem com o cigarro. Ao mais radicais são os ex-fumantes. Por que será?”.
Sr. Presidente, para que também conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que o artigo citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
********************************************************************************
Matérias referidas:
“O petróleo continuará nosso”, Correio Braziliense;
“Muita fumaça ainda vai rolar”, Época.