Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de reunião realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para tratar de acordo com relação aos destinos da Refinaria Ipiranga. Homenagem recebida por S.Exa. em decorrência dos 25 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Registro de reunião realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para tratar de acordo com relação aos destinos da Refinaria Ipiranga. Homenagem recebida por S.Exa. em decorrência dos 25 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2008 - Página 37428
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, PROMOÇÃO, REUNIÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PARTICIPAÇÃO, AUTORIDADE, MUNICIPIO, RIO GRANDE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DEPUTADOS, DIREÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), REPRESENTANTE, SOCIEDADE CIVIL, SINDICATO, PETROLEIRO, ESCLARECIMENTOS, ACORDO, GRUPO ECONOMICO, DESTINO, REFINARIA, ENCAMINHAMENTO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, ASSINATURA, POPULAÇÃO, REIVINDICAÇÃO, CONTINUAÇÃO, FUNCIONAMENTO, LOCAL, SAUDAÇÃO, COMPROMISSO, AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO, EMPREGO, ANUNCIO, DETALHAMENTO, PLANO.
  • AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, QUALIDADE, PIONEIRO, SECRETARIO GERAL, OPORTUNIDADE, ANIVERSARIO, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), EXIBIÇÃO, VIDEO, RESGATE, HISTORIA, MOVIMENTO TRABALHISTA, EXPECTATIVA, CONTINUAÇÃO, LUTA, BENEFICIO, TRABALHADOR, APOSENTADO, PENSIONISTA.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, faço questão de registrar da tribuna do Senado que, em uma das viagens que fiz a Rio Grande, no Rio Grande do Sul, fui recepcionado pela sociedade civil daquela cidade, pelos Vereadores, pela Prefeitura, o meu amigo Dirceu Lopes, o Olioni, do Sindicado dos Petroleiros, demonstram-me uma enorme preocupação em relação à Refinaria Ipiranga, que poderia ser até transferida para Canoas ou desativada.

            Com essa preocupação, procurei a alta direção da nossa Petrobras e marquei uma reunião na Assembléia Legislativa que envolveu a sociedade civil do Rio Grande, Deputados Estaduais e Federais e representantes da Petrobras. Nessa reunião, Sr. Presidente, confesso que fiquei tranqüilo quanto aos destinos da Refinaria Ipiranga, em Sapiranga. Quando o Grupo Ultra, a Braskem e a Petrobras fizeram um acordo para assumir a Refinaria Ipiranga, grande parte desse acordo - porque havia uma desconfiança dos trabalhadores - foi feita no meu gabinete, aqui no Senado da República.

            O acordo firmado e assinado, inclusive, por todas as partes - eu era praticamente o avalista - levei para uma audiência pública e fiz a leitura. A partir daquele momento, os entendimentos avançaram, e houve, então, essa transação.

            Recebi denúncia dos trabalhadores e de setores da sociedade de Rio Grande de que o acordo não estava sendo cumprido. Por isso, houve a reunião em Porto Alegre na Assembléia Legislativa. Participaram dessa reunião, Sr. Presidente, os Deputados Federais Henrique Fontana, como Líder do Governo na Câmara; os Deputados Estaduais Raul Pont, Sandro Boka, Raul Carrion, Ronaldo Zülke, Adilson Troca, Nelson Härter e Adão Villaverde; o Secretário Adjunto do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Francisco Simões Pires; o Prefeito Municipal da Cidade do Rio Grande, Janir Branco; o ex-Secretário Adjunto da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Dirceu Silva Lopes; o Presidente da Câmara do Comércio de Rio Grande, João Nelson Espíndola; os Vereadores Claudio Costa, Delamar Mirapalheta, Jair Rizzo e Paulo Renato Mattos Gomes.

            Participaram, ainda, o Sr. Marcelo Rochedo Martinelli, da Transpetro Rio Grande; os Srs. João Antônio de Moraes, Hélio Luiz Seidel e José Genivaldo Silva, da Federação Única dos Petroleiros. Estiveram também o Sr. Halley Lino de Souza, Presidente do Partido dos Trabalhadores em Rio Grande; o Sr. Alexandre Lindenmeyer, da Assessoria Jurídica do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande; os Srs. Claudemir das Neves Costa, Luiz Carlos Correa Simões, Paulo César Curte Micelle, Carlos Alberto Anchieta da Silva, Jerre Adriane Silveira Trindade, todos da Sindipetro do Rio Grande, e seu Presidente, José Marcos Olioni.

            Estiveram também na reunião, Sr. Presidente, representando a Petrobras, o Sr. José Augusto de Goes, representante do Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e a Diretora-Superintendente da companhia, Margareth Feijó Brunnet.

            Na ocasião, Sr. Presidente, recebi em mão mais de 20 mil assinaturas, que vou remeter, para que fique registrado nos Anais da Casa, pedindo que a Refinaria de Petróleo Ipiranga continuasse operando normalmente no Município de Rio Grande. Essas pessoas, corretamente, estão lutando pela história do País, pela soberania do nosso petróleo e pela plena operação da refinaria e por tudo o que ela representa para a cidade do Rio Grande e para o Estado do Rio Grande do Sul.

            Sr. Presidente, eu posso aqui anunciar que as notícias que a Petrobras nos passou são boas. Nessa reunião, ficou confirmado que a Petrobras assume mais uma vez o compromisso de ampliar os investimentos na refinaria, inclusive aumentando a contratação de trabalhadores, ou seja, de funcionários na refinaria.

            Confirmaram tudo o que assinaram comigo aqui no Senado e disseram que vão cumprir na íntegra e vão além do documento assinado e apresentado por mim naquela audiência pública.

            Ficou ajustado também que, no próximo dia 3 de novembro, em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa - o Deputado Villaverde já fez a reserva da sala do encontro -, teremos mais uma reunião com a Petrobras em que a Empresa apresentará um plano de investimento para fortalecer a Refinaria Ipiranga.

            A cidade de Rio Grande, no meu Rio Grande do Sul, e os gaúchos se sentem mais confiantes depois desse importante encontro, vez que ficou comprovado que a Petrobras vai investir mais na Refinaria Ipiranga, lá no Rio Grande do Sul.

            Para mim, é uma alegria, Sr. Presidente, porque digo sempre que não faço milagre, não tenho caneta, mas gosto de abrir portas, gosto de ser um mediador - mediador, não negociador. O meu papel é mediar para que as partes, mediante os argumentos levantados pelos setores interessados, construam o melhor para o nosso povo, para a nossa gente.

            Esse foi, mais uma vez, um encontro positivo em que a cidade de Rio Grande ganha, o Estado do Rio Grande do Sul ganha, a Petrobras ganha, os trabalhadores ganham, e, com certeza absoluta, Sr. Presidente, quem ganha com isso é todo o povo brasileiro, porque estamos fortalecendo a nossa querida Petrobras.

            Quero ainda, Sr. Presidente, concluindo a minha fala nesses dez minutos, dizer que foi com alegria que, sexta-feira à noite ultima passada, recebi uma homenagem pelos 25 anos da fundação da Central Única dos Trabalhadores. Como sindicalista, fui o 1º Secretário-Geral da CUT, quando da sua fundação.Fui homenageado com uma placa lembrando os 25 anos da Central. Foi um momento muito bonito, com a presença de cerca de mil sindicalistas. Os homenageados foram, Sr. Presidente, não somente este Senador, mas também os companheiros Jairo Carneiro e Francisco Vicente; o ex-Governador, ex-Ministro e ex-Deputado Federal Olívio Dutra; o ex-Deputado Federal José Fortunati; o atual presidente da CUT-RS, Celso; o atual presidente nacional da CUT, Arthur Henrique; o Quintino Severo e o Gilmar Pedruzzi. Foram esses os que receberam o destaque naquele evento.

            Sr. Presidente, quero mais uma vez agradecer ao Presidente da CUT do Rio Grande do Sul, o companheiro Celso, que foi o anfitrião e o coordenador do evento e que recebeu de todos os mais entusiasmados cumprimentos pela forma como está dirigindo a Central Única do Rio Grande do Sul.

            Nesse evento, foi apresentado um vídeo que mostrou a criação da CUT, incluindo a minha fala, a fala do hoje Presidente Lula - isso foi em 1983 -, as falas de Olívio Dutra, de Jorge Bittar, de Jacó Bittar, de Abdias Nascimento, de João Paulo de Monlevade. Foi um momento histórico; viajamos no tempo, quase como em um momento mágico, Sr. Presidente, lembrando os sonhos de um passado que, hoje, vemos realizado no presente.

            Sr. Presidente, quero também dizer que, nesse período todo, passados 25 anos, a vida seguiu o seu curso, a CUT continua sendo uma organização sindical que luta pela melhoria das condições de vida do povo brasileiro.

            Naquele evento, eu enfatizei, Sr. Presidente, a importância de o movimento sindical, no seu conjunto, trabalhar pela derrubada do fator e pelo reajuste dos aposentados, matérias em que recebi um apoio muito grande de todo o Plenário.

            Sr. Presidente, concluindo, quero dizer que foi um momento para mim bonito, um momento especial esse encontro que fez com que voltássemos 25 anos.

            Ficam aqui meus votos de que a CUT e o conjunto do movimento sindical continuem empunhando as bandeiras dos trabalhadores, dos aposentados, dos pensionistas; enfim, daqueles que são assalariados no campo e na cidade, na área pública ou privada.

(Interrupção do som.)

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Vou terminar, Sr. Presidente.

            Espero que o coração aguerrido e lutador dos trabalhadores tenha respaldo sempre no conjunto do movimento sindical brasileiro. O País atravessa um belo momento na sua economia, e, sem sombra de dúvida, é hora de olharmos mais para a distribuição de renda, em matéria, inclusive, do salário dos trabalhadores como também dos aposentados e pensionistas. Os aposentados e pensionistas de hoje foram aqueles que deram as suas vidas no amanhã, para que esse momento bonito pudesse acontecer.

            Era isso, e agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2008 - Página 37428