Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de diversos requerimentos encaminhado à Mesa. Registro da matéria intitulada "Opositores explodem gasoduto boliviano que abastece o Brasil".

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro de diversos requerimentos encaminhado à Mesa. Registro da matéria intitulada "Opositores explodem gasoduto boliviano que abastece o Brasil".
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2008 - Página 37461
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, CIDADÃO, INICIATIVA, PROJETO, INCENTIVO, LEITURA, NAVEGAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, BENEFICIO, CULTURA, TURISMO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, BIOLOGO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, AUTORIZAÇÃO, DOCUMENTO, HOMOLOGAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL), AQUISIÇÃO, EQUIPAMENTOS, QUESTIONAMENTO, UTILIZAÇÃO, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), POLICIA FEDERAL, FORÇAS ARMADAS, SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA, GOVERNO FEDERAL, ESTADOS, MUNICIPIOS.
  • CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, VISITA, REGIÃO, ELOGIO, PREFEITO, MUNICIPIO, COARI (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), REU, CORRUPÇÃO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL.
  • COMENTARIO, DEBATE, ORADOR, DIRETOR GERAL, POLICIA FEDERAL, EX-DIRETOR, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), OFICIAL GENERAL, COBRANÇA, ESCLARECIMENTOS, ESCUTA TELEFONICA, MEMBROS, PODERES CONSTITUCIONAIS, NECESSIDADE, RESPEITO, DEMOCRACIA, DIREITOS, PRIVACIDADE.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, concordo com os procedimentos sugeridos pelos Líderes Romero Jucá e José Agripino, mas devo fazer um registro para os Anais da Casa. Chega-me a notícia de que o gasoduto boliviano que abastece o Brasil foi destruído por setores que fazem oposição ao Presidente Evo Morales.

            Estamos percebendo à nossa volta descaminhos. Vamos fazer alguns vaticínios. O preço do petróleo está caindo, e eu não sei como fica a estabilidade do regime venezuelano com o petróleo a preço mais baixo, porque simplesmente é uma figura de caráter anárquico que dirige aquele Estado. Por outro lado, temos Evo Morales e seu populismo. A coisa lá está à beira de um conflito civil. E o Brasil começa a ter prejuízos potenciais enormes.

            O gasoduto que abastece o Brasil foi destruído. O fornecimento deve sofrer corte de 10%, diz a Companhia Estatal da Bolívia. O reparo deve levar, pelo menos, vinte dias, o que significa possível aumento de preço e uma série de transtornos para a economia brasileira.

            É o registro que faço. Gostaria que esse documento fosse aceito nos Anais da Casa a partir da determinação de V. Exª.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

Opositores explodem gasoduto boliviano que abastece o Brasil

Fornecimento deve sofrer corte de 10%, diz companhia estatal da Bolívia; reparo deve levar 20 dias

Reuters

LA PAZ - A companhia petrolífera estatal boliviana YPFB informou nesta quarta-feira, 10, que um "atentado terrorista" atribuído a manifestantes opositores ao governo do presidente Evo Morales provocou destruição em um gasoduto na região de Chaco, provocando um corte de 10% no fornecimento de gás que o país envia ao Brasil. A reparação do duto que extrai gás de vários campos na região irá demorar cerca de 20 dias, e as perdas totais superam US$ 100 milhões, declarou o presidente da YPFB, Santos Ramirez.

Segundo ele, 3 milhões de metros cúbicos de gás deixarão de ser fornecidos ao País - diariamente, a empresa enviava 31 milhões de metros cúbicos. Ramirez explicou que a válvula do gasoduto, localizado a cerca de 50 quilômetros da cidade de Yacuiba, na fronteira com a Argentina, foi danificada por manifestantes antigovernamentais, que tentaram fechá-la violentamente.

De acordo com o jornal argentino, Âmbito Financiero, os opositores ainda cortaram o fornecimento de gás para a Argentina. Há mais de uma semana grupos opositores de Evo estão organizando ações como ocupações de estradas, invasões de edifícios públicos e tomadas de postos da fronteira com o Brasil, a Argentina e o Paraguai em cinco departamentos opositores - Santa Cruz, Tarija, Beni, Chuquisaca e Pando.

O objetivo é protestar contra o projeto de uma nova Constituição, aprovado por parlamentares governistas em novembro, que Evo pretende referendar em votação em dezembro. Os manifestantes exigem ainda a restituição de parcela do imposto sobre gás e petróleo, que era repassada para os governos, mas foi confiscada pelo governo para financiar uma pensão nacional para idosos.

Os protestos abrem mais um capítulo da disputa entre o governo Evo e a oposição regional. Eleito em 2005 prometendo refundar a Bolívia, Evo teve seu mandato ratificado no referendo revogatório de agosto com 67% dos votos e agora quer acelerar suas reformas. A oposição resiste e exige que o governo reconheça os estatutos autonômicos aprovados em consultas populares em quatro departamentos.

(Com Marina Guimarães e André Lachini, da Agência Estado)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2008 - Página 37461