Discurso durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comenta o pronunciamento do Senador Papaléo Paes sobre o relatório final da comissão que visitou a Santa Casa de Misericórdia em Belém no Pará.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Comenta o pronunciamento do Senador Papaléo Paes sobre o relatório final da comissão que visitou a Santa Casa de Misericórdia em Belém no Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2008 - Página 36203
Assunto
Outros > SAUDE. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CRITICA, AUSENCIA, INVESTIMENTO PUBLICO, SAUDE, PRECARIEDADE, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, POPULAÇÃO.
  • REGISTRO, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, PAPALEO PAES, SENADOR, REFERENCIA, RELATORIO, COMISSÃO, VISITA, SANTA CASA DE MISERICORDIA, MORTE, RECEM NASCIDO, ESTADO DO PARA (PA), COMENTARIO, ANTERIORIDADE, ADVERTENCIA, ORADOR, PROBLEMA, REGIÃO, REPUDIO, OMISSÃO, GOVERNADOR.
  • SUGESTÃO, INCLUSÃO, PRONUNCIAMENTO, ORADOR, RELATORIO, COMISSÃO, VISITA, HOSPITAL, ESTADO DO PARA (PA).

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a questão saúde pública neste País sempre mereceu atenção especial, seja pela falta de investimentos públicos ou pela precariedade dos serviços prestados à população. 

            O certo e inquestionável é que este importante setor tem vitimado pessoas inocentes que não podem recorrer às redes particulares de atendimento.

            Ontem este Senado demonstrou, por meio do Senador Papaléo Paes, que está atento e dedicado às causas dos grandes interesses sociais, quando em comunicado à Mesa Diretora do Senado fez alusão ao relatório final da comissão que visitou a Santa Casa de Misericórdia do Pará, destinada a apurar as condições de funcionamento e os motivos responsáveis pela principal crise do setor de saúde vivida pelo Estado do Pará, que provocou a morte de 280 bebês.

            Sensibilizado pelo tema, senti-me obrigado a registrar neste momento o alerta que fiz no dia 7 de maio do ano em curso, quando, em pronunciamento desta Tribuna, chamei a atenção deste Poder e das autoridades constituídas do Estado do Pará sobre o estado de total abandono a que estava submetida a Santa Casa de Misericórdia do meu Estado.

            Se providências tivessem sido tomadas pelo Governo do Estado, Sr. Presidente, que sempre pensa que eu vou àquela tribuna apenas por questões políticas - eu chamei a atenção - certamente as vidas desses bebês, Senador Flexa Ribeiro, teriam sido poupadas.

            Destarte, comunico à Mesa deste Poder que estou sugerindo ao ilustre Senador Papaléo Paes a inclusão, em seu relatório, do meu pronunciamento como forma de protestar, repito, como forma de protestar - repito: como forma de protestar! - contra o descaso das autoridades do meu Estado.

            Sr. Presidente, ante a importância do tema, solicito a V. Exª que seja inserido nos Anais desta Casa esse importante registro.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2008 - Página 36203