Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita ao Presidente do Senado que torne público o relatório do Corregedor da Casa, Romeu Tuma, sobre as investigações feitas acerca das suspeitas levantadas sobre a conduta do Senador Efraim Morais.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Solicita ao Presidente do Senado que torne público o relatório do Corregedor da Casa, Romeu Tuma, sobre as investigações feitas acerca das suspeitas levantadas sobre a conduta do Senador Efraim Morais.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2008 - Página 37461
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • QUALIDADE, LIDER, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), REGISTRO, REUNIÃO, BANCADA, RECEBIMENTO, ESCLARECIMENTOS, EFRAIM MORAIS, SENADOR, REFERENCIA, DENUNCIA, IMPRENSA, ACUSAÇÃO, IRREGULARIDADE, CONDUTA.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, DIVULGAÇÃO, RELATORIO, CORREGEDOR, ESCLARECIMENTOS, INVESTIGAÇÃO, ASSUNTO.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é como Líder do DEM mesmo que quero me manifestar.

            Nos últimos quinze dias, o Senador Efraim Morais, nosso companheiro de bancada, foi objeto de muitas suspeitas, muitos comentários, que colocaram S. Exª em situação de muito desconforto pessoal.

            Ele procurou a bancada, com ela esteve reunido, deu suas explicações, explicações que eu inclusive declarei à imprensa que à bancada foram satisfatórias, mas que o Partido iria aguardar o relatório de quem de direito deveria se manifestar sobre este assunto, que é o Corregedor da Casa. Sobre acusações feitas a um Senador no exercício do mandato, acusações de fatos ocorridos durante o exercício do mandato, são da competência de uma análise, de uma averiguação dos fatos por parte do Corregedor.

            Eu tenho informações de que o Corregedor, Senador Romeu Tuma, de forma, claro, isenta, já teria concluído os seus trabalhos, as suas investigações e já teria encaminhado à Presidência da Casa o seu relatório com os documentos. Não sei se os documentos são sigilosos ou não. O relatório, tenho certeza de que não o é. O relatório é um documento público que precisa ser do conhecimento dos companheiros de Efraim Morais sobre aquilo que o Corregedor averiguou sobre os fatos de que ele foi denunciado.

            Eu gostaria de solicitar a V. Exª que tornasse público o relatório, se possível através da leitura do relatório, para que o Partido tivesse as informações que precisa ter para, inclusive, reunir a bancada com o Senador Efraim Morais, para que possamos ter uma segunda e última e conclusiva conversa sobre o assunto e para que o Senado, como instituição, conhecesse os termos das investigações, levadas a efeito pelo Corregedor, Senador Romeu Tuma.

            É o apelo que faço a V. Exª, em nome do conforto que quero ter como membro do Partido, como Líder do Partido, mas principalmente como companheiro de Efraim Morais que precisa conhecer os termos desse Relatório - ele e a Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2008 - Página 37461