Discurso durante a 183ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Desempenho vitorioso do PMDB no primeiro turno das eleições do último domingo. Performance do PMDB em Alagoas.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Desempenho vitorioso do PMDB no primeiro turno das eleições do último domingo. Performance do PMDB em Alagoas.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2008 - Página 38780
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, VITORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), SUPERIORIDADE, ELEIÇÃO, NUMERO, PREFEITO, CANDIDATO, SEGUNDO TURNO, IMPORTANCIA, RESULTADO, DEMONSTRAÇÃO, RECONHECIMENTO, LUTA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, CIDADÃO, AUXILIO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, GOVERNO FEDERAL.
  • DEFESA, RETOMADA, DEBATE, REFORMA POLITICA, REFORMA TRIBUTARIA, MELHORIA, ELEIÇÕES.
  • COMENTARIO, EVOLUÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ELEIÇÕES, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, SUPERIORIDADE, NUMERO, ELEIÇÃO, REELEIÇÃO, PREFEITO, ESTADO DE ALAGOAS (AL), REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CAMPANHA ELEITORAL, VIAGEM, MUNICIPIOS, CONFIRMAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, NATUREZA SOCIAL, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, GARANTIA, EMPREGO, RENDA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • AGRADECIMENTO, POPULAÇÃO, ESTADO DE ALAGOAS (AL), CUMPRIMENTO, VITORIA, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, ELEIÇÕES.

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, a força de um partido é a sua própria representação política. Ela pode ser medida, em boa parte, pelo número de Vereadores e Prefeitos que possui.

O PMDB, como todos sabem, foi o campeão de voto no primeiro turno destas eleições. Foram mais de 1.200 Prefeitos eleitos. Em 2004, Sr. Presidente, nosso Partido elegeu 1.054. Esse grande número de prefeituras é o capital político do Partido, junto com a força de suas Bancadas na Câmara e no Senado e de seus 7 Governadores.

O PSDB ficou em segundo lugar, com 784 Prefeitos; em terceiro, o Partido Progressista, com 548 Prefeitos eleitos; o PT, Sr. Presidente, conquistou 547 prefeituras, e o Democratas, 496.

E mais, Sr. Presidente, o PMDB quadruplicou o número de prefeituras nos colégios eleitorais com mais de 200 mil eleitores.

Nosso Partido é também o que mais terá candidatos no segundo turno das capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. E reelegeu dois Prefeitos em primeiro turno: Goiânia, Iris Rezende, ex-Governador, ex-Senador, querido amigo, e, em Campo Grande, Nelsinho Trad.

Por isso, Sr. Presidente, Srs. Senadores, as eleições municipais foram tão importantes para o PMDB. Esses resultados se devem, em grande parte, ao trabalho da direção do Partido. Aproveito o ensejo para cumprimentar a todos, na pessoa de nosso presidente, Deputado Michel Temer.

O PMDB demonstrou que tem capilaridade, uma militância organizada, com participação nos movimentos sociais, nos sindicatos, na juventude, nas mulheres. Possuímos uma tradição municipalista de fortalecimento das prefeituras, que perderam muito da autonomia conquistada em 1988 com a Constituição Federal. Vamos, Sr. Presidente, sem dúvida nenhuma, ajudar a reconstruí-la.

Neste dia, quando o mundo político costuma se debruçar na análise das eleições municipais e em suas repercussões para o futuro, o nosso Partido está em festa. Confirmamos, mais uma vez, nossa hegemonia nacional.

Como se verá a seguir, neste pronunciamento, o PMDB é a cara do povo brasileiro. E, ainda, Sr. Presidente, são do PMDB as credenciais para ditar os rumos das grandes decisões nacionais. Os resultados eleitorais mostram que nosso Partido é um grande patrimônio da sociedade brasileira, que tem o dever de responder às suas expectativas. Esse PMDB, que saiu vitorioso das urnas, como a maior força capilar da estrutura partidária do País, será ainda mais forte se continuar unido, respeitando as suas tradições, e se atualizar também, Sr. Presidente.

A realidade de hoje exige nova visão histórica para trabalhar na direção de um projeto nacional afinado com os interesses populares. O País quer mais reformas, emprego, saúde, educação, segurança pública, habitação e lazer. Estamos caminhando, sem dúvida nenhuma, nessa direção. E o PMDB tem sua parcela de responsabilidade nesse período, ao integrar a coalizão de Governo do Presidente Lula. Para evoluir e avançar, precisamos moldar o ideário, as doutrinas e o estatuto do Partido cada vez mais a essas necessidades.

Outro desejo da sociedade, das instituições e dos homens de bem é uma ampla e profunda reforma político-partidária. Como Líder e como Presidente do Senado Federal, participei de dezenas de reuniões com Senadores e Deputados Federais, para encontrar meios de fazer a reforma andar.

Não é fácil. Todos nós sabemos. Alguns obstáculos foram colocados aqui hoje, inclusive, desta tribuna. Desde já, eu quero aproveitar também a oportunidade e faço um apelo às Lideranças, aos Presidentes Garibaldi Alves Filho e Arlindo Chinaglia para que retomemos imediatamente a votação da reforma política e também da reforma tributária ainda neste semestre.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os resultados das últimas eleições me oferecem todos os motivos para ser otimista com o futuro do PMDB. Nesse contexto, as eleições municipais ganham enorme relevância.

Basta rememorar: foi dos nossos quadros que saiu a mudança que restabeleceu as eleições para Prefeito das capitais. Quase já não se lembra mais da Emenda Mauro Benevides, de autoria do colega Senador Mauro Benevides, ex-Presidente desta Casa, no Governo José Sarney.

O desempenho do PMDB no Nordeste vem evoluindo a cada pleito. Hoje, o Partido está mais capilarizado, embora tenha avançado nos grandes centros urbanos também. Cada vez mais, Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, chegamos perto das nossas bases, de nossa verdadeira representação.

As relações do PMDB com o PT no Nordeste e em todo o País se tornaram menos conflituosas. Não há dúvida de que o principal aliado petista nesta eleição foi o PMDB, seguido pelo PSB, PDT e PCdoB, entre outras legendas. Agora, onde houver segundo turno, o PMDB novamente estará presente em coligações e apoios informais em todo o País. O poder de influência e a amplitude do Partido provocam situações tão inusitadas quanto impressionantes.

Com exceção do atual Chefe do País, todos os Presidentes da República eleitos a partir de 1985 tiveram histórico de filiação ao PMDB: Tancredo Neves, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

O PMDB de Alagoas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi um dos que mais saíram fortalecidos desta eleição. Nosso Estado, modesto no tamanho, mas gigante em sua expressão, tem o eleitorado de mais de 1,8 milhão de pessoas. E o PDMB alagoano está organizado em praticamente todos os diretórios municipais do Estado. É a maior legenda e não pára de crescer.

Nas últimas eleições municipais de 2004, obteve o maior número de votos, além de ter feito o maior número de prefeitos. Nessas eleições, teve 19 candidatos à reeleição. Alguns, Sr. Presidente, como Luciano Barbosa e Renan Filho, foram verdadeiros fenômenos eleitorais. O Prefeito Luciano Barbosa é o campeão de votos no País. Obteve mais de 91% dos votos em Arapiraca, o segundo colégio eleitoral do Estado, numa gestão modelo para Alagoas e para o País. E o Prefeito Renan Filho alcançou 70% da preferência do eleitorado de Murici. Eles simbolizam a permanente reoxigenação de nossos quadros e são, Sr. Presidente Romeu Tuma, exemplos de dinâmica e eficiência na máquina administrativa.

Outro quadro que surpreende é o Vice-Governador do Estado de Alagoas e médico cardiologista renomado José Wanderley. Sua sensibilidade social está estampada nas duas frentes em que trabalha - seja com o bisturi ou com a caneta na mão.

Também os filhos ilustres de nossa terra, mesmo integrando outras legendas em outros Estados da Federação, estão ajudando a projetar a imagem positiva de Alagoas pelo País. É o caso, Senador Romeu Tuma, dos Deputados Renildo Calheiros e Aldo Rebelo.

Renildo é o novo Prefeito de Olinda com quase 57% dos votos. Olinda é um importante pólo turístico do Nordeste e uma bela cidade de Pernambuco. A vitória foi animadora para o Partido, como eu dizia, em diversos Municípios alagoanos.

O PMDB do nosso Estado é um dos partidos que obtiveram maior número de Prefeituras. E das 102 cidades de Alagoas, Sr. Presidente, perdemos, com os partidos coligados, em apenas 16.

Fiz questão de ir pessoalmente, durante esta campanha, a mais de 80 eventos eleitorais em diferentes Municípios, e alcançamos a vitória em quase 86% dessas cidades.

Nos 10 maiores Municípios, ganhamos em oito.

Vencemos em Arapiraca, em União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Coruripe, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, em Marechal Deodoro - a primeira capital do Estado, onde se elegeu o Deputado Federal, integrante da nossa Bancada, Deputado Cristiano Mateus, dentre outros, Sr. Presidente. Elegemos também Prefeitos em Campo Alegre, Porto Real do Colégio, Major Isidoro, Batalha, Olho d’Água das Flores, e por aí vai.

Ao Prefeito reeleito de Maceió, Cícero Almeida, nossos votos de boa sorte em sua segunda gestão. Maceió, independentemente da questão partidária, contará sempre com o meu apoio, com o meu trabalho e com a minha mais absoluta dedicação.

Aos que disputaram com o Prefeito Cícero Almeida, como Solange Jurema e Judson Cabral, meu abraço sinceramente solidário. Trabalhamos duro para que nosso partido e os partidos coligados continuem evoluindo em Alagoas.

Percorri, Sr. Presidente - e já encerro - centenas de quilômetros durante a campanha para levar a mensagem do PMDB e dos partidos coligados ao povo alagoano. Sinal deste nosso empenho é o que se pode ver hoje no nosso Estado. Os programas sociais do Governo Federal estão por toda parte, levando emprego, renda e prosperidade a um povo humilde e sofrido. Basta citar o Bolsa-Família, Sr. Presidente Romeu Tuma, que eu tive a honra e a satisfação de relatar aqui, no Senado Federal, e o PAC, que levou Alagoas a ser um dos Estados do Brasil proporcionalmente mais beneficiados com verbas federais.

Isso é o que eu, modestamente, e a bancada federal, composta por mim e por mais quatro Deputados Federais - quatro em nove Deputados Federais - podemos oferecer ao nosso povo.

A você, alagoano e alagoana, vai aqui todo o nosso agradecimento. Foi você, que está nos assistindo e ouvindo neste momento, que deu ao PMDB e aos partidos coligados tamanha força, essa grande expressão. Em resposta a essa demonstração de carinho, vamos intensificar nossa luta aqui, em Brasília, para levar, cada vez mais, desenvolvimento, emprego e justiça social a todos - a todos, sem exceção -, inclusive a quem não votou no PMDB e nos partidos coligados. Todos vão continuar recebendo - não tenham dúvida nenhuma - a mesma consideração e respeito que merecem.

Era, Sr. Presidente, por hoje, o registro que gostaria de fazer.

Muito obrigado a V. Exª pela atenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2008 - Página 38780