Fala da Presidência durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Elogia o pronunciamento do Senador Cristovam Buarque sobre a importância da reunião histórica em que o Presidente da República fez uma restropectiva do seu tempo de governo.

Autor
José Maranhão (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Targino Maranhão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Elogia o pronunciamento do Senador Cristovam Buarque sobre a importância da reunião histórica em que o Presidente da República fez uma restropectiva do seu tempo de governo.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2008 - Página 36254
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, PRONUNCIAMENTO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, IMPORTANCIA, REUNIÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DIVERSIDADE, LIDERANÇA, PAIS, BALANÇO, GESTÃO, DEFESA, PRIORIDADE, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, VIABILIDADE, CONCORRENCIA, BRASIL, MERCADO INTERNACIONAL.

            O SR. PRESIDENTE (José Maranhão. PMDB - PB) - Antes de declarar encerrada a presente sessão do Senado da República, quero felicitar o Senador Cristovam Buarque. S. Exª, com senso de oportunidade, aqui no ambiente do Senado da República, soube repercutir a importância da reunião histórica em que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma retrospectiva do seu tempo de Governo. Sua Excelência apresentou ao País os ganhos não da sua administração, mas deste País e, sobretudo, afirmou o compromisso de investir na educação do nosso povo com os recursos decorrentes da exploração do petróleo, com essa nova e colossal jazida que o Brasil descobriu.

            Não há dúvida alguma que este País não será uma Nação soberana, que este País não irá a lugar algum se não for capaz, até pela necessidade de competir com o restante do mundo, de investir maciçamente na educação do seu povo. Desde muito defendo essa necessidade de investimento. Aliás sou autor de um projeto que vincula recursos, cerca de 2,5% do PIB do Brasil, na educação, principalmente um ensino tecnológico - que é a necessidade do momento - e científico.

            O Brasil tem de investir maciçamente na educação de seus filhos, a fim de que eles possam produzir e gerar os projetos necessários para a verdadeira emancipação econômica e social de nossa gente. O Brasil não pode continuar com essa dependência tecnológica absurda que tem nos dias de hoje, quando países pequenos, como a Coréia do Sul, como Taiwan, que é uma pequena ilha, um pedaço rebelde da China Continental e a própria China Continental, há mais de trinta anos descobriram esses caminhos e estão na fase exitosa da colheita dos resultados, dominando tecnologias de ponta e, inclusive, vendendo para o Brasil, vendendo para a indústria nacional. O nosso País se transformou numa grande linha de montagem que recebe os insumos necessários à movimentação de seu parque industrial, inclusive pagando royalties altos, pagando custos altíssimos desses produtos que poderiam estar sendo produzidos aqui, se o Brasil, há mais tempo, há quatro ou cinco décadas, tivesse feito a mesma coisa que fizeram esses países outrora até miseráveis.

            Não estou sendo irreverente com eles, mas, na minha infância, quando alguém se referia a uma coisa negativa, se dizia “é a Coréia”. Os arrabaldes das cidades, a periferia das cidades era a Coréia. Quem poderá dizer isso hoje? Uma Coréia que se impõe ao respeito da comunidade científica e tecnológica internacional, competindo, inclusive, em tecnologia de ponta com os países do chamado Primeiro Mundo.

            Portanto, felicito V. Exª, que está sendo muito feliz.

            O Presidente Lula precisa ter esse desprendimento, e certamente o terá, porque eu sempre o considero um predestinado. Não estou aqui querendo fazer louvação ao Presidente. Mas um simples retirante do nosso Nordeste que chega a São Paulo para tentar sobreviver e termina na Presidência da República é realmente um homem predestinado.

            Se realmente o Presidente fizer essa convocação que V. Exª está sugerindo neste momento, marcará um tento na História do Brasil, porque estará definitivamente construindo rumos para o futuro deste País.

            Felicito V. Exª, que está sendo muito feliz. Todos aqui do Senado conhecemos sua independência. Como ex-petista nunca se negou a reconhecer os méritos do atual Governo, como nunca se furtou à necessidade de criticar aquilo que, a seu juízo, aos seus olhos, parecia-lhe negativo ou digno de crítica. Por isso, acho que V. Exª tem muita autoridade para falar nos termos em que está falando. Meus parabéns, Senador Cristovam Buarque.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2008 - Página 36254