Pronunciamento de Gerson Camata em 07/10/2008
Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre o resultado das eleições do último domingo e a colocação do PMDB como o partido mais votado no país. Cumprimentos ao Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, pelo trabalho de engenharia política realizado nessas eleições.
- Autor
- Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
- Nome completo: Gerson Camata
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES.
ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), GOVERNO ESTADUAL.:
- Considerações sobre o resultado das eleições do último domingo e a colocação do PMDB como o partido mais votado no país. Cumprimentos ao Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, pelo trabalho de engenharia política realizado nessas eleições.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/10/2008 - Página 38910
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES. ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, RESULTADO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, CONGRATULAÇÕES, SUPERIORIDADE, NUMERO, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), AMBITO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, ARTICULAÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, APOIO, GOVERNO FEDERAL, VIABILIDADE, EFICACIA, PARTICIPAÇÃO, ELEIÇÕES, AMBITO ESTADUAL, EXPECTATIVA, ELEIÇÃO FEDERAL, ELEIÇÃO ESTADUAL.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, GARANTIA, VITORIA, ELEIÇÃO MUNICIPAL, PREFEITO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, APOIO, GOVERNO FEDERAL.
O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é claro que, nesta abertura da sessão, a exemplo da Senadora Serys Slhessarenko e de outros companheiros, vamos focar os eventos políticos dos últimos dias, que foram as eleições.
Como membro do PMDB, acho que é necessário colocarmos claramente perante o País inteiro que o PMDB foi o partido mais votado dessa última eleição - todos os jornais de hoje registram isso. Inclusive, o PMDB obteve 18.422.732 votos e o segundo colocado foi o PT, com 16,486 milhões de votos, de modo que o PMDB continua sendo o maior partido brasileiro. E o PMDB mostra a força de suas lideranças regionais, seus Governadores, seus Prefeitos, seus Vereadores.
O Espírito Santo ficou dentro dessa média nacional: o PMDB, que havia sido destroçado, foi reerguido, refeito, recomposto pelo Governador Paulo Hartung, e conseguimos eleger 22 Prefeitos e 18 Vice-Prefeitos, em 78 Municípios, de modo que, no Espírito Santo, também, o PMDB é o maior partido, seguido do PSDB, com 13 prefeituras, do DEM com 6, e do PSB com 13.
Sob a liderança do Governador Paulo Hartung, conseguimos construir aquilo que me parece ser o laboratório da próxima eleição nacional: a aliança entre o PT e o PMDB, entre o Presidente Lula e os partidários membros do PMDB. Se somarmos os partidos de base do Governo, como PP, PSB, PMDB, PTB e PDT, fizemos quase 90% das prefeituras do Estado do Espírito Santo e obtivemos 87% dos votos. Foi um trabalho de engenharia ao qual o Governador se dedicou, formando as chapas, no sentido de que pudéssemos ter o Prefeito do PMDB ou o Prefeito do PP, o Vice do PMDB, o Prefeito do PSB, o Vice do PDT.
Chegamos agora, então, com uma única cidade em que teremos um segundo turno, que é a cidade de Vila Velha, em que disputam dois candidatos da base do Governo, que é o PMDB e o PPB, de modo que não há problema. Será uma disputa meio interna, meio dentro daqueles que apóiam o Presidente Lula; uma eleição em que, qualquer resultado que aconteça ali, será uma vitória dos partidos que formam a base do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva aqui no Congresso Nacional e em âmbito nacional.
Na análise final dos resultados dessa eleição, dois pontos são importantes para aqueles que são do PMDB, Sr. Presidente Tião Viana. Primeiro ponto: o PMDB voltou a ser, no Espírito Santo, o maior partido político. O PMDB, no Espírito Santo, nesse laboratório que ele fez de ser um companheiro do PT na formação das chapas que vão disputar as eleições daqui a dois anos, no âmbito nacional, estadual e federal, o PMDB, junto com o PT e com o PSB, tornou-se campeão em 70% dos Municípios do Estado do Espírito Santo. O outro ponto muito importante é que, nacionalmente, o PMDB voltou a ser o maior partido do Brasil e, no Espírito Santo, principalmente, tornou-se o grande partido do Estado.
Quero, Sr. Presidente, no momento em que cumprimento os vitoriosos dessa eleição, estender o meu cumprimento de uma maneira muito especial ao Governador Paulo Hartung, pelo trabalho de engenharia política que ele conduziu, que ele liderou, conseguindo fazer com que o nosso Estado, o Espírito Santo, se transformasse verdadeiramente num laboratório da próxima eleição de nível nacional e estadual que teremos no País. Lá, sob o comando do Governador, conseguimos uma ampla vitória política, mas, acima de tudo, uma ampla vitória da união dos políticos do Estado em torno das proposições, das propostas que fazem com que o Espírito Santo comece a se destacar, nacionalmente, na melhoria da qualidade de vida, na melhoria da qualidade da educação, na melhoria da renda, que cresceu três vezes em relação à renda nacional, sob o governo de Paulo Hartung. Agora, todos esses fatos de progresso e de desenvolvimento desembocam nessa campanha política com uma ampla, substanciosa e visceral vitória que o Governador obtém com os partidos que formam a base de sustentação de seu governo e a base de sustentação do Presidente Lula.
Parabéns ao Sr. Governador e, principalmente, ao eleitorado do Espírito Santo, que entendeu muito bem o objetivo desse trabalho de engenharia política do Governador Paulo Hartung, que é o de pacificar o Estado e unir todas as forças políticas em torno dos objetivos maiores que são: a melhoria de renda, o crescimento do Estado, o desenvolvimento do Espírito Santo.
Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.