Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Análise das eleições do último domingo, especialmente no Estado do Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Análise das eleições do último domingo, especialmente no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2008 - Página 38915
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ANALISE, REALIZAÇÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, ESTADOS, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), IMPORTANCIA, PRESENÇA, FORÇAS ARMADAS, SUPERIORIDADE, NUMERO, MUNICIPIOS, GARANTIA, EFICACIA, SEGURANÇA, ELEIÇÕES, ADVERTENCIA, GRAVIDADE, OCORRENCIA, VIOLENCIA, VITIMA, CANDIDATO, SAUDAÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE).
  • CONGRATULAÇÕES, RESULTADO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, SUPERIORIDADE, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, VEREADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PARA (PA), REFORÇO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, OPOSIÇÃO, EXPECTATIVA, ELEIÇÃO FEDERAL, ELEIÇÃO ESTADUAL.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Tião Viana, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, eu tinha dois assuntos para tratar hoje, Senador Tião Viana. Gostaria até de tratar dos dois, mas vou deixar um para amanhã. Vou dar prioridade à questão da festa da democracia por que o Brasil passou no último domingo. Amanhã, Senador Jefferson Praia, vou fazer um pronunciamento a respeito da “marolinha”, como diz o Presidente Lula, em relação ao tsunami dos Estados Unidos na crise financeira. Mas a “marolinha” preocupa aos quase cento e trinta milhões de brasileiros, Senador Mário Couto. Mas, sobre isso, eu vou tratar amanhã. Hoje, como disse, farei uma análise do processo eleitoral em meu Estado, o meu querido Estado do Pará, e em nosso País.

Depois de mais de dois meses de intensa campanha nas ruas, comunidades e longas viagens pelo meu imenso Pará, venho a esta tribuna para comentar os resultados das eleições deste ano. Votação que só ocorreu de forma pacífica por conta do reforço das Forças Armadas, que estiveram em 99 Municípios do Estado... Senador Tião Viana, Senador Mário Couto, vou repetir: as Forças Armadas estiveram em 99 Municípios do Estado do Pará, de um total de 460 em todo o Brasil. Olha em que nível está a segurança do Estado do Pará!

Como eu disse, de um total de 460 por todo o País que tiveram esse fundamental apoio na segurança.

Durante a campanha, foram inúmeros os casos de atentado contra candidatos, justamente pelo clima de insegurança que assola o Pará. Então, tal apoio do Exército foi fundamental para que a votação ocorresse de forma tranqüila nas cidades paraenses, segundo balanço divulgado pela competente equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Aliás, o povo do Pará mostra que já possui avançado grau de consciência com essa data tão importante para a vida do País - dia, aliás, já conhecido como uma “festa da democracia”.

Durante a campanha e no dia da eleição, ficou evidente o atual nível de envolvimento da população, não só em Belém, mas no Pará e em todo o País, com as cores dos partidos nas ruas. Hoje, a imagem de uma pessoa vestindo a camisa de seu candidato, da cor do seu partido, é uma cena comum. Mas nós, que já vivenciamos um período em que isso era inimaginável e lutamos pelo retorno da democracia, ter um dia como o do último domingo é algo para se comemorar e registrar.

A democracia brasileira, aliás, foi a bandeira que levou grandes nomes a construir o PSDB, um partido identificado com melhores condições de vida, desenvolvimento, educação, saúde e eficiência de gestão. Um partido que nessas eleições provou mais uma vez sua força e sua coerência política e ideológica, de oposição e que acredita que fazer mais, com transparência e eficiência, é possível.

A Senadora Serys já fez um balanço das eleições no País, e o PSDB foi o partido que teve a segunda maior votação para vereadores no Brasil, Senador Alvaro Dias. Foi dito aqui, pelo Senador Camata, que o PMDB teve 11.783.000 votos; o PSDB teve 10.637.000, um partido de Oposição à máquina de Governo que está aí é o segundo maior partido em nível nacional.

Tenho plena convicção de que o povo paraense já acredita que pode retomar o rumo certo, ter um governo mais presente e que trabalhe durante todo o seu mandato. Este é o compromisso do PSDB no Pará e em todo o País.

Se existe algo a se lamentar, Senador Renan Calheiros, é o uso indiscriminado da máquina pública, tanto pelo Governo do meu Estado do Pará como pelo Governo Federal em diversos Municípios paraenses. Essa prática abominável compromete a democracia e deixa a disputa eleitoral evidentemente desequilibrada.

(Interrupção do som.)

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Ainda assim, superamos as dificuldades e tivemos vitórias importantes e estratégicas por todo o Pará. Por exemplo, no Município de Paragominas, nosso companheiro Adnam Demacky foi reeleito e com a segunda maior votação proporcional do Brasil: teve mais de 80% dos votos válidos. Foi a segunda maior votação proporcional no Brasil e, com isso, terá mais tempo para consolidar as ações que já o fizeram ser reconhecido pelo empreendedorismo.

Em Abaetetuba, nossa amiga Francinete Carvalho venceu as eleições e derrotou a atual administração, que é do PT. Lá, ela vai ter muito trabalho, num município que ficou infelizmente conhecido pela prisão de uma menor em uma cela com mais de vinte homens. Esse foi mais um escândalo do Governo Ana Júlia que tomou as manchetes nacionais e internacionais.

Outro Município, Altamira, também reelegeu uma outra mulher do PSDB, a companheira Odileida Sampaio.

Srªs e Srs. Senadores, poderia falar aqui dos nossos prefeitos Mazinho Salomão, de Afuá; do Zé Antônio, de Brejo Grande do Araguaia; do Miguel Santa Maria, de Curralinho; do Norival, de Limoeiro do Ajurú; da Madalena, de Novo Progresso; do Negão Brandão, de Placas; da Cleuma, de Primavera; do Alegria, de Santana do Araguaia; do Aroldo Pinto, de Terra Alta.

Mais importante do que isso é dizer, Senador Mário Couto, que o nosso partido, o PSDB, que governou de forma competente, transformou o Estado do Pará nos doze anos de governo, o fez de forma plural, com a união pelo Pará agregando vários e inúmeros partidos, compondo uma verdadeira união pelo Pará.

Se fizermos uma avaliação dos nossos companheiros que participam dessa coligação pelo bem do Pará, vamos verificar que dentro dessa coligação maior, sem partidos, o partido é o partido do nosso Estado, o Pará, e que nós elegemos mais de sessenta prefeitos, o que nos dá a certeza de que o povo paraense reconhece o trabalho que o PSDB desenvolveu ao longo dos doze anos em que esteve à frente do Governo do Estado. E, pela vontade do povo, retornará, com seu projeto de governo, a partir das eleições majoritárias de 2010. No País, como eu disse...

(Interrupção do som.)

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Vou concluir, Sr. Presidente.

No País, o PSDB foi o segundo partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno com 781 municípios. Além de ser o segundo considerando o número de eleitores, também é o segundo em número de prefeitos eleitos, o que demonstra o fortalecimento do partido de oposição contra a máquina federal, que impõe condições que, eu diria, é a legalização do poder econômico no processo eleitoral com tudo aquilo que nós sabemos que acontece nos estados brasileiros. Foi, também, o segundo partido no total de votos recebidos para o cargo de vereador. Isso mostra que a teoria de transmissão de votos não é bem concreta. Política, é bom lembrar, não é ciência exata ou aritmética. Como bem disse...

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Como bem disse o Senador Sérgio Guerra, Presidente Nacional do PSDB, em entrevista ao Blog do Josias, não existe essa sombra do Lula. Isso ficou provado, pois o eleitor analisa caso a caso. Essa é a democracia brasileira que ajudamos a construir e da qual tanto nos orgulhamos.

Portanto, finalizo, parabenizando os quase 130 milhões de eleitores que compareceram às urnas em 26 estados da Federação e, em especial, os mais de quatro milhões de eleitores do meu Estado, Pará, que foram às urnas e fizeram da festa da democracia, diria, a antecipação do que ocorrerá em 2010 com o retorno do projeto de desenvolvimento, de melhor segurança, de melhor saúde, de melhor educação para todos os paraenses em todos os 143 Municípios, sem discriminação de cor partidária.

Era o que eu tinha a dizer.

Agradeço a V. Exª a generosidade da extensão do tempo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2008 - Página 38915