Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Balanço dos resultados das últimas eleições e satisfação com o desempenho do PMDB. Comentários sobre matéria do jornal O Globo, intitulada "PMDB é campeão de votos e prefeitos eleitos". (como Líder)

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA. ECONOMIA NACIONAL.:
  • Balanço dos resultados das últimas eleições e satisfação com o desempenho do PMDB. Comentários sobre matéria do jornal O Globo, intitulada "PMDB é campeão de votos e prefeitos eleitos". (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2008 - Página 38929
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA. ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, RESULTADO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, SUPERIORIDADE, VITORIA, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, VEREADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), APRESENTAÇÃO, DADOS, EXPECTATIVA, SEGUNDO TURNO, COMENTARIO, MELHORIA, NUMERO, COMPARAÇÃO, ANTERIORIDADE, ELEIÇÕES, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • COMENTARIO, EFICACIA, ATUAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), APROVAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, AGRADECIMENTO, ELEITOR, SAUDAÇÃO, POLITICO, PRESIDENTE, DIRETORIO PARTIDARIO, AMBITO NACIONAL, AMBITO ESTADUAL.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), DEBATE, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, EXPECTATIVA, INFERIORIDADE, RISCOS, REDUÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, ORADOR, MANUTENÇÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, ESTADO DE RONDONIA (RO).

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero aqui falar do resultado das últimas eleições, ainda na apuração do primeiro turno. Creio, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que venceu a democracia brasileira, venceu o povo brasileiro. A nossa democracia está cada dia amadurecendo mais. Isso é muito bom para o Brasil.

            Sr. Presidente, o jornal O Globo traz como manchete:

            “PMDB é o campeão de votos e prefeitos eleitos”.

            Com o fim da apuração das eleições municipais, pudemos analisar os resultados das votações e compor um grande painel com o desempenho dos partidos em cada Estado e no Brasil como um todo.

            Na condição de líder do PMDB nesta Casa, peço licença a V. Exªs para realizar um breve balanço do desempenho do meu Partido no primeiro turno das eleições deste ano.

            O que constatamos de imediato, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é o absoluto sucesso do Partido do Movimento Democrático Brasileiro em todo o País, tanto nas eleições majoritárias, para prefeito, quanto nas proporcionais, para vereador.

            No nível nacional, apenas no primeiro turno, o PMDB elegeu nada menos do que 1.194 prefeitos. Esse número representa 21% dos 5.563 Municípios brasileiros e pode chegar a 1.205, caso os 11 peemedebistas que disputam o segundo turno vençam suas disputas eleitorais.

            Cito aqui, com a presença do Senador Pedro Simon no plenário, apenas o Município de Porto Alegre, com nosso companheiro José Fogaça, que disputa o segundo turno. Mas são 11 cidades com mais de 200 mil eleitores onde o PMDB disputa o segundo turno.

            Em relação às eleições de 2004, o crescimento no número de prefeitos eleitos do PMDB foi de 12,25%, já que no último pleito conseguimos eleger 1.059 chefes do Executivo municipal.

            Nenhum outro Partido elegeu tantos prefeitos com o PMDB. Fomos, ainda, o Partido mais votado nas eleições para as prefeituras em metade da Federação: em 13 dos 26 Estados brasileiros, o maior número de Prefeitos eleitos foi do PMDB.

            O sucesso do partido não foi menor nas eleições para vereador. Conquistamos um total de 8.469 vagas nos legislativos municipais - 7.213 candidatos eleitos isoladamente e 1.256 eleitos por coligação -, o que consolida o PMDB como a maior força política nas Câmaras Municipais do País.

            Em Rondônia, meu Estado, especificamente, o PMDB obteve excelentes resultados. Conquistamos 12 das 52 Prefeituras do Estado - quase o dobro do segundo colocado nesse ranking, o PR, que elegeu apenas 7 Prefeitos -, com o detalhe de que concorremos em pouco mais de 30 Municípios e ainda elegemos seis Vice-Prefeitos e mais três Prefeitos em coligação na proporcional, num total de 21 Municípios em 52, quer dizer, quase 50% dos Municípios do Estado de Rondônia.

            Em resumo, Srªs e Srs. Senadores, as eleições Municipais de 2008, mais uma vez, confirmaram a força política do PMDB e o prestígio que o Partido detém perante o povo brasileiro.

            Esse quadro, evidentemente, não nos foi dado de presente. A força do PMDB é resultado da combinação bem-sucedida do trabalho daqueles que compõem o Partido com o apoio fiel e irrestrito de nossa sólida base eleitoral.

            Gostaria, assim, de agradecer os quase 17,9 milhões de votos para Prefeito e os 11,3 milhões de votos para Vereador conquistados pelo Partido em todo o País. Cada voto que recebemos representa, ao mesmo tempo, um reconhecimento do trabalho que realizamos no passado e um voto de confiança no trabalho que realizaremos no futuro.

(Interrupção do som.)

            O SR. PRESIDENTE (José Nery. PSOL - PA) - V. Exª dispõe de mais dois minutos

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Por fim, Sr. Presidente, quero parabenizar não apenas os Prefeitos e Vereadores eleitos, mas todos os que concorreram e, infelizmente, não foram vitoriosos; os militantes e filiados ao Partido, que trabalharam ao longo de todo o processo eleitoral para que o PMDB alcançasse o sucesso que alcançou; os Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos e Vereadores que se engajaram nas eleições.

            Enfim, nossos parabéns ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro; ao nosso Presidente Nacional Deputado Michel Temer, aos presidentes estaduais, aos presidentes municipais pelo excelente resultado obtido nas eleições municipais de 2008.

            Sr. Presidente, ainda resta um minuto e quero rapidamente falar um pouco sobre a crise mundial.

            Participamos ontem de uma reunião muito boa no Palácio do Planalto, com o Conselho político, todos os Líderes, presidentes de Partidos, o Presidente da República, o Ministro da Fazenda, o Presidente do Banco Central, o Ministro do Planejamento. E verificamos que os números são muito bons para o Brasil. Felizmente, a nossa economia está sólida, com mais de US$206 bilhões de reservas cambiais, o Brasil está resistindo bravamente à crise que assola quase todo o mundo. Os indicadores econômicos apontam que nós não vamos desacelerar a nossa economia, que vai continuar crescendo. Possivelmente, ainda em 2009, ela cresça 4,5%, reduzindo muito pouco o índice que vamos alcançar este ano, o que é muito bom. E já em 2010, ela novamente estará no patamar de 2007/2008.

            É muito bom ver que a nossa economia está consolidada e que o País avança, continua gerando emprego, gerando renda, o programa de estruturação da nossa infra-estrutura vai continuar, o PAC vai continuar a todo vapor. Eu espero que as obras no meu Estado de Rondônia, as usinas do rio Madeira, a restauração das nossas rodovias, a construção das nossas pontes, enfim, toda a infra-estrutura do nosso Estado e do nosso País não sofra nenhum processo de continuidade.

            Parabenizo o Governo Federal, a equipe econômica, que está segurando com mão-de-ferro esta crise mundial, sem que ela afete significativamente o nosso País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2008 - Página 38929