Pronunciamento de Eduardo Azeredo em 07/10/2008
Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Avaliação das eleições em Minas Gerais. (como Líder)
- Autor
- Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES.
ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO MUNICIPAL.:
- Avaliação das eleições em Minas Gerais. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/10/2008 - Página 39074
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES. ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO MUNICIPAL.
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELEIÇÃO MUNICIPAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), COMENTARIO, DADOS, IMPORTANCIA, VITORIA, MUNICIPIOS, SUPERIORIDADE, POPULAÇÃO, EXPECTATIVA, SEGUNDO TURNO.
- DEFESA, IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, REGIÃO METROPOLITANA, CRITICA, DEMORA, CONCLUSÃO, OBRAS, METRO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), INFERIORIDADE, RECURSOS, GOVERNO FEDERAL, SETOR, QUESTIONAMENTO, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), PREFEITO, VERBA, TRANSPORTE METROVIARIO.
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela Liderança do PSDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vou falar menos do que o Senador José Nery.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero trazer algumas informações a respeito do pleito eleitoral e algumas considerações sobre a questão da crise econômica - não sei se, em cinco minutos, vou conseguir falar sobre os dois assuntos.
Quero falar primeiro sobre as eleições do meu Estado, Minas Gerais, que é o segundo eleitorado do País. Há 14 milhões de eleitores. Houve abstenção de 14% e, portanto, os votos válidos chegaram a quase 11 milhões, considerando-se também os votos brancos.
Minas Gerais tem 853 Municípios, e o meu Partido, o PSDB, mais uma vez, foi o Partido que elegeu o maior número de prefeitos.
Elegemos 159 prefeitos; em segundo lugar, veio o PMDB, com 119; o PT, com 108; o Democratas, com 99; o PR, com 74. Aí já entram os Partidos médios, os quatro maiores Partidos: o PSDB, 159; PMDB, 119; o PT, 108 e o DEM, 99. Dos Partidos médios, o PR elegeu 74; o PTB, 68; o PP, 55; o PDT, 51; o PPS, 33; o PV, 14 e o PSB, 12. Temos 11 partidos. Aí vêm mais 10 partidos pequenos. Vejam bem a quantidade de Partidos que há no País. Ou seja, 21 partidos elegeram prefeitos no Estado de Minas Gerais.
O PSDB elegeu prefeitos em 6 cidades importantes, como na Cidade de Sete Lagoas, com mais de 200 mil habitantes; na cidade de Divinópolis, também do mesmo porte de Sete Lagoas, nessa faixa de 220 mil. Elegemos o prefeito de Sete Lagoas, que foi Márcio Maroca; em Divinópolis, o novo prefeito, Vladimir Azevedo. Já em Lavras, Jussara Menicucci é reeleita Prefeita; em Unaí, também há a reeleição de Antério Mânica; em Três Corações, a eleição de Faustinho Ximenes. Portanto, é um resultado bem distribuído em todas as regiões, e podemos considerar ainda, não com o PSDB, mas o vice do Odelmo Leão, que foi reeleito brilhantemente em Uberlândia, que é a terceira cidade do nosso Estado. Em Belo Horizonte, o fato já é conhecido: o PSDB apóia a candidatura de Márcio Lacerda, do PSB; em Contagem, vamos para segundo turno, com o candidato Ademir Lucas; em Juiz de Fora, que já é nossa quarta cidade, vamos também para o segundo turno com o ex-Líder do Partido na Câmara, Custódio de Mattos, Deputado por tantos anos. Com Custódio de Mattos e com Ademir, esperamos ter também um resultado muito significativo no segundo turno.
Portanto, são posições que mostram que, na eleição, não se pode dizer que há um ganhador aqui, um ganhador ali. É uma eleição extremamente disputada.
Os resultados de Minas mostram também essa boa posição do PSDB, mostram que o Partido teve novamente o maior número de prefeitos, em cidades, como pude mencionar aqui, de grande porte e outras, como Poços de Caldas, também com o apoio nosso, do PSDB. São cidades importantes em que tivemos participação.
O tempo está se esgotando, Sr. Presidente, mas eu queria falar, rapidamente, só sobre uma questão ainda dos temas eleitorais, um tema que sempre me trouxe a esta tribuna, que diz respeito ao metrô, um tema fundamental.
Foi levantada, nessa eleição, em Belo Horizonte, a morosidade das obras do metrô. É fato. O metrô tem um volume de recursos insignificante colocado pelo Governo Federal. Muito pouco foi feito nesse período.
Ainda na TV Bandeirantes, o Ministro Hélio Costa criticava o Prefeito Pimentel por não ter conseguido mais recursos para o metrô de Belo Horizonte. Até aí estamos de acordo. Só não ficou muito clara - porque o Ministro é do mesmo Governo, do Governo do Presidente Lula - essa reclamação. Ela é correta, o recurso é muito pequeno, mas ele faz parte do mesmo Governo, que não colocou recursos no metrô de Belo Horizonte. Não ficou muito clara a crítica por ter sido feita pelo Ministro.
Vamos continuar. Portanto, esse é um tema importante. A infra-estrutura das grandes cidades precisa ser melhorada. Um dos pontos principais é a construção de metrôs em todas as grandes cidades brasileiras. Outras vezes voltaremos ao assunto. É um tema importante para ser discutido nas eleições não só de Belo Horizonte, mas nas eleições das grandes cidades.
Portanto, temos a perspectiva, em São Paulo, de que o PSDB ainda não tem uma definição, mas, evidentemente, o caminho mostra a aliança com o Prefeito Kassab, para buscarmos a vitória no segundo turno, já que ele será disputado na maior cidade da América Latina, que é...
(Interrupção do som.)
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG) - ...a cidade de São Paulo.
A questão da crise econômica fica para outro pronunciamento. Vou mostrar exatamente que o Brasil continua correndo risco, sim. E o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, está no caminho correto ao garantir prudência. Espero que essa prudência atinja a cúpula do Governo: seja o Ministro, seja o Presidente da República.
Muito obrigado, Sr. Presidente.