Pronunciamento de Romeu Tuma em 07/10/2008
Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio às reivindicações da Polícia Civil de São Paulo, em greve.
- Autor
- Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MOVIMENTO TRABALHISTA.
ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO ESTADUAL.
:
- Apoio às reivindicações da Polícia Civil de São Paulo, em greve.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/10/2008 - Página 39091
- Assunto
- Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, POLICIAL MILITAR, GREVE, NECESSIDADE, MELHORIA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, AUMENTO, SALARIO, CLASSE PROFISSIONAL, RESPONSAVEL, SEGURANÇA, PROTEÇÃO, POPULAÇÃO.
- SOLIDARIEDADE, REIVINDICAÇÃO, POLICIAL CIVIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em defesa da Polícia Civil do Estado de São Paulo apelo ao Governador José Serra para que atenda às reivindicações da categoria, em greve desde o dia 16 de setembro. São Paulo é o Estado que pratica os piores salários pagos a policiais no País e os policiais pedem aumento salarial de 15%, neste ano, e reajustes de 12% nos dois anos seguintes.
Atualmente, a instituição emprega cerca de quarenta mil homens e mulheres na defesa da vida e do patrimônio dos cidadãos, tanto os residentes no Estado, como os milhões de brasileiros que por lá transitam ou ali trabalham e recebem o penúltimo salário da categoria, no País.
O Estado tem o dever de assegurar melhores condições de trabalho e remuneração a uma categoria que não mede esforços para proteger o cidadão. Só se consegue ser um policial autêntico por vocação e o sucesso no desempenho de suas funções depende da forma como o policial entrega sua vida na missão em defesa da ordem e da justiça. Portanto, o salário, obrigação do Estado, deve bastar ao seu sustento e da família com dignidade e respeito.
Faço questão de registrar minha solidariedade ao justo pleito dos policiais civis, ao mesmo tempo em que lamento a pretensão de alguns policiais de abandonar a carreira, insatisfeitos com a política remuneratória que tem deixado os salários da corporação paulista defasados.
Assim, Srªs e Srs. Senadores, apoiando integralmente as reivindicações, apelo à sensibilidade do Governador José Serra para que realize um rápido acordo com a classe que possibilite o retorno dos policiais ao trabalho e proporcione o encerramento da greve dos policiais civis de São Paulo.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.