Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela outorga à Prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Comemoração pela outorga à Prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2008 - Página 39274
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PREFEITURA MUNICIPAL, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), RECEBIMENTO, PREMIO, SUPERIORIDADE, QUALIDADE, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, ODONTOLOGIA, REGISTRO, PROGRAMA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), AMPLIAÇÃO, ACESSO, DENTISTA.
  • COMENTARIO, PESQUISA, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), MINISTERIO DA SAUDE (MS), DEMONSTRAÇÃO, INFERIORIDADE, POPULAÇÃO, ACESSO, DENTISTA, REGISTRO, OFERECIMENTO, SERVIÇO, ODONTOLOGIA, GRATUIDADE, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fico feliz de poder dizer, daqui da tribuna do Senado, que a prefeitura de Boa Vista, capital do meu Estado, Roraima, recebeu do governo federal a Menção Honrosa pelo trabalho realizado na saúde bucal em 2007 pelos nossos competentes dentistas roraimenses.

            O prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de odontologia foi ganho devido à ação efetiva de 74 dentistas em 33 consultórios odontológicos instalados nas unidades de saúde pública de Boa Vista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregará pessoalmente o prêmio ao representante de nossos dentistas de Boa Vista no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, em cerimônia marcada para 17h.

            O programa Brasil Sorridente foi lançado pelo Ministério da Saúde em 17 de março de 2004 para ampliar o acesso ao tratamento odontológico. Grande parte dos brasileiros não sabe que podem receber tratamento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Prova disso é que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurados em 1998 indicam que, até aquele ano, 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista.

            Só para termos idéia da terrível realidade que o brasileiro enfrenta quando se trata de saúde bucal: de acordo com o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista; 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes; 45% dos brasileiros não têm acesso regular a escova de dente.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é preciso dar o devido reconhecimento à essa política de saúde bucal criada para oferecer o melhor serviço possível à população. Atualmente, em Boa Vista, os atendimentos são feitos nos centros de saúde dos bairros, no Centro Especializado de Odontologia (Mecejana), no Hospital da Criança Santo Antônio, em unidades móveis, no OdontoSesc e na Guarda Municipal.

            Só o Centro Especializado de Odontologia de Boa Vista atende em média mil pessoas por mês em quatro consultórios. O local oferece à população cirurgias, endodontia, estomatologia, periodontia, odontopediatria e tem espaço para pacientes com necessidades especiais.

            Além do atendimento básico, pelo programa Brasil Sorridente, a população de Roraima passou a ter acesso também a tratamentos especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.

            Sr. Presidente, antes de finalizar o meu discurso, quero aproveitar esta oportunidade para parabenizar todos os trabalhadores que prezam a saúde bucal dos brasileiros, lembrando que em outubro se comemora o dia da saúde bucal e o dia do cirurgião-dentista. A todos e todas, meus parabéns!

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2008 - Página 39274