Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Desempenho do PTB nas eleições municipais do Estado de Alagoas. (como Líder)

Autor
Ada Mello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/AL)
Nome completo: Ada Mercedes de Mello Marques Luz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Desempenho do PTB nas eleições municipais do Estado de Alagoas. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2008 - Página 39300
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RESULTADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), ELEIÇÃO MUNICIPAL, ESTADO DE ALAGOAS (AL), RELEVANCIA, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, REGIÃO NORDESTE.
  • CUMPRIMENTO, CRESCIMENTO, IMPORTANCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), AMBITO NACIONAL.

            A SRª ADA MELLO (PTB - AL. Pela Liderança. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com sentimento de satisfação e agradecimento ao povo alagoano que devo registrar, nesta Casa, o excelente desempenho e o crescimento do meu partido, o PTB, nas eleições municipais em Alagoas.

            Apenas para dar a devida dimensão do feito, destaca-se a conquista de 19 prefeituras no Estado. O resultado levou o partido à segunda colocação em quantidade de prefeitos eleitos, com apenas um a menos que o PP.

            Contudo, em termos de percentual de aproveitamento em Alagoas, é importante ressaltar que o PTB atingiu o índice de 63% de vitórias - já que concorreu com 30 candidatos a prefeitos - contra 57% do PP, que teve 35 candidatos em todo o Estado.

            Das 19 prefeituras conquistadas pelo partido, vale citar a dos Municípios de União dos Palmares, Girau do Ponciano, Atalaia e Santana do Ipanema, todas com mais de 10 mil votos válidos obtidos.

            Outro dado relevante diz respeito ao desempenho do partido na Região Nordeste. Ficou em 4º lugar entre todas as legendas, conquistando 183 prefeituras, com um total de votos angariados superior a um milhão, seiscentos e setenta e quatro mil.

            Nas capitais dos Estados, verifica-se outro bom desempenho até aqui. O PTB está no segundo turno para duas importantes Prefeituras, Manaus e Belém, ambas com chance clara de vitória. Além disso, elegemos 33 vereadores em 14 capitais estaduais, com destaques para as Câmaras de Manaus, com seis cadeiras, e Porto Alegre, com cinco.

            Por fim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ainda no plano nacional, não podemos deixar de registrar o fato de o PTB ter alcançado a 6ª colocação - entre a totalidade dos partidos - nas eleições de prefeitos de todo o País. Foram conquistadas 409 prefeituras, com um índice de aproveitamento de mais de 42%, já que concorreu em 956 municípios. No total, somente para as prefeituras foram mais de 5 milhões de votos dados ao PTB.

            Já para as Câmaras de Vereadores, foram consignados 5 milhões e 800 mil votos e mais de 500 mil somente na legenda, resultando na eleição de 15.247 vereadores, que significa o expressivo percentual de 70% de aproveitamento.

            Ou seja, são dados e números irrefutáveis que comprovam a tendência de crescimento eleitoral do Partido Trabalhista Brasileiro nos três níveis de leitura.

            Estamos certos da relevância do fato e, ao mesmo tempo, conscientes da responsabilidade de sermos hoje uma legenda partidária que a cada eleição se mostra e se consolida como uma das maiores e mais importantes do Brasil.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2008 - Página 39300