Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a aprovação do PMDB pela população brasileira. Reafirmação da posição de S.Exa. no sentido de trabalhar pelo Estado de Roraima, independentemente de coloração partidária. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Satisfação com a aprovação do PMDB pela população brasileira. Reafirmação da posição de S.Exa. no sentido de trabalhar pelo Estado de Roraima, independentemente de coloração partidária. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2008 - Página 39387
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RESULTADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ELEIÇÃO MUNICIPAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), CONGRATULAÇÕES, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, PREFEITO DE CAPITAL.
  • REGISTRO, EMPENHO, ORADOR, INDEPENDENCIA, POLITICA PARTIDARIA, APOIO, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, GRUPO INDIGENA, REGULARIZAÇÃO, TERRAS, IMPLANTAÇÃO, POLITICA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, NECESSIDADE, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, INTERIOR, REGIÃO.
  • COMENTARIO, DIALOGO, ORADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ANUNCIO, ASSINATURA, DECRETO EXECUTIVO, IMPLANTAÇÃO, ZONA DE LIVRE COMERCIO, CAPITAL DE ESTADO, MUNICIPIO, BONFIM (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, Presidente desta sessão, Srªs e Srs. Senadores, antes de me manifestar sobre a questão que vou falar, quero concordar com V. Exª quando diz que a vitória do PMDB foi expressiva.

O PMDB, que trabalha um processo de união muito forte, sem dúvida nenhuma, constrói um projeto político para o País. Chegará a hora de o PMDB ter candidato à Presidência da República - espero que seja o mais rapidamente possível. Estamos muito felizes com a aprovação do povo brasileiro ao PMDB, que, hoje, é um grande partido, representado em todos os segmentos da sociedade. Nessa eleição, conquistamos capitais importantes do Brasil, portanto, estaremos comandando grandes cidades, estaremos comandando médias cidades e estaremos também comandando pequenas cidades. Enfim, estaremos espraiados, capilarizados em todo o Brasil, dando, efetivamente, uma demonstração de força política bastante importante.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Permita-me V. Exª cantar o que cantei para tirar este País da ditadura: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”

A nossa hora é agora. Nós não abdicaremos à Presidência do Senado e à Presidência da República.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB-RR) - Essa é uma bela música de Geraldo Vandré, Sr. Presidente.

Pedi a palavra, Presidente Mão Santa - inclusive novamente registrando que estamos muito felizes, nós que fazemos o PMDB, com o resultado dessas eleições -, para falar, especificamente, da eleição em Roraima, porque não tive, ainda, a oportunidade, por conta da correria desses primeiros dias, de vir ao plenário manifestar-me sobre a eleição.

Quero dizer que estamos muito felizes com o resultado da eleição. Primeiro, porque conquistamos vitórias importantes. O nosso grupo político ganhou a eleição na capital, Boa Vista, numa votação de mais de 54% dos votos. Ganhamos metade dos Municípios em que apoiamos no interior. E, hoje, comandamos 80% do eleitorado, ou iremos comandar a partir de janeiro, 80% do eleitorado do Estado de Roraima. Oitenta por cento dos municípios estarão administrados por Prefeitos ou Prefeitas que nós ajudamos a eleger. Isso é muito importante porque se amplia o espectro de trabalho.

Mas o registro que quero fazer é exatamente no sentido de que, encerrada a eleição, quero, aqui, reafirmar a minha posição ao povo de Roraima, a todos os Prefeitos eleitos, independentemente de serem do meu grupo político ou não, de que eu irei trabalhar por todos.

Entendo que, encerrado o processo eleitoral, todos nós temos de descer do palanque, e temos de começar a trabalhar fortemente para resolver os desafios que o Estado de Roraima enfrenta: desafios com a questão indígena; desafios com a regularização fundiária de terras; desafio com a implantação de um modelo de desenvolvimento, de geração de emprego e de progresso; desafio com a necessidade de interiorização da energia para todo o Estado. Portanto, são questões importantes.

Quero aqui registrar que, apesar de ter disputado a campanha, na maioria dos palanques, do lado antagônico ao Governo do Estado de Roraima, eu serei parceiro nas soluções com o Governador Anchieta, com todos os Parlamentares Federais, com todos os Prefeitos, para que a gente possa, efetivamente, enfrentar e resolver esses problemas. 

Conversei, ontem, com o Presidente Lula sobre a necessidade de uma atuação forte no Estado de Roraima. Dentro de alguns dias, o Presidente Lula estará assinando o decreto que implantará de vez a área de livre comércio de Boa Vista e de Bonfim, portanto, duas questões importantes para o futuro da economia de Roraima.

E quero aqui reafirmar, como disse, primeiro, a minha alegria pelas vitórias alcançadas; segundo, quero lamentar onde, efetivamente, não ganhamos a eleição, mas reconhecemos que se tratou da vontade popular. Digo ainda que, encerrado o processo eleitoral, todos nós, de Roraima, temos de nos unir, independentemente de disputa político-partidária, para enfrentar os desafios e resolver os problemas. Eu serei Senador de todos os Prefeitos e Prefeitas eleitos. Atuarei em conjunto, apoiando a ação do Governo do Estado. Trabalharei para todos e com todos, para que a gente possa, realmente, nesses dois anos que antecedem outra disputa eleitoral, avançar no Estado de Roraima, rumo ao progresso e rumo à condição melhor da população do Estado.

Parabenizo todos os Prefeitos e Prefeitas eleitos; parabenizo o Prefeito da capital, Iradilson Sampaio, e a Vice, Suely Campos - o Prefeito se reelegeu e a Vice se elegeu na chapa dele. Parabenizo-os pela bela campanha, uma campanha limpa, tranqüila, que eu ajudei a fazer, ajudei a construir, e agora, como disse, encerrada a disputa, vamos todos nos unir. A nossa bandeira é Roraima, e todos nós vamos trabalhar para desenvolver o Estado que todos amamos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2008 - Página 39387