Discurso durante a 191ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de denúncia sobre a situação de insegurança por que passa o Município de Novo Repartimento, no Pará, onde foi assassinado o Sr. Antônio Martins, coordenador da campanha de reeleição do Prefeito Bersajones Moura.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. ELEIÇÕES.:
  • Registro de denúncia sobre a situação de insegurança por que passa o Município de Novo Repartimento, no Pará, onde foi assassinado o Sr. Antônio Martins, coordenador da campanha de reeleição do Prefeito Bersajones Moura.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2008 - Página 39798
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. ELEIÇÕES.
Indexação
  • GRAVIDADE, VIOLENCIA, MUNICIPIO, NOVO REPARTIMENTO (PA), ESTADO DO PARA (PA), HOMICIDIO, COORDENADOR, CAMPANHA, REELEIÇÃO, AMEAÇA, MORTE, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), PEDIDO, ORADOR, PROVIDENCIA, GOVERNADOR, REGISTRO, REMESSA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, MANIFESTO, DESTINATARIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), REPUDIO, INTIMIDAÇÃO, LIDERANÇA, SOCIALISMO.

O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Acho importante o Senador Mário Couto estar presente e ouvir.

Eu recebi hoje, Senador Mário Couto, uma ligação do Prefeito Bersajones Moura, de Novo Repartimento, no sudeste/sul do Pará, que estava muito angustiado e amedrontado. Na verdade, está querendo providências. Inclusive, liguei para a Governadora Ana Júlia, do Pará, que já tomou as providências: encaminhou para o Município de Novo Repartimento investigadores e delegados da capital.

Lá, no domingo à noite, foi assassinado o Sr. Antônio Martins, coordenador da campanha de reeleição do Bersajones Moura, companheiro do PSB. E ele também, Prefeito reeleito, está ameaçado de morte. Então, no Município de Novo Repartimento, no Pará, estamos numa situação de total intranqüilidade e insegurança.

Conversei com o Deputado Estadual, do PSB do Pará, Cássio Andrade, Líder da Bancada do PSB na Assembléia Legislativa, que encaminhou, com diversas assinaturas de parlamentares estaduais, um manifesto ao Ministro da Justiça Tarso Genro, que, por sua vez, fez um pronunciamento com relação à execução do líder socialista, o Sr. Antônio Martins.

Então, a situação em Novo Repartimento é de muita insegurança. A Governadora já tomou as providências. O Ministro da Justiça já foi comunicado. O Secretário de Segurança está atendendo ao Prefeito reeleito e atual Prefeito Bersajones Moura. Mas é inconcebível que, na época em que estamos hoje, num Brasil moderno, tenhamos que conviver com esse tipo de prática de homicídio, de assassinato e extermínio por questões políticas, seguramente por questões políticas. Todos os indícios apontam para questões políticas. Lá no Município há uma lista de 15 nomes que já foi divulgada.

Antônio Martins foi assassinado agora no domingo e a notícia que corre na cidade, de 52 mil habitantes, é de que isso deve continuar. Esse tipo de intimidação, e mais do que intimidação, esse tipo de prática ultrapassada, nós, definitivamente, não podemos aceitar.

Então, quero registrar no Senado a minha ligação para a Governadora, que já tomou as providências, e o meu contato com o Líder do PSB na Assembléia Legislativa. Mas também quero deixar registrado, aqui, no Senado, a preocupação com relação à situação de insegurança em que vive o Município de Novo Repartimento. Portanto, que o Governo Estadual e o Federal tomem as providências necessárias.

Obrigado, Sr. Presidente. Obrigado, Senador João Pedro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2008 - Página 39798