Discurso durante a 191ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso, em 18 do corrente, do Dia do Médico.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE.:
  • Homenagem pelo transcurso, em 18 do corrente, do Dia do Médico.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2008 - Página 39901
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, MEDICO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, SAUDE PUBLICA, BRASIL, REGISTRO, SUPERIORIDADE, PARTICIPAÇÃO, POLITICA NACIONAL, DEFESA, DIREITOS, POVO, ELOGIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), RECEBIMENTO, RECONHECIMENTO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS), PROGRAMA, ATENDIMENTO, FAMILIA, APRESENTAÇÃO, DADOS, REDUÇÃO, MORTALIDADE INFANTIL, AMPLIAÇÃO.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente, vou ser breve.

Sr. Presidente Garibaldi Alves, Srªs e Srs. Senadores, no próximo sábado, dia 18 de outubro, será comemorado o Dia do Médico. Aproveito para fazer, da tribuna, uma justa homenagem aos médicos e médicas de todo o Brasil, especialmente de Roraima, afinal o médico está entre os profissionais mais importantes da atualidade.

Vários Senadores, como eu, são médicos e conhecem os desafios da profissão. Os médicos são responsáveis não só pela saúde física, mas também pela saúde mental das pessoas. Além disso, no Brasil, por força da nossa história, a função do médico teve que ultrapassar os limites da medicina para ocupar os espaços na política brasileira. Os médicos brasileiros também tiveram de se preocupar com o corpo social e o corpo político do nosso País.

Esse é o papel que represento hoje no Senado Federal. Sou médico, mas estou Senador. Eu e vários outros Senadores que, além de exercer a medicina, representamos nossos Estados e defendemos os direitos do povo brasileiro.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aproveitar a oportunidade do tema para fazer um elogio ao nosso Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Recente relatório sobre atenção primária da Organização Mundial de Saúde (OMS) elogiou o Programa Saúde da Família do Governo Federal e recomendou a sua adoção como ação bem-sucedida na área. Os resultados alcançados pelo Programa no Brasil, segundo a OMS, projetaram o modelo como destaque internacional e referência na promoção da saúde.

Em 15 anos de programa, os indicadores de saúde tiveram melhora expressiva. Contribuiu, por exemplo, para a queda da mortalidade infantil em 50% e para o aumento do percentual das mulheres que fazem o pré-natal nos três primeiros meses, que cresceu de 62,4%, em 2000, para 77,1% em 2006. Além disso, nas áreas de maior cobertura, permitiu a diminuição de atendimentos hospitalares. Somente para casos de AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais), entre 1998 e 2004, houve uma redução de 28% no número de internações, onde o Programa Saúde da Família cobre mais de 70% da população.

Atualmente, mais da metade da população brasileira é coberta pelas equipes de Saúde da Família. Na atenção básica, já é possível atender até 80% das necessidades em saúde da população e fazer uma ampla promoção da saúde.

Parabéns aos médicos e médicas do Brasil, especialmente aos médicos de Roraima, e parabéns ao Ministro Temporão pelo ótimo trabalho que tem feito à frente do Ministério da Saúde.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2008 - Página 39901