Discurso durante a 190ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia da Criança, com objetivo de se discutir e encontrar meios para inclusão social das crianças do nosso País, e do Dia do Professor.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Comemoração do Dia da Criança, com objetivo de se discutir e encontrar meios para inclusão social das crianças do nosso País, e do Dia do Professor.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2008 - Página 39795
Assunto
Outros > HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, CRIANÇA, PROFESSOR, IMPORTANCIA, FORMAÇÃO, CIDADÃO, NECESSIDADE, RECONHECIMENTO, RELEVANCIA, ESFORÇO, CATEGORIA PROFISSIONAL, DEFESA, VALORIZAÇÃO, MAGISTERIO, AMPLIAÇÃO, SALARIO, RESPEITO, TRABALHO, INCENTIVO, JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO, CORPO DOCENTE.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o registro do Dia do Professor merece, ao mesmo tempo, momentos de reflexão e júbilo de nossa parte.

Na data em que celebramos e parabenizamos aqueles que têm como ofício o ensino e a formação dos cidadãos do amanhã, não podemos deixar de sublinhar o esforço e o desprendimento desses profissionais cuja relevância para a Nação transcende nossa capacidade de expressão.

Ser professor é abraçar o mundo, é dedicar-se à construção de valores e conceitos, é influenciar decisivamente no futuro de gerações.

Afinal, Sr. Presidente, meus nobres Colegas, quem ensina não repassa somente conhecimento - transmite, sobretudo, princípios de vida, de afirmação da cidadania, de dignidade humana.

            Infelizmente, contudo, é forçoso reconhecer que, em nosso País, o ofício de professor nem sempre é tratado com a devida deferência e valorização.

E refiro-me, aqui, não somente à remuneração, aos salários nominais. Falo sobre o status, sobre a reverência que devemos ter pela figura do mestre, pelo guia intelectual que está representado em sua imagem como símbolo supremo de sabedoria e proficiência.

O título de Professor, Srªs e Srs. Senadores, deveria ser suficiente para honrar quem o ostenta com um tratamento absolutamente diferenciado e respeitoso. Deveria se situar, sempre, no lugar mais alto no panteão de nossas figuras ilustres, no topo do prestígio social.

Como já nos ensinaram grandes educadores deste País, valorizar o professor não significa a concessão, simples e meramente, de aumentos salariais. Não que não seja importante fazê-lo, mas tal medida deve estar inserida dentro de um processo muito mais amplo de reafirmação da importância do professor em nossa sociedade.

Nesse sentido, Sr. Presidente, para que possamos progredir verdadeiramente como Nação, precisamos incentivar as melhores cabeças, os maiores talentos intelectuais, os mais virtuosos oradores de nosso País para a carreira docente, para a grandiosa missão do magistério.

Meus caríssimos Colegas, tenho certeza de que todos desta Casa comungam desse sentimento. E posso garantir que envidaremos todos os esforços para que essa categoria profissional seja cada dia mais valorizada, respeitada e, sobretudo, ambicionada pelos jovens talentosos do nosso Brasil.

Viva o professor brasileiro!

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2008 - Página 39795