Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação em solidariedade aos servidores do Dnit.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Manifestação em solidariedade aos servidores do Dnit.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2008 - Página 40659
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, GREVE, SERVIDOR, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), REIVINDICAÇÃO, AMPLIAÇÃO, NUMERO, MELHORIA, SALARIO, REMUNERAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, PROGRESSÃO FUNCIONAL, GRATIFICAÇÃO, PLANO DE CARREIRA, APREENSÃO, PARALISAÇÃO, OBRAS, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, IMPORTANCIA, RESPONSABILIDADE, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, REGISTRO, CRESCIMENTO, PROBLEMA, SETOR.
  • REIVINDICAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), RESCISÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA, REALIZAÇÃO, CONCURSO PUBLICO, REGISTRO, APOIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DIRETOR GERAL, EXPECTATIVA, URGENCIA, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, minha intenção era deixar a tribuna livre para os demais colegas, mas, vendo servidores do Dnit percorrendo os corredores desta Casa, mostrando o dilema que vêm enfrentando há algum tempo, e tendo recebido representantes, servidores do Dnit do meu Estado, cuja situação não é diferente dos do seu Estado, Amazonas, Senador Jefferson Praia, do nosso Ministro Alfredo Nascimento, que está lutando por eles também, como também o Presidente do Dnit, Dr. Pagot, também solidário ao movimento, eu não poderia deixar de oferecer aqui uma pequena manifestação em solidariedade a eles em virtude do problema que estão enfrentando. Peço ao Governo Federal que tenha sensibilidade para encaminhar uma solução, já que a situação desses servidores chegou a tal ponto que não tiveram outra alternativa senão entrar em greve.

            Estamos aqui preocupados com aumento de dólar, queda de Bolsa e não estamos nos dando conta de que uma greve do Dnit pode, de alguma maneira, paralisar o maior programa de obras do Brasil, que é o PAC, que é o Projeto de Aceleração do Crescimento, grande Programa do Presidente Lula, especialmente na área das rodovias.

            O Dnit foi concebido, Presidente Mão Santa, em 2002, para gerir, além da malha rodoviária federal, as ferrovias e hidrovias do País, com orçamento previsto à época de R$2 bilhões por ano e com uma estrutura que deveria ser composta por aproximadamente 5 mil servidores. Estamos em 2008, e o Orçamento do Dnit é de aproximadamente R$10 bilhões ao ano, mas hoje conta com um efetivo de 2.889 servidores.

            E são esses servidores que têm sob a sua responsabilidade grande parte da execução do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

            Após a aprovação da Lei nº 11.171/2005, que estabeleceu o plano de carreira dos servidores, apenas um concurso foi realizado, em 2006, e desse concurso mais de 30% dos 922 candidatos admitidos não trabalham na autarquia. Alguns nem tomaram posse em face da baixa remuneração - comparada com outras agências e autarquia - o que desestimula a permanência dos servidores.

            Além disso, ainda não foram regulamentadas a progressão funcional e a gratificação por qualificação, ambas previstas no plano de carreira de 2005, e a não-realização de capacitação e treinamento de pessoal tem tornado a carreira no âmbito do Dnit cada dia menos atrativa.

            O Dnit, órgão responsável por grande parte da infra-estrutura de transportes do Brasil, não está estruturado. Quem nos diz isso é o comando de greve, são os servidores que estão lá no cotidiano, no dia-a-dia.

            Desde a sua criação, a estrutura física, organizacional e de pessoal não foram concluídas, o que vem comprometendo a atuação da autarquia na execução de suas funções e competências institucionais.

            Orçamento empenhado e não gasto, obras atrasadas, serviços, como o de pesagem, não implementados são alguns exemplos de como esse problema com um órgão com tantas responsabilidades e competências pode prejudicar o cidadão, usuário dos serviços públicos.

            O Dnit administra cerca de 118 mil quilômetros de rodovias federais, sendo 68 mil quilômetros pavimentados. É responsável pela ampliação e melhoria (como a construção de contornos) da malha ferroviária que é de 28 mil quilômetros. O órgão também executa a sinalização e manutenção dos 8,5 mil quilômetros de hidrovias interiores de um total de 42 mil quilômetros de vias navegáveis.

            O problema da falta de pessoal é grave. Os servidores sentem-se discriminados na questão salarial e entendem que o DNIT, com sua estrutura atual, não consegue cumprir suas funções.

            Pelo exposto, reivindico a reestruturação do órgão, a revisão das remunerações, a realização de concurso público, e a regulamentação das gratificações e da progressão das carreiras.

            Essa pauta de reivindicações foi encaminhada ao Ministério do Planejamento no último dia 9 de outubro. O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, bem como o Diretor-Geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, estão sensíveis a essas reivindicações. Têm comentado, têm falado realmente da dificuldade que o órgão vem enfrentando, exatamente por essas questões que dificultam a contratação de servidores, que dificultam o trabalho desses servidores, Senador Mão Santa.

            Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória nº 441, de 29 de agosto de 2008, na forma do Projeto de Lei de Conversão nº 28 de 2008, que dispõe sobre a reestruturação remuneratória, entre outras categorias funcionais, das Carreiras e do Plano Especial de Cargos do Dnit. Porém, infelizmente, não minimiza sequer a gravidade da questão.

            É fundamental, portanto, um atenção especial do Governo. E eu deixo este apelo da tribuna. Repito: trata-se de uma solidariedade muito especial aos servidores que nos procuraram, procuraram a Bancada gaúcha, lá em Porto Alegre, nesta segunda-feira; aos servidores que foram aos gabinetes dos Parlamentares, no Senado e na Câmara; àqueles que estão, ainda agora, nos corredores com suas manifestações, pedindo esse socorro e chamando a atenção para um processo que é importante. Como eu disse, se, de um lado, o Brasil preocupa-se com esse problema financeiro mundial, por outro, a paralisação de obras por causa da desestruturação de um departamento tão importante também pode reverter-se em seriíssimos, gravíssimos prejuízos para o desenvolvimento do Brasil.

            Nós já estamos alertando para o fato de que o PAC não pode parar. O Programa de Aceleração do Crescimento não pode estagnar. Mas a falta de servidores e a desatenção com esses profissionais realmente pode criar um sério problemas com esses programas.

            Deixo, aqui, portanto, esse alerta, esse chamamento e espero que o Governo responda rapidamente a esse conjunto de servidores que colocam o seu problema publicamente, depois que a paciência quase interminável deles esgotou-se e os levou à greve. Espero que, nos próximos dias, o Ministro Paulo Bernardo possa oferecer finalmente uma solução que contemple minimamente as reivindicações desses servidores.

            Muito obrigado, Senador Mão Santa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2008 - Página 40659