Pronunciamento de Alvaro Dias em 16/10/2008
Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "É melhor ir atrás do que é certo", publicado na revista Exame, edição de 13 de agosto último.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Registro do artigo intitulado "É melhor ir atrás do que é certo", publicado na revista Exame, edição de 13 de agosto último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/10/2008 - Página 40673
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EXAME, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, POLITICA EXTERNA, GOVERNO BRASILEIRO, INSUCESSO, NEGOCIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), PERDA, ENTENDIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), JAPÃO, UNIÃO EUROPEIA, FRUSTRAÇÃO, TENTATIVA, INFLUENCIA, PAIS, TERCEIRO MUNDO.
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado, “É melhor ir atrás do que é certo”, publicado pela revista Exame, em sua edição de 13 de agosto de 2008.
O artigo do jornalista J.R. Guzzo critica a política externa do governo Lula,culpada, segundo o articulista, pelo fracasso nas reuniões da OMC. Guzzo lembra que “de todas as paradas que disputou até agora, ao longo de todo este governo, o Brasil não ganhou uma. Ao Itamaraty não ocorreu que seria razoável, para o interesse brasileiro, investir na busca de um melhor entendimento com Estados Unidos, União Européia ou Japão, cujas economias consomem trilhões de dólares em importações a cada ano; preferiu hostilizar a todos (....) a diplomacia brasileira perdeu os últimos cinco anos e meio tentando influenciar países que não querem ser influenciados pelo Brasil, nada ganhou deles e andou para trás no seu relacionamento com os ricos”.
Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“É melhor ir atrás do que é certo”, Exame.