Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Mário Couto quanto à violência ocorrida no município de Novo Progresso no Pará. Solicita providências do governo do estado.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO MUNICIPAL. ELEIÇÕES. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Solidariedade ao Senador Mário Couto quanto à violência ocorrida no município de Novo Progresso no Pará. Solicita providências do governo do estado.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2008 - Página 38919
Assunto
Outros > ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO MUNICIPAL. ELEIÇÕES. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MARIO COUTO, SENADOR, REFORÇO, DENUNCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, NOVO PROGRESSO (PA), ESTADO DO PARA (PA), VIOLENCIA, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MOTIVO, PERDA, REELEIÇÃO, COMENTARIO, APREENSÃO, CANDIDATO ELEITO, REGISTRO, SAIDA, JUIZ, PROMOTOR, ALEGAÇÕES, FALTA, SEGURANÇA.
  • ADVERTENCIA, NECESSIDADE, URGENCIA, PROVIDENCIA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARA (PA), GARANTIA, SEGURANÇA, MUNICIPIO, REGISTRO, EXPEDIÇÃO, OFICIO, GOVERNADOR, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA, DELEGADO, CHEFE, POLICIA MILITAR.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Tião Viana, o Senador Mário Couto traz a denúncia para todo o Brasil, não apenas para o Pará. Denúncia essa que também chegou ao nosso gabinete. Lamentavelmente, já expedi ofício à Governadora, ao Ministério Público Estadual, ao Tribunal Regional Eleitoral, ao Secretário de Segurança Pública e ao Delegado-Geral de Polícia, e ao Coronel Chefe Geral da Polícia Militar, alertando para o que está ocorrendo no Município de Novo Progresso. O atual prefeito, Prefeito Tony, do PT, achava que ia impor, através das emendas e dos convênios que lhe foram repassados, a sua reeleição. A população de Novo Progresso quer dias melhores para aquele Município, como a população do Pará quer dias melhores para o nosso Estado e elegeu a nossa Prefeita Madalena e seu vice Ricardo. Eles estão ligando de lá desesperados, porque há possibilidade de haver um ato de violência na cidade, porque o promotor José Augusto Sarmento e o juiz Vinícius Amorim Pedrassoli saíram da cidade por causa do clima de insegurança.

            E sabe quem está tomando conta da segurança da cidade, Presidente Tião Viana? O Delegado Antônio Carlos Silva. E a denúncia que nos chega de lá, e estão aqui os delegados, é que ele é apontado por ter tido uma postura extremamente passional, que não é o caso dos senhores, em favor do Prefeito Tony durante a campanha. Então estão colocando mais lenha na fogueira. Nesse sentido, quero aqui alertar, por meio da TV Senado, para o grave acontecimento na cidade de Novo Progresso, no meu Estado do Pará. A Governadora tem que tomar as providências necessárias para que não haja lá um lamentável acidente com perdas de vidas desnecessárias. Já orientei, Senador Mário Couto, os nossos companheiros para que permaneçam em suas casas, que não respondam às agressões, que não dêem motivo algum para que, mais tarde, sejam chamados como responsáveis ou então por terem induzido aos atos de violência conduzidos pelo Prefeito Tony. Tenho certeza absoluta de que a Governadora tomará as providências e mandará reforçar a segurança, como também as autoridades do nosso Estado deverão tomar as providências que estamos pedindo na denúncia que fazemos no plenário do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2008 - Página 38919